TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção das Coisas

Por:   •  22/1/2016  •  Resenha  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

Percepção: É a maneira como nós vemos, julgamos, conceituamos, qualificamos as coisas no mundo e em nós mesmos. 5 sentidos. Influenciam a percepção: indivíduos: atitudes(: são afirmações avaliadoras ou julgamentos (favoráveis ou desfavoráveis) que dizem respeito a objetos, pessoas ou eventos, experiências(percebe-se as coisas com as quais se pode fazer alguma relação), expectativas(percebe-se coisas que confirmam nossas expectativas). Situação: tempo local situação social. Alvo: novidade movimento som.

Distorções perceptivas: efeito de projeção(Tendência de atribuir nossas próprias características aos outros), halo (Quando construímos uma impressão geral de alguém com base em uma única característica), contraste(reação a uma pessoa pode ser influenciada pelas outras pessoas que encontramos recentemente.), Percepção seletiva(Começa com aquilo que nos chama a atenção), Estereótipos(usar visão padronizada das pessoas pertencentes a determinado grupo como raça, sexo, profissão , classe social).

A Teoria da Atribuição: é uma proposta de explicar a forma como julgamos diferentemente as pessoas, dependendo do sentido que atribuímos a um dado comportamento. Sua causa é interna(São aquelas vistas como sob o controle do indivíduo.Ex: Chegou atrasado porque ficou na farra.Externa(são resultantes de estímulo de fora. A pessoa é vista como se tivesse sido forçada àquele comportamento por causa daquela situação.Ex: Chegou atrasado, teve problemas no trânsito)

Erro Fundamental de atribuição: É definido como a tendência de julgar uma pessoa em uma situação desagradável, e atribuem o seu comportamento a causas internas e qualidades em vez de compreender a situação ou circunstâncias que podem causar a pessoa a se comportar dessa maneira.

Viés de autoconveniência: A tendência das pessoas de atribuír seu próprio sucesso a fatores internos e colocarem a culpa dos fracassos em fatores externos.

Conflito é um processo de oposição e confronto que pode ocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações, geralmente decorrentes de relações de poder e competição. Processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante. O conflito é um estado de tensão que gera uma mobilização para operar mudanças e obter melhores resultados.

INTRAPESSOAL (dentro de um indivíduo. há uma inconsistência em nossas ideias, atitudes, emoções ou valores)

INTERPESSOAL (entre duas ou mais pessoas que estão em lados opostos; )

i NTERGRUPAL (representa divergências ou discordâncias entre grupos quanto à autoridade)

INTERORGANIZACIONAL (Concorrência e rivalidade que caracterizam as empresas que atuam no mesmo mercado.)

conflitos funcionais, o processo torna-se tão importante quanto o resultado final. Conflitos disfuncionais agem prejudicando a pessoa, o grupo ou a organização.

Conflitos surgem de:Falta de diálogo Problemas de relacionamento Culpar os outros Comunicação violenta . Conflitos de Processo: relacionado à forma como o trabalho é realizado

Conflito de Tarefa - discordâncias com relação ao conteúdo e aos objetivos do trabalho

Conflitos de relacionamento - são quase sempre disfuncionais pois atrapalham o desempenho do grupo Gestão de conflitos: Força a submissão Usada quando há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com