TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA O NEGÓCIO DE PEQUENAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  20/7/2019  •  Artigo  •  3.411 Palavras (14 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 14

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

FABIANO ALEXANDRE MOURA BALDISSERA

A IMPLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA O NEGÓCIO DE PEQUENAS ORGANIZAÇÕES

CHAPECÓ - SC

2018

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

FABIANO ALEXANDRE MOURA BALDISSERA

A IMPLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA O NEGÓCIO DE PEQUENAS ORGANIZAÇÕES

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em MBA Executivo em Consultoria e Planejamento Empresarial.

CHAPECÓ - SC

2018

A IMPLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA O NEGÓCIO DE PEQUENAS ORGANIZAÇÕES

Fabiano Alexandre Moura Baldissera[1]

RESUMO

O interessante neste artigo é apresentação das implicações que o planejamento de marketing impacta em pequenas organizações empresariais. Este artigo tem como objetivo identificar as principais preposições de planejamento de marketing para as pequenas empresas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como KOTLER (2002), LABES (2002), LAS CASAS (2005), entre outros, procurando demonstrar os processos da administração de empresas e o cuidado inerente ao de marketing voltado para o cliente. Concluiu-se que a implicação do planejamento de marketing define o sucesso das pequenas organizações.

Palavras-chave: Organização. Planejamento. Marketing.

Introdução

        O maior propósito deste trabalho é apresentar um estudo sobre como as pequenas organizações devem se organizar e compreender o comportamento do mercado, bem como entender e captar as necessidades e expectativas voltadas para o cliente. Para as pequenas organizações poderem analisar as ondulações desse comportamento com indicação de onde ir, para quem e como agir para venderem mais e, para isso, planejarem ações de marketing pode ser a melhor solução.

Assim nesta constância de ideias surgem as seguintes questões de estudo:

  • Como analisar os padrões organizacionais necessários para que o planejamento seja efetivo?
  • Quais os fatores de marketing devem ser compreendidos para o sucesso do negócio?

        Marketing é o processo de executar e planejar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais (CHURCHILL; PETER, 2000, p. 4).

        O objetivo principal deste estudo é identificar as principais preposições de planejamento de marketing da sua concepção, estruturação e execução de processos voltados para a satisfação do cliente.

        Para tal, o recurso utilizado foi o metodológico, mediante pesquisa bibliográfica, elaborada a partir da análise de materiais já publicados na literatura buscando contextualizar amplamente e descrever as situações aqui explanadas.

Desenvolvimento

        As organizações, mesmo as de pequeno porte, antes de qualquer ação devem aprender o básico, como administrar, controlar e então direcionar. Para aclarar quais sejam as funções administrativas. O ato de administrar consiste em: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

  • Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
  • Organizar: constituir o duplo organismo material e da empresa;
  • Comandar: dirigir e orientar o pessoal;
  • Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos;
  • Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e suas ordens dadas.

O processo de administrar (ou processo administrativo) é inerente a qualquer situação onde haja pessoas que utilizam recursos para atingir algum tipo de objetivo. A finalidade última do processo de administrar é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos (MAXIMIANO, 2002, p. 26).

        Já Chiavenato (1999), diz que a tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. Bem, com certeza o maior capital da empresa é o humano, e junto com os recursos próprios, o capital humano deve ser administrado, atingindo assim os objetivos almejados.

        Hoje, o que mais se necessita antes de começar qualquer projeto é planejar o que será feito, e quais os efeitos que isso irá causar, positivo ou negativo, o planejamento da uma margem de reação quanto a essas situações. Segundo Maximiano (2002) planejar é interferir na realidade, para passar de uma situação conhecida a uma situação desejada, dentro de um determinado intervalo de tempo. Atualmente não se pode admitir que uma empresa não pense em planejamento, pois não consegue dar margens as suas ações, e nem seus respectivos resultados. Lembrando-se sempre que como o planejamento é feito para os outros, ele deverá ter condições de fornecer uma base para ação em grupos.

        Sendo que neste contexto de estudo a organização seria o ambiente onde se desenvolve todo o processo administrativo, estruturada de acordo a atividade desenvolvida e dotada de capital humano. Para uma organização a maior dificuldade é desempenhar de maneira estruturada as suas metas, pois veja o que Maximiano (2002), diz: uma empresa organizada tem uma estrutura organizacional que identifica as responsabilidades, a autoridade e a comunicação entre as pessoas que nelas trabalham. Numa organização ninguém faz nada sozinho com efetividade, e sem que haja um caminho a seguir os objetivos não se cumprem. Prospectar resultados com pessoas é diferente de uma máquina, pois existem aspectos que as máquinas não possuem, como reações.

        A definição de direção é bem simples, é um caminho a se dirigir, e para onde todos os colaboradores devem ir para que metas sejam alcançadas. Os projetos que estabelecemos geralmente começa-se pelo escopo, desenvolvimento e execução. Mas ainda temos manutenção desse projeto, pois sem esse controle o problema ou situação pode voltar a acontecer. Mais do que apenas uma ferramenta de gestão, controle é uma função capaz de identificar se o que foi planejado está se desenvolvendo e sendo atingido os objetivos. Maximiano (2002), define isso como um processo de tomar decisões que tem por finalidade manter um sistema na direção de um objetivo, ou seja, parte responsável diretamente pela manutenção do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com