TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção de Professores de Duas Escolas Públicas

Por:   •  20/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.638 Palavras (19 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]XII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO

20 ANOS DO GEPTE: O GUARNICÊ DA EDUCAÇÃO E DA DEMOCRACIA NO BRASIL

A Percepção de Professores de Duas Escolas Públicas sobre Contexto de Trabalho no Município de Tomé-Açu-PA

Adriani Borges Ferreira

Universidade Federal Rural da Amazônia, Tomé-Açu, PA, e-mail: adrianiborges20@gmail.com

Jaiciele da Silva Carneiro

 Universidade Federal Rural da Amazônia, Tomé-Açu, PA, e-mail: jaicielesilva30@gmail.com

Gilvandro Figueiredo Souza

Universidade Federal Rural da Amazônia, Tomé-Açu, PA, e-mail: gilvandro.figueiredo@ufra.edu.br

GT: 2

A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios aos professores e gestores das escolas públicas, principalmente a luz do retorno às atividades presenciais. A percepção sobre o retorno presencial e o ambiente de trabalho pode facilitar aos gestores escolares medidas que possam facilitar o bem-estar dos profissionais da educação e de toda comunidade escolar. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar e comparar o contexto de trabalho de professores de duas escolas públicas, ambas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizadas no Município de Tomé-Açu, na região nordeste do Pará. Participaram desta pesquisa 20 professores, sendo 6 de uma escola A e 14 de uma escola B. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho – EACT. Os resultados mostraram uma situação crítica para as dimensões de Organização de Trabalho (OT) e Condições de Trabalho (CT), enquanto que na dimensão Socioprofissional os docentes demonstraram estar satisfeitos com a relação socioprofissional (RS). Conclui-se que para ambas as escolas os gestores precisam planejar as demandas relacionadas á gestão de pessoas, modos de trabalho e infraestrutura de apoio institucional para criar um ambiente favorável ao desempenho profissional do professor.

Palavras chave: contexto de trabalho, professores, escolas públicas, condições de trabalho.

1. Introdução

O ambiente escolar sofre constantemente influência do ambiente o qual está inserido. Sob a perspectiva da Pandemia do COVID19, uma nova configuração entre os processos de ensino-aprendizagem e gestão escolar foram colocadas em prática pela imposição do isolamento social. Neste contexto, tanto a escola quanto os processos de ensino passaram a funcionar de modo remoto, posteriormente híbrido e com o avanço da vacinação e a queda do número de mortes o retorno presencial foi estabelecido para todas as instituições de ensino brasileiras. Nos municípios paraenses o retorno presencial e/ou híbrido das escolas a partir do funcionamento do Plano de Retomada Aulas (GUEDES, 2021). Todo o corpo discente, docente, de gestão e apoio sofreu as consequências advindas da pandemia.

As principais preocupações dos docentes com o retorno presencial estão alinhadas com as desigualdades, dificuldades nas práticas educativas curriculares e as próprias expectativas profissionais (CIPRIANE; MOREIRA; CARIUS, 2021). Além de toda essa preocupação, os docentes ainda se preocupam com a elevada carga de trabalho, os precários vínculos de carreira, a baixa remuneração e os problemas de aprendizagem destes alunos (MASSENA et al., 2020). Sob esta concepção, é comum que muitos destes docentes enfrentem problemas com o estresse e as condições de trabalho, pois muitos tiveram que se reinventar e modificar suas estratégias pedagógicas, em contrapartida, compartilhar de um ambiente de trabalho emocionalmente desgastante (SANTOS; OLIVEIRA; SOARES; 2021).  

Portanto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar e comparar o contexto de trabalho de professores de duas escolas públicas, ambas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), localizadas no Município de Tomé-Açu, na região nordeste do Pará. Além disso, torna-se necessário identificar o perfil sociodemográfico dos professores, apontar os itens mais e menos relevantes sobre o contexto de trabalho considerado pelos participantes.

A presente pesquisa justificou-se pelo diagnóstico do contexto do trabalho referente à percepção dos professores e o quanto isso pode afetar o seu desempenho profissional, principalmente, no que diz respeito ao desempenho dos discentes nos processos educacionais. Sob esta perspectiva, o contexto de trabalho consiste no lócus material, organizacional e social onde a atividade de trabalho é colocada em operação (FERREIRA, 2017). Neste caso, pode-se observar que a pandemia trouxe novas configurações de trabalho para o ambiente escolar e atendimento de demandas escolares específicas, nas quais os professores terão que lidar cotidianamente. Portanto, existe um pressuposto de que as escolas e nem a gestão escolar estão preparadas tanto administrativamente, quanto em relação à infraestrutura para receber a comunidade acadêmica como um todo. Neste caso, as impressões que os docentes têm sobre o contexto do trabalho devem ser ouvidas pela gestão superior, para que administrativamente possam ser buscadas soluções que promovam um ambiente de trabalho acolhedor, saudável e capaz de dar suporte tanto aos profissionais quanto aos alunos no desempenho das atividades acadêmicas.

Segundo Ferreira e Mendes (2003), o Contexto do Trabalho pode ser avaliado por três dimensões interdependentes. A Organização do Trabalho (OT) é instituída pelos elementos prescritos (formal ou informalmente), expressos nas concepções e práticas de gestão de pessoas, incluindo os modos de trabalho e funcionamento do local de operação. As Condições de Trabalho (CT) são constituídas pelos elementos estruturais que expressam o modo de funcionamento do local de trabalho, sua infraestrutura, apoio institucional e operacional. As Relações Socioprofissionais (RS), por sua vez, são constituídas pelos elementos interacionais que expressam as relações socioprofissionais de trabalho, presentes no ambiente laboral, caracterizado pela dimensão social. Nesse cenário, essas dimensões constituem os alicerces teóricos para definir os fatores que compõem a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT).

2. Materiais e Métodos

Participaram deste estudo, 20 professores, de duas escolas públicas, de ambos os sexos, contratados em regime de concurso público e/ou temporário, sendo 6 professores de uma escola (A) e 14 professores de uma escola (B). Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e foram excluídos desta pesquisa aqueles que não quiseram participar espontaneamente da coleta de dados, ou estavam afastados do trabalho por motivos de saúde, férias, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (270 Kb)   docx (110.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com