TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Recursos Humanos para a Qualidade

Por:   •  16/6/2023  •  Seminário  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Suelem das Chagas¹

Leandro de Oliveira²

RESUMO

A gestão de pessoas tem como principal objetivo desenvolver, estimular e qualificar os trabalhadores, o ponto chave usado para se trabalhar essas competências é o setor de RH.

Diante desse cenário de desenviolvimento o fortalecimento interno dessas empresas se torna cada vez mais perceptível.

  1. INTRODUÇÃO

     O mundo está mudando e as transformações são tantas e tamanhas, que até o nome da área está variando, em muitas organizações, a denominação administração de resursos humanos (ARH) está sendo substuída por expressões como gestão de pessoas, parceiros ou de colaboradores, gestão de competências, gestão do capital humano ou administração do capital intelectual, porém o conceito permanece, agregar e desenvolver competências.

     

   Toda e qualquer definição trata a organização como organismo vivo, que para funcionar precisa da contribuição humana, buscar equilíbrio e otimizar esse recurso transforma isso tudo em resultado positivo com intuito de adquirir estabilidade perante seu mercado de atuação, mantendo-se sempre firme, garantindo sucesso em todas as suas áreas.

   

   Nesse contexto, uma das áreas empresariais que mais sofre mudança é a de recursos humanos, o setor de RH, que foi criada exatamente para atender a complexidade das tarefas organizacionais sob o impacto da revolução industrial, que gerou tantos desafios e responsabilidades anteriormente inexistentes.

   O papel do RH não é apenas recrutar, selecionar e demetir pessoas, atualmente ele tornou sua peça chave no desenvolvimento do capital humano dentro da empresa, alinhando os talentos, combinando com a cultura e com os objetivos da organização. Com relação as mudanças sofridas no setor, algumas delas com certeza vieram para ficar e transformar o setor, o mercado muda constantemente e com ele a forma de se produzir, a velocidade de produção a até mesmo o que é considerado de valor dentro das empresas.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O contexto geral da Gestão de Pessoas é de que é formado por pessoas e organizações em uma incrível e duradoura interdependência. De um lado, as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações. E estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalhos toma considerável tempo das vidas e dos esforços das pessoas, que dele dependem para a subsistência e sucesso pessoal. Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, em face da importância e do impacto que provoca nelas. Assim, as pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir seus obejtivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem sucedido depende de crescer nelas. CHIAVENATO,2014.  

   

Como toda Fundamentação Teórica aqui expressa a opnião de um autor por meio de uma citação.

   

3. METODOLOGIA

  • Essa pesquisa foi baseada na obra de Idalberto Chiavenato, em gestão de pessoas.
  • Bem como em sites da internet, artigos e fatores vivenciados, que possibilitam o entendimento do assunto e despertaram a curiosidade a cerca de um tema muito importante para a sociedade.

         

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

    Foram encontradas carências no setor RH, porém foram apontadas as diversas formas utilizadas por empresas para suprir as mesmas. Corrigindo assim as falhas e melhorando cada vez mais as ferramentas para se trabalhar com seus contribuintes.

    Em cima do que se foi estudado e do que se foi afirmado que é quase impossível de separar as pessoas do trabalho, a melhor forma é encontrar ferramentas para se trabalhar cada vez melhor e assim aumentar a qualidade e a organização dentro das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (202.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com