TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESTRATEGICA

Por:   •  23/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual

Gestão Estratégica

FERNANDO TAKESHI GUIMARAES MURASHIMA                                        

Gestão Estratégica – 1019-9_5

GESTÃO ESTRATÉGICA

LOJA DA ESQUINA

Elaborar planejamento estratégico para tradicional livraria de Upper side West , que enfrenta forte concorrência, causando elevada perda de faturamento. Esse Plano deve agregar novos serviços e trazer de volta antigos clientes e conquistar novos clientes sejam eles presenciais ou do novo canal de vendas online.

Visão:

Ser reconhecida como a mais qualificada Livraria Infanto – Juvenil da região em dois anos, com produtos especializados, personalizados e de qualidade.

Missão:

 Excelência no atendimento físico e online, garantido a satisfação do cliente e contribuindo com a sua formação intelectual.

Valores:

  • Produtos personalizados de alta qualidade

  • Ética e responsabilidade

  • Respeito ao cliente

  • Apoio aos novos escritores

  • Ambiente familiar e aconchegante

A estratégia proposta será a da diferenciação, segundo Porter (1986), a empresa se diferencia pelas várias dimensões, ou seja, quando investe em vários fatores como serviço, qualidade, tecnologia e outros. Harrison et all (p.165) diz:

“Estratégia de diferenciação é um conjunto integrado de ações elaborado por uma empresa para fabricar ou prover bens ou serviços (a um custo aceitável) que os clientes consideram diferentes sob aspectos que lhes são relevantes.”

Portanto, a Livraria deve criar um cybercafé, com internet wifi, com ambiente bem familiar e aconchegante, para deixar o seu leitor bem a vontade e confortável. Deve também expandir seu estoque, para aumentar a diversidade de títulos e implementar um site de Ecomerce.

Segundo COSTA (2009, p.12):

“O mapa estratégico tem como finalidade decodificar os complexos processos de escolha frente aos quais os gestores de todos os níveis são expostos diariamente. É́ mediante o mapa estratégico que a alta administração monitora o cumpri- mento da estratégia. O mapa estratégico é o meio pelo qual se operacionaliza a vinculação do planejamento estratégico e o planejamento operacional.”

Portanto, o mapa estratégico ou Balanced Scorecard permite aos gestores descrever a estratégia e comunicar a todos os interessados (executivos e colaboradores), as metas e objetivos da organização a serem alcançados, fazendo com isso o alinhamento dentro da organização. Os objetivos são divididos dentro de quatro perspectivas, financeira, clientes, Processos internos e aprendizado/crescimento que dentro de nossa análise interagem e se relacionam.

1. Aumentar a participação no mercado da região em 15% em 2020;

2. Instalar Cybercafé (Internet e lanches rápidos), no Primeiro Trimestre de 2020.

3. Implantar Site de vendas no Primeiro semestre de 2020.

4. Expansão da Loja para aumento do estoque, primeiro semestre de 2020.

Podemos concluir depois dessa análise que a Livraria da Esquina, estava na sua zona de conforto, 42 anos no mercado, sem concorrência. A chegada da Brooks, tira a empresa dessa zona de conforto, obrigando a mesma a se reinventar.

A estratégia proposta para empresa é de ampliar seu público alvo, a fim de aumentar seus clientes, reformar (expandir) seu espaço a fim de aumentar o estoque, para que se tenha maior mix de livros e um espaço família (cybercafé) para atrair seu consumidor e criar a identificação com esse novo público alvo, também faz parte da estratégia o lançamento de site para que amplie seus clientes com as vendas online, tudo isso com um atendimento personalizado e qualificado, para aumentar a satisfação do cliente.

Com isso aumentaremos a participação da empresa no mercado local em 15%, recuperaremos clientes antigos, faremos novos clientes sejam eles físicos ou virtuais.

COSTA, Ana Paula Paulino da Costa. Balanced Scorecard: conceitos e guia de implementação. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CHIAVENATO, I., Gestão de Pessoas, Segunda Edição, totalmente revista e atualizada. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

HARRISON, Jeffrey. Et all. Estratégia Competitiva. Tradução por Roberto Galman. São Paulo: 2 ed. Americana: Cergage Learning, 2009.

PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva. Campus: Rio de Janeiro, 1996. 8° reimpressão.

Estratégia competitiva por diferenciação. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/estrategia-competitiva-de-diferenciacao > acesso,  13 de novembro de 2019.

Agradeço a todos pela atenção dispensada nessa apresentação, esperando ter alcançado o objetivo.

Agradeço ao tutor pela paciência e rumo que me deu nesse estudo.

Agradeço a minha família, Esposa Mayara, filhos Julio e Helena e minha irmã Mary Kimiko, pelo apoio e pela compreensão.

Obrigado a todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com