TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implementação de um planejamento na Globo

Por:   •  6/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.320 Palavras (22 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 22

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

ESCOLA BRASILEIRA de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA e de EMPRESAS

ANTÔNIO PRADO

ISABELLA GIOVANNINI

MARIA LUÍSA LOBO

PEDRO LIMA

RAFAEL MALKOMES

TÍTULO DO TRABALHO

SUBTÍTULO DO TRABALHO

Rio de Janeiro - RJ

2016

GRUPO 4

 

 

 

 

 

 

TÍTULO DO TRABALHO

Subtítulo do Trabalho

 

 

Trabalho de conclusão de semestre apresentado às disciplinas de Comportamento Organizacional; Organização, Sistemas e Métodos; Teoria Geral da Administração, da FGV/EBAPE, como requisito parcial para aprovação.

 

Tutor: Felipe Mendes

RIO DE JANEIRO

       2016

  1. Introdução.

O presente trabalho tem como tema apresentar quais as principais barreiras para a implementação de um planejamento na Globo, empresa analisada na qual ocorre alterações frequentes na demanda. Para aprofundamento, serão utilizados alguns temas teóricos tais como cultura organizacional, planejamento (envolvendo estratégia), mudanças organizacionais e processos como instrumentos para análise e elaboração da descrição dos dados obtidos e conclusão.[a]

        Foi utilizado mais de um tipo de pesquisa, além de incontáveis sessões de estudos e uma visita na empresa, para que se pudesse responder a pergunta de pesquisa estabelecida: “Quais as barreiras para implementação de um planejamento em uma empresa que atua em um mercado volátil? ” Portanto, a análise da Globo será feita como um estudo de caso.

        As principais hipóteses que o grupo previamente concluiu têm fonte na própria empresa e em suas características. A tentativa de implementação do planejamento é relativamente recente na Globo. O grupo acredita que a cultura vigente na companhia, os processos já consolidados, a inexistência de um planejamento nos precedentes históricos são possíveis dificuldades para que esse planejamento seja implementado com sucesso e agregue alto valor para todos os envolvidos. Entretanto, acredita-se que a principal barreira possa ser a alta incerteza nas demandas, a volatilidade do mercado, necessidade de alto nível de adaptabilidade.[b]

        O objetivo do trabalho é justamente essa problemática de entender e justificar quais as principais barreiras que dificultam o sucesso pleno da implementação do planejamento em um contexto tão incerto. Para isso, o grupo tem também objetivos específicos a serem atingidos, como realizar um trabalho com via de mão dupla e conseguir que a Globo também se beneficie com o mesmo e conseguir chegar à resposta geral através das diversas teorias utilizadas para que assim seja utilizada a interface entre aprendizado prático e teórico.[c]

        Esse projeto é de fundamental importância para desenvolvimento dos alunos envolvidos, sendo esse o principal objetivo. Contudo, desenvolver uma pesquisa a qual o resultado auxilie a Globo de alguma forma, obter uma alta nota como avaliação e feedback para saber o nível de qualidade e consolidar o aprendizado de todas as matérias estudadas estão também no hall das importâncias principais

  1. Referencial Teórico

2.1 Processos

Os estudos mais antigos referentes ao homem mostram que desde o início, o ser humano recebeu que seria mais fácil agir em sociedade do que individualmente. A partir disso, a história da civilização foi sempre pautada entre união de indivíduos para alcançar objetivos de maneira mais eficiente. Esses grupos foram cada vez mais aperfeiçoando suas técnicas para que seus esforços fossem cada vez mais reduzidos e para que houvesse uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Nesse sentido, essa distribuição de trabalho e recursos entre as pessoas visando alcançar o common goal [d](objetivo em comum), foi denominada Organização.

Assim, pode-se analisar o que acontece dentro dessas organizações e para que elas servem. Primeiramente é necessário encarar essas como sistemas vivos, no sentido de receber informações, entendê-las e, por fim, entregar um produto final. O nome dessa dinâmica é processo, onde se é recebido um input, posteriormente transformado e assim criado o output. Nesse esquema, os inputs são os recursos, ou no caso do sistema vivo, as informações, a etapa de transformação é o que é feito com esses recursos ou com as informações e o último estágio, output, é o próprio produto.

      [pic 1]

2.1.1 Duas visões de processos nas organizações

A visão de processos é dividida em duas vertentes administrativas, a primeira da Gestão de Processos e a segunda da Gestão por Processos. Esses dois conceitos são importantes porque são eles que diferem as organizações no sentido processual de suas ações.

 

  1. Gestão de Processos

É a visão mais antiga em relação a processos e organização. A Gestão de Processos é a existência de projetos já mapeados sofrendo um constante monitoramento para que não haja uma dispersão e uma perda de foco para que o trabalho seja concluído com sucesso. Assim sendo, esse modelo de gestão é mais encontrado em empresas onde os departamentos são independentes. Essa gestão existe para que esses departamentos não realizem retrabalho constantemente, visto que um departamento sabe muito pouco, ou às vezes nem sabe o que se passa em outras áreas da organização.

  1. Gestão por Processos

Mais utilizada em organizações menos departamentalizadas, onde existe uma relação de interdependência entre as áreas da empresa. Isso permite que vários processos de departamentos diferentes interajam diminuindo o retrabalho e que o gestor possa analisar o macro da empresa e encontrar deficiências com mais facilidade. Para que isso ocorra as áreas da empresa devem ser parceiras e não conflitantes, no sentido de sempre visar o bem da organização como um todo e não só o de suas respectivas áreas. Além disso, é necessário que os processos sejam monitorados por todos os envolvidos, para que as dimensões do desempenho sejam medidos por todas as áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (270.8 Kb)   docx (221.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com