TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização E Planejamento No Rh

Por:   •  30/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O setor de recursos humanos na gestão organizacional é de suma importância para manter a vitalidade de uma empresa, assim compreende como a gestão de pessoas um conjunto de políticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo. A área de Recursos Humanos é definida como um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre empresa e pessoas, no longo prazo. Porém, o RH da empresa não deve resumir-se a um conjunto de políticas e práticas, tampouco ter sua administração sob a responsabilidade de um departamento, ou de uma função. A forma como as organizações efetuam a gestão de pessoas passa por grandes transformações em todo mundo, sendo esta transformação causada por grandes mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas.

Nesta perspectiva compreende-se que o sucesso de uma organização depende de vários fatores, na segmentação de setores encontra-se o setor de recursos humanos, desta forma, busca-se compreender qual a importância do setor de recursos humanos no contexto estratégico da organização.

1 GESTÃO DE PESSSOAS

A gestão de pessoas depende de diversos aspectos de uma organização como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio das organizações, da tecnologia utilizada, dos processos interno e do estilo de gestão utilizado. Uma boa gestão de pessoa possibilita o alcance e a manutenção de resultados e até a perpetuação de uma organização. Para que se tenha uma boa gestão de pessoas, algumas dicas são válidas: buscar conhecer mais as pessoas de sua equipe, como elas são, o que as motiva e as desafiam; comportamento de respeito com os membros da equipe; valorize o trabalho bem feito; ficar atento não somente com a comunicação verbal, mas principalmente com a não verbal, como entoação de voz e comportamentos; trabalhar para manter um ambiente de confiança e transparência; onde devemos criar a cultura do feedback, para colocar-se à disposição para ajudar seu colaborador e acompanhar os resultados, consequentemente ocorrera a valorização dos progressos do funcionário.

Por isso, a gestão que lida com pessoas torna-se atividade fundamental para a

sobrevivência e o sucesso das organizações, as quais enfrentam cenários desafiadores no ambiente organizacional nada acontece sem as pessoas, cabe

entender a definição de gestão de pessoas integrada aos conceitos de ambiente

organizacional. O contexto da gestão de pessoas é formado pelos colaboradores e pela organização, já as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações e essas dependem destas mesmas pessoas para alcançarem os

resultados almejados (planejamento estratégico). A área de gestão de pessoas é

influenciada pelos aspectos sociais, econômicos e políticos de cada momento histórico, obteve várias denominações. O termo gestão de pessoas tem sido adotado em substituição a termos como administração de pessoal e administração de recursos humanos.

A partir disso, o setor de Gestão de Pessoas passou a ser olhado com

mais atenção. Segundo Moreira (2005) destaca que hoje o profissional de Recursos

Humanos precisa saber diferenciar as pessoas com quem trabalha, pois elas

possuem personalidades e histórias de vida próprias e diferentes entre si, além

de possuírem conhecimentos, habilidades e capacidades adequadas a gestão

dos recursos organizacionais. É de suma importância e até mesmo essencial, que este profissional entenda que as pessoas não são apenas recursos. Logo a Gestão de Pessoas baseia-se no fato de que o desempenho de uma organização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõem e da forma como elas estão

organizadas, são estimuladas e capacitadas, e como são mantidas num ambiente de trabalho e num clima organizacional adequados.

2 ORGANIZAÇÃO NO RECURSOS HUMANOS (RH)

As organizações vêm passando por grandes transformações em função de

pressões que recebem tanto do contexto organizacional externo como do

contexto interno. As mudanças pelas quais passam as organizações não estão

limitadas às suas estruturas organizacionais formais, aos seus produtos ou

serviços e seus mercados. Essas mudanças afetam, principalmente, seus padrões

comportamentais ou culturais e seus padrões políticos ou relações internas e

externas de poder. As organizações, de uma forma bastante ampla, são unidades sociais intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos. Segundo Chiavenato (2010), as organizações interagem com seu contexto ambiental através do mecanismo de estratégia organizacional, com está estratégia seria o comportamento da organização em um mundo mutável, dinâmico e competitivo.

A área de Recursos Humanos (RH) é caracterizada pelas organizações e pelas pessoas que delas participam. As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para que possam atingir seus objetivos e cumprir sua missão. As organizações permitem que os indivíduos possam alcançar objetivos que jamais seriam alcançados apenas um simples esforço pessoal isolado, portanto, as organizações aproveitam os esforços de várias pessoas que atuam em conjunto.

Na organização temos uma combinação de esforços individuais que tem

por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização

torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para

uma pessoa. As organizações são as responsáveis por produzir bens e gerar serviços, com a finalidade de atender às exigências e necessidades da sociedade e do mercado. Elas buscam empregados mais empenhados com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com