TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Desempenho

Por:   •  25/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

IH171 - ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I

Aluno: Igor Cabral de Araujo Lima

Matrícula: 20210001573

Resenha crítica – Comercial 70 anos de Volkswagen no Brasil

        A priori, o comercial produzido pela agência AlmapBBDO para a histórica e famosa empresa alemã de automóveis parece apenas mais um daqueles conteúdos virais de marca. No entanto, vi muito por trás da mensagem e por onde a nova Volkswagen Brasil quer caminhar, e nada melhor, que usar a publicidade para ilustrar ao público consumidor como será o “novo” jeito de lembrar da querida Volks.

        Trazendo para uma perspectiva pessoal, a Volkswagem sempre esteve minha vida. O primeiro carro que virei a chave e pisei em um acelerador foi um GOL 1.6 de 1991. Tenho miniaturas, logos e já até comprei até DLCs (Conteúdo adicional) para jogos de vídeo de game por causa da marca. Ou seja, a Volks (Assim chamada pelos fãs da marca) faz parte da minha vida e de milhões de Brasileiros. Porém, nos últimos anos, principalmente na última década, tenho percebido uma certa perda de identidade da marca com público brasileiro. Tendo como “certificado de óbito” o encerramento da fabricação da linha GOL, carro amado pelos milhares de consumidores que tiveram o prazer de comprá-lo.

         Voltando ao comercial, em aspectos críticos, acho que ele cumpre totalmente o objetivo: Aguçar novamente nosso sentimento pela marca e pelo sentimento de possuir um Volks. Desde a escolha da música tema, o casting e os “B-roll shots”, tudo é pensado para reavivar na mente dos consumidores a nostalgia. Por uma visão macro do mercado, vemos diversas marcas em uma busca incansável por reforçar o atributo nostálgico. Segundo Guta Tolmasquim, influenciadora e empreendedora autoridade em branding, a nostalgia é um atributo de segurança para as marcas. Os consumidores, em tempos de crise e falta de tesão pelo futuro, tendem a relembrar do passado e querer reviver os “bons tempos”, onde as preocupações eram menores e alegria de possuir um carro, uma casa e uma família bastavam para completar a complexa existência humana.

        Dessa forma, o comercial de 70 anos da Volkswagen no Brasil foi eficiente em despertar a nostalgia e reconectar os consumidores com a marca. Ao resgatar a identidade e o legado da Volkswagen, o comercial conseguiu despertar sentimentos positivos e reafirmar a importância da marca na vida dos brasileiros. A estratégia de utilizar elementos nostálgicos, como a escolha de “Como nossos pais” como música tema e os momentos emblemáticos da história da Volkswagen, demonstrou ser uma abordagem eficaz para conquistar a confiança e o afeto dos consumidores. Ao trazer à tona a memória afetiva dos brasileiros, a Volkswagen busca reafirmar seu lugar na vida das pessoas e reconstruir sua identidade com o público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com