TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

PROCESSOS GERENCIAIS

 

CARLA CATARINA NUNES DE ARAÚJO PERRELLI

HARVARD CASE NESTLÉ

ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

RIO DE JANEIRO-RJ

A Nestlé surgiu no mundo em 1866 e no Brasil em 1921. Ela tem como missão oferecer aos seus consumidores produtos de qualidade e valor nutricional que contribuam para uma alimentação mais saudável e gerem oportunidade de negócio para empresa. Seus valores estão pautados em colocar pessoas em primeiro lugar, ter uma qualidade superior em produtos e serviços, estreitar o relacionamento da marca com o consumido. São uma empresa que tem paixão pelo que faz e preza pela ética, transparência e liderança no mercado.

QUESTÃO 1:

Fundamente a nova visão estratégica da Nestlé em se tornar a empresa líder em nutrição, saúde e bem-estar no mundo, com base nas análises dos componentes micro ambientais no ambiente competitivo em que a empresa se encontra.

A visão estratégica da Nestlé é ser uma empresa líder mundial em nutrição, saúde e bem-estar e paralelo a isso dar retorno financeiro aos seus acionistas.

O microambiente de uma empresa se divide em interno e externo. O interno são aqueles controláveis que afetam diretamente o funcionamento da organização e o externo é composto pelas variáveis incontroláveis como clientes, fornecedores, concorrentes, etc...

Farei uma análise da Nestlé observando cada ponto deste,

A Nestlé era uma empresa de alimentos e bebidas assentadas em matéria-prima comoditizadas. Com o tempo, ela desenvolveu uma estratégia a longo prazo afim de se tornar a marca líder mundial em saúde, nutrição e bem-estar. Para atingir esse objetivo tomou algumas medidas como:

  • Criou a Nutrição Nestlé,
  • Investiu em pesquisas e desenvolvimento,
  • Aumentou seus gastos com marketing
  • Criou a unidade Corporativa de Bem-estar com o intuito de impulsionar a NSB em todas as suas empresas,
  • Aumentou suas fusões e aquisições no mercado de nutrição médica comprando fabricantes de produtos especializados em nutrição, saúde e bem-estar como a Uncle Toby`s, Jenny Craig, Gerber,

Com todas essas informações chego à conclusão de que a Nestlé se posicionou de maneira ativa e baseada em um planejamento de longo prazo para se tornar a empresa líder mundial em nutrição, saúde e bem-estar, criando unidades de apoio como a ciência da Saúde SA e o Instituto Nestlé da saúde.

Em relação ao relacionamento da Nestlé com seus clientes, este sempre foi pautado em muita transparência, confiança e parceria. Essa confiança se deu através da garantia que o consumidor tem de estar diante de produtos de alta         qualidade e com um custo-benefício esperado. Seus principais clientes são Walt-mart, Rede Pão-de-açúcar, Rede lojas Americanas.

Quanto aos seus concorrentes, a Nestlé atua com sucesso no mercado em que se encontra. Como ela atua em vários segmentos, seus concorrentes são analisados por categoria de produtos. Os principais concorrentes são:

  • Caldos: Unilever e Ajinomoto,
  • Chocolate em pó: Pepsico
  • Lámen: Ajinomoto
  • Sopas: Unilever e Yoki
  • Biscoitos: Fraft e Socma.

Um ponto importante em relação a concorrência foi a criação da metodologia 60/40+ por parte da divisão estratégica de negócios da Nestlé que tinha como objetivo combater seus concorrentes em pelo menos 60% das vezes.

MÉTODO SWOT

Umas das maneiras de diagnosticar os pontos fracos e os fortes de uma empresa no mercado, assim como as ameaças e oportunidades que estão presentes nesse ambiente é fazendo uso do método SWOT.

A partir dessa análise, os gestores da Nestlé poderão ter uma visão mais clara dos aspectos que precisam ser desenvolvidos e os que precisam ser superados.

Pontos Fortes da Nestlé:

  • Vantagem econômica com capacidade para investir em tecnologia, PeD, marketing, entre outros.
  • Profissionais altamente qualificados
  • A alta qualidade de seus produtos e uma variedade enorme dos mesmos
  • Uso de tecnologia avançada em análises de tabela nutricional
  • Liderança da empresa em uma parcela grande do mercado devido as suas fusões
  • Ter a capacidade de manter as principais marcas de maneira consistente no mercado
  • Adoção de estratégias especializadas como a metodologia 60/40+ e alto investimento em PeD.

