TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Recursos Humanos Para A Qualidade

Por:   •  25/8/2023  •  Resenha  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 7

A I        MPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE

Taís Araújo dos Reis¹

Fabiana Silveira Rodrigues Morais²

  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos surgiu da derivação da contabilidade financeira e da contabilidade geral, foi concebida como um instrumento para resolução dos problemas da mensuração dos valores dos estoques e do resultado das organizações, a princípio não era utilizada como ferramentas gerencial de administração (SCHIER, 2006).

E ainda, segundo SCHIER (2006) tem por analisar os custos da empresa para fornecer as informações necessárias a respeito da rentabilidade da empresa e do desempenho das atividades desenvolvidas dentro dela, ajuda no planejamento, controle e das diversas operações da empresa. Para compreendermos o que é custo é necessário conhecer os conceitos de contabilidade de custos para que sejam traçadas estratégias para a tomada de decisão na organização. As informações relacionadas à contabilidade de custos devem ser utilizadas de forma coerente para a tomadas de decisões empresariais, tanto na esfera gerencial quanto na estratégica. Ao tomar decisões, utilizando informações obtidas através da análise de custos, é necessário obter informações confiáveis para que se atinja um resultado operacional positivo. A ausência de informações de custo ameaça a estabilidade da empresa. Porém, é importante ressaltar que mesmo nas empresas com informações de custos, a mesma ameaça existe, na medida em que os gestores não as utilizam de forma adequada para a tomada de decisões. Os gestores ao tomarem decisões relacionadas a produto, preço e redução de custo, que são importantes em qualquer empresa, dependem da existência de um controle efetivo e eficaz em relação a custos, pois através destas informações é possível analisar o comportamento destes, em todas as atividades da empresa. Tempos atrás se administrava intuitivamente para atingir o sucesso, atualmente, com a globalização e o aumento da concorrência e consequentemente a competitividade, começa-se a perceber a necessidade da melhoria na qualidade de informações gerenciais abrangendo todos os setores da administração. O estudo tem por objetivo é analisar o impacto dos custos da empresa dando aos gestores maior autonomia e eficiência para futuras tomadas de decisões e como podem ser melhor controlado e analisados.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A apuração de custos é o trabalho da Contabilidade de Custos, desde o planejamento da coleta de dados, a coleta propriamente dita, o tratamento dos dados e a elaboração dos relatórios gerenciais de informação. Desta forma, de acordo com Siegel e Shim (1995), a Contabilidade registra, mede, interpreta e comunica as transações de dados financeiros.

Segundo Martins (2003), entende-se como gasto, a compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade, ou seja, implica desembolso. Este conceito é amplo e se aplica a todos os bens e serviços adquiridos, como gastos com compra de matéria-prima, gastos com mão-de-obra de produção ou de distribuição, gastos com honorários da diretoria, etc. O gasto existe no momento da passagem para a propriedade de empresa do bem ou do serviço e pode ser para investimento ou para consumo.

Existem, também, diversos métodos de custeio, dentre os quais destacam-se: o RKW (dito tradicional), o custo-padrão, o ABC (Activity-Based Costing) e o método da UEP (Unidade de Esforço de Produção). (BORNIA, 1995).

O Quadro 07 abordar como a curva ABC é classificada pelos autores. Um dos métodos de custeios mais comuns em sua utilização geral, observa-se a importância perante os autores no quadro abaixo:

[pic 1]

[pic 2]

“É um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos” (MARTINS, 2018, pag. 77).

O sistema de custeio por atividade orienta-se a partir do pressuposto de que os recursos das empresas são consumidos pelas atividades nelas desenvolvidas; os produtos ou serviços, por sua vez, consomem atividades. Sob esse ponto de vista, o conjunto das atividades da empresa é o consumidor dos seus recursos e, portanto, o verdadeiro gerador dos seus gastos. (BOMFIM e PASSARELI, 2009, pag. 339).

“O sistema de custeio ABC é um método que passou a ter a notoriedade no ambiente das empresas devido a sua metodologia de apuração dos gastos operacionais, principalmente dos custos indiretos e consequentemente das despesas, que é o foco desta metodologia, mas sem isentar os demais gastos nas organizações” (PAIM, 2016, pag. 112).

 “O custeio baseado em atividades ou ABC (activity-based costing) é um método que permite medir o custo e o desempenho das atividades e dos objetos de custo” (FERREIRA, pag. 186, 2009).

“Às atividades e redistribui custos aos objetos de custos, sendo uma informação quantitativa e serve como medidas de desempenho” (CATÂNIO; SANTOS; ABBAS, 2015, p. 10).

Tem a importância dos autores acima a respeito do método de custo mais tradicional para se ter retornos quantitativos e qualitativos; a curva ABC. Buscamos outros resumos sobre custos, como diz Catânio et al. (2015, p. 10), determinantes de custos são os fatos geradores “de uma ordem superior de cost drivers que indica a condição de existência ou ausência do custo, pode ser expresso por informação qualitativa e/ou quantitativa e influência no comportamento e no montante de custos”.

De acordo com Ferreira (2007), os direcionadores de custos podem ser de dois tipos: direcionadores primários e direcionadores secundários. Também podem ser chamados de direcionadores de recursos e de atividades, nessa ordem. Os direcionadores de recursos contribuem no cálculo dos custos dos consumos das atividades por produto, acompanhando o processo de apuração do custo em todo objeto de custo. O processo de alocação por meio de direcionadores, normalmente, exige que o sistema seja informatizado para o processamento do grande número de informações.

  1. METODOLOGIA

Essa pesquisa tem cunho de esboçar parte técnica da temática proposta com a aplicação do que utilizo no dia-a-dia no meu pequeno negócio no tópico onde é tratado no tópico 4 em Resultados e Discussões no qual se reúne um pequeno e resumido estudo de caso. Conforme Turrioni e Mello (2012) afirmam que o estudo de caso é profundo e exaustivo para a exibição do detalhado conhecimento. Foi utilizado livros de várias fontes de pesquisa e sites com leituras para a confecção deste trabalho. Portanto, o trabalho terá a base da revisão bibliográfica como orientação no qual no item 4 será considerado toda a pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (58.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com