TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Desempenho

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

O que é a avaliação de desempenho dentro do setor de Rh?

É uma ferramenta de gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo.

Para Chiavenato (2009), como está subdividido o capital intelectual de uma organização? Explique cada subdivisão.

Capital Interno: Capital intelectual próprio da organização, que pode ser acessado em documentos, atas de reunião, manuais, cartilhas, computadores, backups, etc.

Capital Externo: Capital intelectual que não pertence à organização, mas que poderia ser adquirido no mercado. Um exemplo seria um caso em que é necessário ampliar a área de produção, mas esta não tem um setor de engenharia para resolver esse problema. Desse modo, a empresa poderia contratar os serviços técnicos de engenharia de terceiros.

Capital Humano: Capital intelectual disponível nos funcionários, nas experiências passadas, no que eles sabem fazer, como fazer e como fazer da melhor forma - características que podem ser inatas no indivíduo ou adquiridas por meio de estudo, vivência ou observação.

Numa equipe, bons resultados dependem dos objetivos e do nível de desenvolvimento dessa equipe, sendo necessário que seus integrantes estejam aptos a desempenhar algumas funções. Cite três dessas funções.

Motivar a si mesmo e os outros;

Atingir ou exceder metas de resultados;

Inovar.

Quais são os objetivos administrativos da avaliação de desempenho?

As avaliações de desempenho são fontes de informações que alimentam diversos locais da administração: informam sobre remuneração, necessidades de contratações de novos recursos, necessidades de aumento de incentivos ( programas de participação de resultado em função do desempenho individual e administrativo) e definição de quais funcionários serão promovidos, desligado ou transferido.

Como os gestores devem atuar na avaliação de desempenho profissional para ter sucesso?

Os gestores devem conferir suporte total aos programas de avaliação de desempenho, mesmo que não concorde plenamente com todos os seus aspectos estruturais e funcionais, ressaltando que o gestor, como usuário e beneficiário do sistema de avaliação de desempenho, tem a responsabilidade de apoiá-lo inclusive responsabilidade ética.

Cite alguns aspectos positivos da avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho bem realizada garante um clima de trabalho favorável  à boa convivência, pois consegue estabelecer confiança entre avaliados e avaliadores, e isso contribui sumariamente para um clima organizacional positivo, alem de que ao conversarem claramente sobre os objetivos da organização e de cada um individualmente, os profissionais podem se organizar de modo melhor para atingir os resultados individuais, tornando-se responsáveis pelo próprio sucesso individual, o que certamente contribui para o desenvolvimento positivo da organização.

Cite os principais objetivos intermediários da avaliação de desempenho, segundo Chiavenato.

Promover treinamento técnico para que o indivíduo se capacite e ocupe seu cargo mais satisfatoriamente;

Promover a adequação do indivíduo ao cargo por ele ocupado, visto que somente receber treinamento não garante a adequação do funcionário;

Fornecer informações consistentes a respeito das necessidades de melhora, as quais apontem para uma futura promoção;

Promover melhoras na remuneração por bom desempenho;

Promover melhora no alinhamento entre gestores e subordinados;

Quais são os tipos de métodos e instrumentos de avaliações de desempenho?

Método de escalas forçadas, método de incidentes críticos, método comparativo, método de escala gráfica, método de avaliação 360°, métodos de auto avaliação, método de avaliação por resultado.

Instrumentos: Um computador, uma folha de papel, quadro negro, etc.

Quais são os passos para aplicação da avaliação participativa por objetivos (APPO)?

Formulação de objetivos consensuais: Não há imposição de objetivos, o funcionário e o gerente entram em consenso;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com