TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LEAN MANUFACTURING PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS

Por:   •  20/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.340 Palavras (26 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 26

BRUNA GABRIELLE RIBEIRO REIS DE PAULA

MARINA DALLA DÉA ARAUJO

NATÁLIA CRISTINA FREITAS DE PAULA
VITOR GUILHERME PEREIRA DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DO LEAN MANUFACTURING PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel do curso de Administração de Empresas, sob a orientação do Prof. Dr. Lúcio Flávio da Silva Freitas.

Aprovado em:

                                                        

                 Lúcio Flávio da Silva Freitas

A IMPORTÂNCIA DO LEAN MANUFACTURING PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS [1]

Bruna Gabrielle Ribeiro Reis de Paula, Marina Dalla Déa Araujo, Natália Cristina

 Freitas de Paula, Vitor Guilherme Pereira da Silva[2]

Lúcio Flávio da Silva Freitas[3]

RESUMO

O Lean Manufacturing ou produção enxuta, é um sistema de redução de desperdícios, focado em produzir mais com menos recursos, onde sua aplicação melhora o layout, diminui a locomoção dos colaboradores resultando no menor desperdício. Pode ser aplicado em qualquer área da empresa, mas deve focar sempre na área em que mais oferecem maiores oportunidades de melhorias. O objetivo é mostrar a importância e como age a Lean Production nas empresas, tendo em vista os benefícios provenientes desse sistema para a empresa como um todo, no qual ela atua de forma corretiva e preventiva, no qual mesmo tendo surgido em indústria automobilística japonesa, se aplica em diversos ramos empresariais, independente do tempo e dos recursos tecnológicos. Realizada uma pesquisa exploratória, baseada na análise da literatura, a fim de conhecer sobre o assunto. Com a ajuda de 15 artigos, 8 deles brasileiros, focados em Lean Production, a pesquisa proporciona uma visão ampla sobre o tema. Com base nos artigos, foram criadas diversas perguntas sobre o tema, para melhor desenvolvimento do processo e sua aplicabilidade dentro de diferentes organizações. Cada artigo apresentado mostra o quanto o processo de implantação da Lean Production é complicado dentro das organizações. São diversas tentativas, até que o resultado esperado seja alcançado, desde a redução de custos, até a melhoria da qualidade dos processos. O crescimento da Lean Production é algo constante no Brasil, mas o sistema ainda precisa ser aprofundado entre as organizações, e desenvolvido entre seus funcionários.

Palavras chaves: Lean Manufacturing. Produção enxuta.  Lean Production

ABSTRACT

Lean Manufacturing or Lean Production, is a waste reduction system, focused on producing more with fewer resources, where its application improves layout, decreases employee mobility resulting in less waste. It can be applied in any area of ​​the company, but it should always focus on the area where they offer the most opportunities for improvement. The goal is to show the importance and how Lean Production acts in companies, in view of the benefits of this system for the company as a whole, in which it acts in a corrective and preventive way, even though it has emerged in the Japanese automobile industry, It applies to various business lines, regardless of time and technological resources. An exploratory research was conducted, based on literature analysis, in order to know about the subject. With the help of 15 articles, 8 of them Brazilian, focused on Lean Production, the research provides a broad view on the subject. Based on the articles, several questions were created about the theme, to better develop the process and its applicability within different organizations. Each article presented shows how complicated the process of deploying Lean Production is within organizations. There are several attempts, until the expected result is achieved, from cost reduction to process quality improvement. The growth of Lean Production is something constant in Brazil, but the system still needs to be deepened among organizations, and developed among its employees.

Key words: Lean Manufacturing. Lean Production. Reduction System

INTRODUÇÃO    

O Lean Production (LP) emergiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1955. Shigeo Shingo e Taiichi Ohno, engenheiros da Toyota elaboraram um novo conjunto de produção, esse sistema recebeu o nome de “Toyotismo” ou “Sistema Toyota”. O método é um sistema de redução de desperdícios, levando, consequentemente, a melhoria de processos, produtos e serviços, Silva et al. (2011). A maior preocupação em volta dessa filosofia denominada Lean Production (LP) é de ordenar, na melhor cadeia processos que criam valor, oferecendo aos consumidores serviços e produtos de elevada qualidade, com baixo custo, dentro do menor tempo possível e com o mínimo de perdas.  

Embora seja um assunto ainda muito discutido, não há uma resenha da literatura mais recente, no qual será empreendida uma pesquisa exploratória sobre o tema, dando melhor ideia sobre o assunto e mostrando que diversos ramos de empresas optaram por implantar esse sistema devido à alta necessidade em se detectar os defeitos mais facilmente, reduzir custos, agilizar processos, podendo disponibilizar um produto acessível de boa qualidade ao cliente final.

No Brasil um dos segmentos aplicado foi na indústria automotiva, Equi e Junior (2015), deixando claro que deve haver participação de todos os funcionários, afinal essa filosofia gera uma mudança de cultura e pensamento em toda a empresa. Mas também em outros segmentos como indústria de equipamento agrícolas, Bartz, Weise e Ruppenthal (2013), fabricantes de autopeças, Silva et al. (2011) e na China em uma fabricante de células solares, Cui et al. (2017).

O objetivo é apresentar a importância do sistema Lean Manufacturing nas organizações, obtendo mais excelência com menos recursos, utilizando menos equipamentos, esforço humano, tempo e espaço. Tendo em vista os benefícios provenientes desse sistema para a empresa como um todo, no qual ela atua de forma corretiva e preventiva, contribuindo para o sucesso do negócio. Esse sistema aborda métodos práticos para a redução de desperdícios encontrados em linhas produtivas, mesmo tendo surgido em indústria automobilística japonesa ela se aplica a várias áreas independente do passar do tempo e dos avanços tecnológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (270.9 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com