Pontos Fracos da Nestlé:

  • Ser mencionada por adquiri cacau com fornecedores que utilizam mão-de-obra escrava infantil,
  • Desde esse acontecimento a empresa passou a policiar sua imagem na mídia e acalmar a opinião do público.
  • Forte concorrência com grandes marcas como a Unilever, Mondalez, Fraft Foods que já possuem uma consolidação forte no mercado.
  • A Nestlé foi forçada a dimimuir a quantidade de açúcar em seus produtos com a justificativa que estaria contribuindo para o aumento da diabete entre as crianças americanas.

QUESTÃO 2:

Fundamente a nova visão estratégica da Nestlé em se tornar a empresa líder em nutrição, saúde e bem-estar no mundo, com base nas análises dos componentes macro ambientais no ambiente competitivo em que a empresa se encontra.

Quando falamos em macro ambiente analisamos os diversos fatores que não são controlados pela empresa como por exemplo, os fatores econômicos, os político legais, os naturais, demográficos e que influenciam nas suas estratégias e decisões.

  1.  Fator econômico: Atualmente o mundo paralisou diante de uma pandemia, a covid 19. A Nestlé de forma diferente foi cautelosa. Manteve seus projetos, investiu e soube aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado. A visão de longo prazo da empresa seguiu firme. Desde a crise de 2008 essa tem sido a postura da Nestlé frente aos desafios econômicos que surgem. Nesta ocasião inclusive ela tinha anunciado um modelo de crescimento para 10 anos em saúde, nutrição e bem-estar e manteve-se firme neste pensamento de longo prazo o que a fez conseguir assumir a liderança mundial em nutrição para bebês, serviços customizados para gerenciamento de peso entre outras areas.
  1. Fatores Políticos: A Nestlé costuma respeitar todas as leis dos países em que suas empresas se encontram. Ela mantém o mais alto padrão internacional de conduta ética em suas práticas comerciais e industriais. Para tanto, a empresa criou o código de Princípios Nestlé de Gestão Empresarial afim de que seus colaboradores sigam esses princípios e valores estabelecidos por ela e se comprometam mundialmente com eles.
  1. Fatores Culturais: A Nestlé preza em respeitar todos os aspectos culturais dos diversos lugares em que estão sediadas suas lojas. No Brasil por exemplo, ela criou a Fundação Nestlé de cultura que tem como objetivo aprimorar a cultura do povo brasileiro através de apoio, patrocínio e algumas ações. Outra área que recebe apoio da Nestlé é a área social e de educação. A empresa costuma investir nestas áreas apoiando projetos como o Programa Nutrir, Projeto Mec/Nestlé de valorização da criança e do adolescente, entre outros. Foi criada inclusive a Fundação Nestlé Brasil com o objetivo de gerenciar essas ações. Agindo assim ela mostra sua preocupação em não apenas alimentar o ser humano com comida mas também com cultura e educação.
  1. Fatores Demográficos: Para Nestlé o controle populacional é de extrema importância uma vez que ela se faz presente em 99% dos lares brasileiros. Estudos mostram que a taxa de crescimento populacional vem diminuindo. Porém, o número de jovens e idosos está aumentando e é neste grupo que ela deve enxergar novas oportunidades de investimentos.

MÉTODO SWOT

OPORTUNIDADE:

  • A Nestlé percebeu uma mudança no comportamento da sociedade estando ela mais consciente da alimentação e isso afetaria o consumo de seus produtos. Logo ela baseada em estudos realizados percebeu o potencial do negócio de alimentação saudável e transformou todos os níveis da empresa afim de aproveitar a oportunidade e se tornou líder em BSB no mundo.

  • Com o objetivo de otimizar as oportunidades, foi criada unidades de apoio que conseguissem transformar a empresa e fazê-la crescer ano após ano. Exemplo dessas unidades está a criação estratégica de nutrição por Brabeck, CEO da empresa.

AMEAÇAS:

 A ameaça para Nestlé está no nascimento de mais empresas com a proposta NSB para seus produtos e a crescente produção de produtos funcionais que possam substituir os produtos Nestlé.

QUESTÃO 3:

Com base no caso apresentado, identifique a geração e seleção de estratégias da Nestlé fazendo conexão com os objetivos e metas a longo prazo da organização.

A Nestlé é uma empresa focada em nutrição, saúde e bem-estar. Seu maior objetivo era se tornar líder mundial em NSB oferecendo produtos com altos valores nutricionais e de excelente qualidade e com isso continuar crescendo no mercado. As gerações e seleção de estratégias foi a forma que a empresa encontrou para organizar seus recursos e atingir seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com