TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Desempenho

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.816 Palavras (16 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 16

Índice

1.        INTRODUÇÃO        2

CAPITULO I        3

EXPLICAÇÃO DE PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO        3

1.        Sistema de Avaliação de desempenho        3

1.2.        Conceito de avaliação de desempenho        3

CAPITULO II        6

INTERPRETAÇÃO DE FORMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO        6

2.1. Avaliação individual        6

2.3.        Os passos para avaliação de desempenho        8

CAPITULO III        10

DESCRIÇÃO DE MÉTODOS TRADICIONAIS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO        10

3.        Métodos de avaliação Tradicionais de avaliação de desempenho        10

3.2.        Métodos recentes        12

4.        Conclusão        14


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi concebido na cadeira de Gestão de Recursos Humanos, com o intuito de ser apresentado num seminário na sala de aulas. Tem tema O Processo de Avaliação e Desempenho, Composto por um objectivo Geral e três específicos, nomeadamente: objectivo geral: Compreender o Processo de Variação de Desempenhos e específicos: primeiro Descrever o processo de avaliação de desempenho, segundo Identificar as formas de avaliação de desempenho, e por fim Descrever os métodos tradicionais de avaliação de desempenho. 

Várias empresas têm se utilizado de modelos de gestão que procuram ampliar a importância das pessoas nessa demanda, devido à convicção sobre o seu impacto nos resultados organizacionais. O estabelecimento de políticas de gestão de pessoas que atendam simultaneamente aos principais interesses da empresa e das pessoas é a base de sustentação para uma relação proveitosa para ambas as partes envolvidas.

Dentre os processos de gestão de pessoas está a avaliação de desempenho individual, através do qual as empresas procuram mensurar a performance de cada funcionário, comparando o resultado obtido por ele com um padrão pré-estabelecido. Porém, muitos dos modelos de avaliação de desempenho utilizados não correspondem mais às expectativas organizacionais, apresentando, em alguns casos, critérios injustos para os avaliados e inadequados aos objectivos da organização que os avalia.

Os critérios e a forma como ocorre essa avaliação influenciam a motivação do funcionário e o clima organizacional, devido a sua vinculação com a remuneração, carreira profissional e, em muitos casos, com a permanência do funcionário na empresa (BERGAMINI, 1999).

No que diz respeito a metodologia deste trabalho foi feita a consulta bibliográfica existente sobre o tema em estudo para a sustentação teórica, com o objectivo de relacionar o pensamento formalizado por autores de diversas áreas no campo do estudo, buscando diferentes teses sobre o Processo de Avaliação de Desempenho.

..

CAPITULO I

EXPLICAÇÃO DE PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

O presente capítulo, constitui o primeiro do trabalho, sendo que queremos que o leitor possa entender na íntegra o que é o processo de avaliação de desempenho e na sequência abordaremos a questão da avaliação individual. Será normal encontrar ao longo do trabalho o uso da palavra sistema em substituição de processo. É uma questão de preferência pois são sinónimas.

  1. Conceito de avaliação de desempenho

Segundo Marras (2012, p.23), a avaliação é um acompanhamento sistemático do desempenho das pessoas no trabalho. Trata-se de um instrumento de gestão que inicialmente teve por objectivo acompanhar o desempenho do trabalho de uma pessoa com base nas suas actividades.

Avaliação de desempenho refere-se a um mecanismo ou ferramenta que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos (LOTTA, 2002, p. 45).

Marras (Lopes apud, 2012) conceitua a Gestão de Desempenho como um processo contínuo de acompanhamento de metas individuais e de grupo, com foco nos resultados organizacionais e que gera subsídios para recompensar desempenhos superiores.

  1. Sistema de Avaliação de desempenho

Um sistema de avaliação de desempenho deve ser desenhado de forma a permitir que a organização cumpra de forma eficaz e eficiente os objectivos organizacionais. Ele serve para avaliar os desempenhos e resultados individuais, colectivos e organizacionais e a eficácia, eficiência e qualidade (CARVALHO, 2012, p.34).

O sistema de avaliação de desempenho deve, desde o início, cumprir vários parâmetros: primeiro, devem ser acordados objectivos entre os vários agentes que compõem a organização de modo a avaliar resultados não só individuais, como colectivos e organizacionais (idem); segundo, dar a possibilidade de reflectir sobre os aspectos que podem e devem ser melhorados ao nível das competências individuais e do desempenho organizacional; e, por último, deve promover formas de motivação (CARVALHO, 2012, p.35).

Cada empresa deve traçar o seu próprio método de avaliação e escolher os instrumentos adequados para fazer a medição e esses instrumentos têm de estar de acordo com os objectivos individuais e organizacionais e sempre a par com as variações do mercado (idem). Ou seja, é importante que o sistema de avaliação de desempenho esteja adequado a cada realidade organizacional porque só dessa forma poderá funcionar (idem).

Deve ser construído tendo em vista os indicadores e os instrumentos mais eficazes para avaliação individual, colectiva e organizacional. Relativamente aos instrumentos de medida, eles devem ser escolhidos discriminadamente para que cumpram os requisitos que devem cumprir em função dos objectivos e dos intervenientes. (Ibid., 2012, p.38).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (256.4 Kb)   docx (74.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com