TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA: DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Por:   •  24/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Greice Nery Campos dos Santos

Curso: Administração de Empresas                                              Data: 22/12/16

Disciplina: Atualidades em Administração e Planejamento Estratégico

RESENHA CRÍTICA

A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA:

DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Livre Docente da Universidade de São Paulo - USP. Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA – USP. FEA/USP - Av. Prof. Luciano Gualberto 908 Sala E 112, Cidade Universitária, São Paulo, SP. CEP: 04601-060 Artigo recebido em: 30/10/2006. Aprovado em: 10/09/2007.

O autor buscou separar o modelo de gestão estratégica do modelo de mudança organizacional, com base em sua fundamentação teórica percebeu-se que o modelo de mudança organizacional tem sido elaborado para o gerenciamento de mudanças gerais organizacionais e não possuem uma abordagem específica para o gerenciamento e implantação do planejamento estratégico. O mesmo nota que com a velocidade das mudanças sociais, econômicas e cientificas fez com que os consumidores se tornem mais exigentes.

        Como abordado no artigo, não existe apenas um meio de se realizar o planejamento estratégico, no entanto todos os meios levam em consideração 03 premissas estabelecimento da Visão/Missão; análise interna e externa (considerando pontos fortes e fracos da organização e oportunidades e ameaças do ambiente) e elaboração das estratégias e planos e sua implementação.

        Mesmo querendo separar o modelo de gestão estratégica do modelo de mudança organizacional percebe que as organizações buscam colocar em ação um planejamento quando a mesma busca mudanças, separa tais modelos mesmo que ambos possam ter uma abordagem diferente, não fará tanta diferença visto que as organizações buscam mudanças quando vão realizar um planejamento.

        Como própria conclusão do artigo o planejamento estratégico constitui a mudança organizacional, mudanças essas que devem seguir a visão do futuro da organização, analisando a cultura organizacional, analisando o ambiente externo e interno da organização, todo o planejamento deve ser feito em torno da visão de futuro da organização. Por mais que o autor buscasse por separar o modelo de mudança organizacional do modelo de planejamento estratégico, concluiu que a mudança organizacional está diretamente ligada ao planejamento estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com