TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZACIONAL DA EMPRESA TECNOSAMPA

Por:   •  1/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................2

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO................................................................................2

2.2 EMPREENDEDORISMO.......................................................................................4

2.3 ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS..........................................................................5

3 ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA TECNOSAMPA...............7

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Nesta produção textual será feito uma análise crítica a respeito da temática de ética em gestão de projetos, analisando o contexto apresentado sobre as competências das matérias “Homem, Cultura e Sociedade”, “Ética, política e Sociedade”, “Empreendedorismo” e “Sistemas de Informação’.

Na contextualização da situação geradora de problema serão abordados questões sobre as relações humanas e comercias de modo a analisar como a ética e moral será empregada nessa situação de âmbito profissional principalmente pelos gestores.

Nesta análise será apresentada uma situação problema em que duas empresas a brasileira Tecnosampa, do ramo de desenvolvimento de sistemas de informação e a filial brasileira da Steinadler, multinacional do ramo químico, firmam parceria de cooperação tecnológica a fim de melhorar o atendimento ao mercado nacional, mas enfrentam problemas de gestão.

Abordaremos ao longo do trabalho uma breve síntese a respeito das empresas, dos personagens e dos problemas evidenciados nesta relação comercial e profissional, citando sistemas de informação e gestão, perfis empreendedores e aspectos éticos e sociais.


  1. DESENVOLVIMENTO

Para entendimento dos fatos a seguir vamos abordar a situação, a filial brasileira da Steinadler e a Tecnosampa firmaram parceria para uma cooperação de tecnológica de desenvolvimento de sistemas de informação, nesta parceria a Tecnosampa desenvolveria projetos de sistemas de informação de acordo com necessidade da Steinadler brasileira para adequar-se ao mercado nacional.

A frente destes projetos estava senhor Sílvio, gerente de projetos da Tecnosampa, profissional que se via muito incomodado com os rumos que a relação operacional desta parceria seguia.

 A pesar do salto nos lucros devido ao sucesso comercial desta relação, a parte de execução dos projetos enfrentava problemas devido à falta de informações e requisitos os projetos sempre precisavam ser revistos, gerando retrabalho e consequentemente aumento dos custos, que não poderiam ser repassados pelo projeto já ter sido aprovados pela matriz alemã anteriormente.

Diante disso o gerente de projetos da Steinadler Sr. Oliveira que fazia interface com a Tecnosampa, e que habitualmente era responsável pelas falhas de informação, juntamente com os Vice-presidentes da Tecnosampa tinham que encobrir essas falhas de orçamento criando falsos projetos, falsas evidencias, superfaturamento, e punham a encardo destas o senhor Sílvio, que não era conivente com essa situação.

Pela continuidade dos ocorridos, que a cada dia mais o chateavam, Sílvio resolveu tentar resolver a situação conversando diretamente com o presidente da Tecnosampa a fim de que ele pudesse intervir para se resolver esses problemas e a parceria continuasse prospera para de forma a seguir a ética profissional.

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico a importância de um sistema de informação gerencial de torna cada mais relevante. Trabalhar esse conceito de forma ética é inteiramente necessário para se ganhar em competitividade e credibilidade neste mercado, e ter profissionais com esse tipo de perfil é essencial.

Um Sistema de Informações Gerencial (SIG) abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gerentes e aos tomadores de decisão. (STAIR e REYNOLDS, 2002, p. 18).

No contexto do caso temos a relação entre duas empresas a brasileira Tecnosampa, que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento de sistemas de informação destacando-se pela inovação e pelo compromisso de entrega e a Steinadler multinacional alemã do ramo químico que é especializada em tintas e solventes, sua filial brasileira detém grande atenção da matriz diante de uma considerável contribuição para o faturamento total.

Nesse cenário o responsável pela Steinadler era o Sr. Oliveira, gerente de projetos, enquanto na Tecnosampa atuavam o presidente Sr. Nogueira, dois vice-presidentes, Sr. Ferreira VP técnico e Sr. Pereira VP comercial, e o Sr. Silvio Becker, gerente de projetos e responsável pela liderança na execução dos projetos para a Steinadler, este muito graduado e qualificado acaba se tornando pessoa principal na situação devido a não querer ser conivente com a relação que estava sendo praticada pelos gestores.

A relação profissional entre as duas empresas teve início a partir da necessidade da Steinadler por desenvolvimento nos sistemas de informação corporativo global para atender as particularidades do mercado brasileiro, após análise de fornecedores de software brasileiros fecharam parceria com a Tecnosampa pela sua proposta de flexibilidade e garantia de entrega em cenários complexos porem no desenvolvimento dos projetos a Tecnosampa sofreu com alguns problemas de gestão, falhas em requisitos e dados incompletos o que gerava retrabalho e necessidade de relocação de recursos pelos gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com