TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação De Desempenho Nas Organizações

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.403 Palavras (14 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 14

A Avaliação De Desempenho Nas Organizações

Aluno:

Professor:

Resumo

O presente trabalho apresenta a importância da avaliação de desempenho dentro da empresa. Discorre acerca do processo e seus meios de atuação. Mostra parte do contexto histórico num processo evolutivo da gestão de pessoas, com o objetivo de permitir um maior fluxo de informações e para desenvolver habilidades, criando um ambiente organizacional focado na aprendizagem, experimentação e participação, com particular ênfase na qualidade motivacional de vida, comunicação e práticas de desenvolvimento organizacional. Analisa o cenário mercadológico de forma evolutiva e a atuação sistemática estrutural das empresas.

Palavras-chaves: Avaliação de Desempenho; Gestão de Pessoas; Desenvolvimento Organizacional.

Introdução

As empresas devem permanecer competitivas e precisam de elementos de destaque que possibilitem o seu aprimoramento em frente a concorrência, como funcionários que tenham a flexibilidade e a habilidade de se adequar às alterações constantes do ambiente de trabalho devido ao avanço das novas tecnologias e com isso, é preciso ter avaliações complexas sobre esses funcionários (CHIAVENATO, 2009).

O novo ambiente de informações forçou as empresas a fornecer aos seus colaboradores programas e ferramentas de aprendizado para treiná-los para lidar com as mudanças constantes que são colaborativas no trabalho que estão desenvolvendo no ambiente profissional.

A avaliação de desempenho possibilita a supervisão de seu desenvolvimento e desempenhos realizados pelos colaboradores e demais envolvidos. Esta prática começou em torno de 1842 no Serviço Público Federal, que reuniu relatórios anuais de avaliação de desempenho de cada indivíduo, para verificar a necessidade de treinar o funcionário, ou apenas demiti-lo devido à ineficiência, se essa avaliação for muito negativa.

Os funcionários desempenham papéis de liderança, aprendem técnicas diferenciadas e trabalham em equipe para serem mais eficazes (CHIAVENATO, 2009).

A análise do poder intelectual é o patrimônio da empresa, que abrange o conhecimento, a informação e a experiência que podem ser usados ​​para produzir riqueza. Como um ativo inalcançável, o poder intelectual tem um valor muito grande e as empresas  são obrigadas a buscar táticas adequadas para qualificar o potencial de seus funcionários e, nesse contexto, a avaliação de desempenho desempenha um papel essencial na gestão de uma empresa (CHIAVENATO, 2009).

Com o passar do tempo, as organizações perceberam que as necessidades práticas e administrativas da avaliação do desempenho também podem afetar as estratégias de todos os setores, direta ou indiretamente; mas para a estratégia geral ter sucesso, é necessário incluir aspectos não apenas da estratégia e da cultura organizacional, mas também a busca na excelência organizacional e a conquista de resultados, dando sustentação ás estratégias da empresa.

Desta forma, a função dos indivíduos na organização sob essas novas idéias passou a ser considerado o principal ativo intangível da organização, com a importância do conhecimento e da informação como um valor estratégico, contribuindo assim para a crescente importância das pessoas nas organizações, levando organizações a repensar suas práticas de gestão voltadas para visão sistêmica e aprendizado administrativo (LUCENA, 1992).

Incentivado por esta nova situação, a terminologia "Departamento de Recursos Humanos", de acordo com Gil, (2001), foi questionada, com o surgimento do nome "gestão de pessoas", com o intuito de permitir um maior fluxo de informações e para desenvolver habilidades, criando um ambiente organizacional focado na aprendizagem, experimentação e participação, com particular ênfase na qualidade motivacional de vida, comunicação e práticas de desenvolvimento organizacional.

Com isso, a prova de que o modelo de gestão de pessoas procura valorizar  e desenvolver o colaborador, criando condições positivas ​​para o desenvolvimento intelectual e qualificando suas vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.

Alguns estudiosos, como Chiavenato (2009), dizem que a avaliação de desempenho é importante no instante em que o novo modelo de gestão de pessoas se concentra no desenvolvimento de novos profissionais para atender às necessidades de cada organização. Já Brandão e Guimarães (2001) vão além disso, porque sustentam a opinião de que o gerenciamento de desempenho faz parte de um processo amplo de gerenciamento organizacional, pois permite a revisão de estratégias, processos de trabalho, objetivos e políticas de recursos humanos e busca dar uma sensação de continuidade e sustentabilidade à empresa. Em tal contexto, as organizações por sua vez buscam métodos e modelos para gerir seus colaboradores.

O presente estudo tem como ênfase a utilização da Avaliação de Desempenho como uma ferramenta para análise das oportunidades de desenvolvimento do colaborador, ponderando as habilidades técnicas e comportamentos necessários para a melhoria continuam, e, com isso impulsionar a organização rumo ao sucesso.

Desta forma, pode-se ver que o processo de avaliação do desempenho é uma parte importante do processo que engloba o gerenciamento estratégico da organização, mostrando os resultados da empresa e o desempenho do colaborador. Este trabalho tem como objetivo analisar a Avaliação de Desempenho de modo que as estratégias da organização estejam alinhadas ao desenvolvimento profissional. E os objetivos específicos, tratam de conceituar a evolução da área de gestão de pessoas e a avaliação de desempenho no contexto organizacional; identificar e descrever alguns tipos de avaliação de desempenho, e contextualizar a avaliação de desempenho do ponto de vista da organização e do profissional.

O presente estudo tem como estrutura primaria uma revisão bibliográfica sistematizada por Vergara (2004, p. 43) como “um estudo de sistema desenvolvido com base em material publicado”. Sob essa óptica, a revisão de bibliografias busca comporem a teoria exposta. Visa, também, analisar o contexto bibliográfico, estruturado por meio de introdução, objetivos e tópicos abordando os aspectos relevantes sobre o tema estudado.

Por fim, são apresentadas as considerações finais, com a intenção de evidenciar que foi possível verificar que a pergunta geradora desta investigação foi respondida por meio da realização do trabalho, assim como os seus objetivos foram atingidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com