TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Recursos Humanos Para A Qualidade

Por:   •  13/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE

Kellen Krause Raimundi Tutor: Adriano Fidelis

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo identificar dados para entender e relacionar, a importância dos Recursos Humanos para a qualidade. Este trabalho foi baseado em pesquisas e artigos, demonstrando de forma simples esta relação e seus benefícios. Com essa metodologia é possível identificar pontos que podem ser  aplicados na prática, tanto no âmbito profissional como no pessoal. No mundo atual em que vivemos precisamos cada vez mais trabalhar juntos, para o atendimento dos objetivos e pensando com sempre na qualidade.

Palavras Chave: Recursos Humanos; Qualidade; Gestão.

  1. INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é mostrar a importância dos Recursos Humanos para a qualidade, através de conceitos de autores e artigos, com o objetivo de trazer dados quanto a qualidade e seus Recursos Humanos nas organizações, para o atendimento dos objetivos e metas nas empresas, tornando-a mais competitiva, evitando prejuízos, otimizando relacionamentos e permitindo o seu crescimento sustentável.

No trabalho é mostrado conceitos de Recursos Humanos e sua evolução ao longo dos anos e também sua importância nas empresas para a realização das atividades com qualidade, empenho e dedicação, visto que a área de Recursos Humanos é necessária e de extrema importância para todas as organizações, independente do seu segmento ou  porte.

Os profissionais de Recursos Humanos trabalham tanto com questões burocráticas, como tarefas estratégicas, procuram facilitar e ajudar as empresas no desempenho por meio das pessoas, buscando alcançar o sucesso profissional e satisfatório de todas as pessoas envolvidas, bem como alcançar o sucesso e os objetivos da empresa.

Para Toledo (1982), RH é a área de estudos e atividades que lida com os aspectos relativos ao elemento humano em geral, nas organizações.

O mundo está cada vez mais complexo e cheio de estímulos e informações. Grande parte destas informações não são de qualidade,  e podem poluir e confundir a mente das pessoas, dificultando o que separar o que é importante e o que não é. O conhecimento aumenta cada vez mais e com uma incrível rapidez. “A capacidade de aprender, nos níveis individuais e organizacionais , é a base da capacidade de se adaptar às circunstâncias em constante mudança e de dominá-las; essa capacidade é, portanto, a base da estratégia eficaz.” (KOLB apud STARKEY, 1997, p.312).

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os Recursos Humanos surgiu com a primeira Revolução Industrial, quando não se tinha uma estratégia e se limitava a garantir o cumprimento das decisões dos patrões.

Teve uma grande mudança de postura da sociedade diante das relações de trabalho, com a chegada das leis trabalhistas, passando assim os Recursos Humanos por relevantes transformações, assumindo-se assim a responsabilidade de zelar pelas boas relações profissionais, visualizando o colaborador como parte importante do patrimônio da empresa.

Segundo Andre Cardoso, a área de Recusos Humanos deixou de ser um simples departamento de pessoal, para  se tornar o personagem essencial de transformação dentro da empresa. A gestão de pessoas visa  a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que  visa à técnica e o mecanismo profissional. O trabalho humano em empresas tem merecido a concentração de muitos estudiosos, que tentam compreender os fatores que influenciam o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho. Os Recursos Humanos mais preparados são aqueles que têm uma posição de maior comprometimento com a organização ou empresa, e possuem tanto uma competência como uma agilidade intelectual, o que reflete uma formação e uma capacidade de trabalho mais eficiente e uma capacidade de adaptação e inovação maior que os outros Recursos Humanos com uma formação inferior. Vivemos em uma nova era em que a tecnologia está se manifestando cada vez mais acessível apesar de ainda representar condição mínima para atuar no mercado.

Chiavenato (1999), existe uma nova maneira de administrar. Administra- se hoje juntamente com as pessoas. Este é o novo papel de consultoria interna que está se consolidando na maior parte das organizações bem-sucedidas. Administrar com pessoas - consideradas agora parceiras do negócio e não mais apenas recursos organizacionais - passou a ser o mais importante desafio interno das empresas em plena Era da Informação.

Silva, afirma que: “o principal interesse gerencial é motivar os funcionários a alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz”. Com este pensamento, vemos que o papel do gerente de Recursos Humanos é fundamental, pois para atingir a efetividade é necessário entender e superar limites junto com sua equipe, além de definir objetivos e metas claros e concisos e ainda fazendo com que os funcionários tenham motivação para atingi-los. (SILVA, Reinaldo Oliveiras da, 2002, p. 224),

Chiavenato (2003) conceitua que Recursos Humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de Recursos Humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.

WORD (1995) diz que desde o fim da década de 70, a conjuntura do mercado e suas explicações para a organização do trabalho fizeram aparecer outras funções de Recursos Humanos, relacionadas aos setores operacionais voltada diretamente para a gestão dos processos de mudanças e para a melhoria dos níveis de desempenho e produtividade.

A palavra  ou termo qualidade possui extrema diversidade de interpretações dadas por vários estudiosos e organizações. Cada um desses procura definir a qualidade de modo coeso, assimilável e, principalmente , aplicável a todos os ramos de atividades e portes empresariais. (Ramos S.d )

A   qualidade   cria   uma    expectativa    de    receber    o    que    lhe    foi    prometido por  um  padrão  estabelecido  pela   organização,   ao   ofertar   o   produto.   Existem produtos  para  os  mais  diversos   públicos   e   classes.   O   sucesso   de   cada   organização está  em  entregar  o  nível  de  qualidade  que   foi   prometido,   lembrando   que   sem qualidade,  por  melhor  que  seja  o  projeto,  o  produto,  o   serviço   ofertado,  o   mercado tende a não aceitar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (347.6 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com