TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO LEAN MANUFACTURING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NA PRODUTIVIDADE DE UMA EMPRESA

Por:   •  19/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DO MARANHÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LUÍS FERNANDO ANDRADE E BRITO

APLICAÇÃO DO LEAN MANUFACTURING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NA PRODUTIVIDADE DE UMA EMPRESA

SÃO LUÍS - MA

2019


LUÍS FERNANDO ANDRADE E BRITO

APLICAÇÃO DO LEAN MANUFACTURING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NA PRODUTIVIDADE DE UMA EMPRESA

Pré-projeto apresentado ao curso de Administração da Faculdade do Maranhão, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração.

SÃO LUÍS - MA

2019

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        PROBLEMA        5

3        OBJETIVO GERAL        6

4        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

5        JUSTIFICATIVA        7

6        REFERENCIAL TEÓRICO        8

6.1        PRODUÇÃO        8

6.2        DESPERDÍCIO        9

6.3        SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO        10

6.4        LEAN        11

REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

A produção teve seu registro desde os nossos antepassados quando se polia a pedra no intuito de encontrar uma ferramenta mais eficaz, onde mais tarde se deu início a uma produção de forma organizada, por artesões que ao receberem grandes demandas, contratavam outros ajudantes para trabalharem nas suas produções.

Com o passar dos anos, o acontecimento da revolução industrial, fez com que as pessoas responsáveis pela produção fossem substituídas pelas máquinas onde se deu origem as linhas de produção. Devido a essa mudança e ao impacto causado pela revolução industrial e logo após pelo processo de globalização, os mercados cresceram, aumentando também a competitividade entre as organizações.

Com o surgimento das linhas de produção de Ford, e com os fundamentos baseados na gestão e produção de Taylor, a produção em larga escala e a especialização do trabalho, resultou no aumento da produtividade.

Devido a isso a competitividade aumentou, as ofertas ultrapassaram a procura, e assim fez com que a variação de produtos crescesse e desta forma foram sendo substituídos por outros produtos a cada tempo que respondessem a necessidade dos consumidores. Sendo assim a produção começou a responder com mais rapidez a procura, o número de organizações a oferecer os mesmos produtos, e deste modo as empresas começaram a direcionar a sua atenção aos processos improdutivos, para eliminá-los, aumentando assim a sua lucratividade.

Então após a década de 50, originou-se no Japão, através da empresa TOYOTA, o TPS (Toyota Production System), também conhecido como Produção Enxuta ou Filosofia Lean Manufacturing, que foi pensado para levar benefícios às organizações, aprimorando sua produção e eliminando os desperdícios, fazendo com que a empresa conseguisse se destacar no cenário de competitividade de suas concorrentes.

  1. PROBLEMA

Como o Lean influencia na otimização da produtividade nas empresas? A globalização fez com que a competição das empresas no mercado se tornasse ainda mais acirrada, fazendo com que as mesmas começassem a dar ênfase em suas produções, tentando reduzir os desperdícios e aumentar a lucratividade, a filosofia Lean surge como um diferencial competitivo, buscando aprimorar a produção nas organizações.

  1. OBJETIVO GERAL

Demonstrar a influência do Lean na otimização da produção nas empresas.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conceituar produtividade
  • Entender o que é desperdício
  • Compreender a produção enxuta
  • Teorizar sobre o Lean
  • Descobrir vantagens e benefícios do Lean

  1. JUSTIFICATIVA

O cenário competitivo que existe nos dias atuais, exige que as organizações busquem se adaptar às novas mudanças que o mercado as impõe, fazendo com que aumente a flexibilidade para atender as demandas que surgem da sociedade.
Uma maneira que vem se tornado bem relevante de uma empresa se destacar de suas concorrentes, é aplicando a filosofia baseada no sistema Toyota de produção, chamada Lean Manufacturing ou conhecida também como Produção Enxuta. O Lean se destaca, pois leva a organização como um todo, o princípio do pensamento de "produzir mais com menos", percebendo assim a oportunidade de eliminar desperdícios e aperfeiçoar a produção. Essa filosofia vem tendo reconhecimento globalmente como uma das mais poderosas, capaz de construir, melhorar e sustentar negócios.

Sendo assim o presente trabalho tem a sua motivação principal, de demonstrar e sustentar a necessidade de entender o que é a filosofia Lean, mostrando como pode ser um fator de diferencial competitivo, além de explicitar suas vantagens e benefícios.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. PRODUÇÃO

Produção, segundo (CHIAVENATO, 2006), significa a transformação de insumos em produtos ou serviços. É um conjunto de atividades que permitem a conversão de um bem para outro. A produção necessita de recursos e competências para que os resultados gerados sejam plausíveis.

A definição de produção em uma empresa a partir da filosofia Lean integra um novo sistema de gestão, o foco hoje não está somente voltado aos seus clientes e fornecedores, mas também à sua cultura organizacional. Fatores como qualidade e confiabilidade do produto, agilidade no atendimento às exigências do mercado e flexibilidade são considerados como as novas dimensões de sucesso empresarial (SLACK et al., 2002).

Hoje, as empresas trabalham em constantes mudanças para que consigam atender às expectativas de todos os envolvidos no processo da produção, estreitando o relacionando com os mesmos. É necessário que de forma clara todos consigam compreender a necessidade de cada um para que tenham sucesso na entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com