TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A visão Organizacional sob a ótica de processos.

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 4

A visão Organizacional sob a ótica de processos.

1. Conceitos básicos da visão por processos

1.1. O que é processo

Processo é um conjunto de tarefas que visam agregar valor nas entradas de forma a transforma-las em saídas (bens ou serviços acabados). O processo está vinculado com clientes internos e clientes externos. O processo faz com que o trabalho tenha início e final sem desvio, atingindo assim os objetivos. Todo processo é composto pelo seguinte fluxo:

Entradas - Processamentos- Saídas

1.2. Processo Produtivo e Processo Empresarial

O processo produtivo está ligado com a cadeia produtiva da organização. O processo produtivo dentro de uma organização são aqueles que estão ligados diretamente com o produto ou serviço que a empresa comercializa. O processo produtivo começa quando a empresa recebe sua matéria-prima para a confecção de seu produto, essa fase pode ser considerada como os inputs. Em sequência vem a transformação da matéria-prima, está acontece quando agrega-se valor através de mão de obra manual ou operacional. É imprescindível que a organização possua os equipamentos necessários para que seja feita essa transformação na matéria-prima gerando assim o produto. Por fim o produto estará pronto, considera-se assim a output do processo produtivo. É de suma importância que a cadeia produtiva esteja alinhada com a demanda de mercado evitando assim possíveis crises por desabastecimentos ou excessos de estoque.

Os processos empresarias dão suporte a área de produção através dos tipos de processo que estão dentro deste, que são processo de cliente, processo administrativo e processo de gerenciamento.

O processo de cliente é aquele em que o produto/serviço é confeccionado para o cliente. O processo do cliente é o mais próximo da processo produtivo pois ambos são direcionados para a fabricação de produtos. No processo de cliente além de produzir o produto o cliente é colocado no foco, desta forma a organização consegue visualizar melhor suas oportunidades de negócio perante ao mercado.

O processo administrativo está voltado para o gerenciamento interno da organização, este processo busca corrigir possíveis erros internos que possam impactar na experiência do produto com o cliente final. O processo administrativo envolve diversos departamentos de uma organização. O processo administrativo é tão importante quanto os outros pois através deste são criadas a fidelidade do cliente com o produto da empresa mantendo assim sustentabilidade financeira da empresa garantida.

O processo de gerenciamento está voltado para a alta hierarquia da organização dentro desse estão as decisões referentes a planos de negócio e futuro da empresa. É de suma importância que o processo de gerenciamento esteja alinhado aos demais, só assim a gestão consegue visualizar a organização como um todo.

Todos os processos somados dentro de uma empresa buscam o mesmo objetivo, criar valor para o cliente através de seus produtos/ serviços. Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com