TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilização dos Sistemas de Informações Gerenciais nas organizações

Por:   •  30/3/2015  •  Artigo  •  4.561 Palavras (19 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 19

A utilização dos Sistemas de Informações Gerenciais nas organizações

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os sistemas de informações gerenciais como vantagem competitiva e pesquisar através de relatos da prática quais são as dificuldades de implantação e quais os determinados problemas que surgem ao adaptar um sistema de informação gerencial em uma empresa. Apesar de ser uma ferramenta que auxilia a gestão, e o andamento dos processos, não é somente um software que deve ser instalado, mas sim tem que atender as necessidades que a empresa necessita e tornar um processo organizado de transformação pelo uso estratégico de sistema englobado a informação.

Palavras-chave: Sistema de Informação, Vantagem competitiva, Implantação de Sistemas de Informação Gerenciai, Dificuldades na implantação.

Introdução

Por ocasião do término do curso de Administração tivemos a oportunidade de esco-lher o tema Sistemas de Informações nas Organizações, ministrado pelo professor Walter A. Reina na disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais, onde nos despertou o interesse pelo assunto abordado no decorrer da matéria que foi a dificuldade de implantação, a adap-tação e os procedimentos que moldam os processos dos sistemas de informações nas organi-zações, e com isso vamos pesquisar como é na prática a utilização desses sistemas.

Escolhemos este tema no intuito de entender o que foi publicado acerca do assunto em questão.

Tomamos como problema de pesquisa as dificuldades na implantação de um sistema de informação buscando resposta à seguinte pergunta: O que tem sido publicado na prática sobre: Quais são as dificuldades na implantação dos sistemas de informações?

O objetivo geral foi pesquisar artigos que mostrem na prática como é a implantação dos Sistemas de Informações Gerenciais (SIGs), e relatar se os procedimentos na implanta-ção deram certo ou não, e identificar quais foram os tipos de problemas encontrados.

De acordo com o conteúdo apresentado no objetivo geral, definimos os três objetivos específicos que serão à base de pesquisa para a identificação desse estudo.

O primeiro objetivo específico é relatar artigos sobre os Sistemas de Informações Gerenciais como vantagem competitiva, ou seja, quais são suas vantagens, como é sua atua-ção nas organizações contemporâneas que exigem constantes mudanças em decorrência do avanço tecnológico.

O segundo objetivo específico é levantar artigos que relatem a implantação de um Sistema de Informação Gerencial sobre a influência da tecnologia. Pois esse é um tipo de cenário que exige constantes mudanças e muitas organizações não se adaptam a essa corrida tecnológica e ficam em último lugar, sem inovação, divulgação, flexibilidade, agilidade a-través do uso estratégico da tecnologia da informação.

O terceiro objetivo específico é pesquisar quais são as dificuldades para a implantação de Sistemas Informações Gerenciais nas organizações, ou seja, se os procedimentos são um fator de sucesso, ou muitas vezes por conta da má adaptação e aceitação das pessoas pode se tornar um fracasso.

Conforme a definição dos objetivos específicos complementar ainda sobre os concei-tos a cerca de vantagem competitiva, redução de custo, inovação, atividades que melhorem a qualidade, e o uso adequado de ferramentas de gestão que atendam os diversos níveis orga-nizacionais apoiando o planejamento, controle a principalmente a tomada de decisão que é fator primordial.

Muitas empresas não se tornam destaque no mercado atual por falta de planejamento das atividades e por não investir em sistemas, capacitação de pessoas, e não tem capital de giro, pois o custo para esse tipo de implantação é alto.

Conforme os três objetivos específicos definidos o tema foi escolhido por ocasião dos problemas existentes na implantação de um sistema de informação gerencial. O objetivo do tema é mostrar procedimentos que deram certo ou não, nessa implantação e utilização estratégica.

Justificativa

A pesquisa realizada neste trabalho tem como objetivo apresentar a implantação de procedimentos, não basta somente implantar um sistema, é preciso ter um planejamento para que a consequência não se torne o próprio alvo frente à concorrência, mas sim que a organi-zação esteja preparada através de características como: pessoas capacitadas na equipe, tecno-logia alinhada aos negócios, eliminar barreiras que podem interferir nos processos, tendo como principio flexibilidade, diferenciação e definição de plano e estratégia.

Metodologia

A metodologia utilizada nesse estudo foi baseada em pesquisas bibliográficas de ar-tigos científicos acadêmicos e revistas eletrônicas na elaboração da introdução, desenvolvi-mento, objetivo geral e específico, bem como toda a elaboração teórica do presente artigo.

Para Danton (2002) toda pesquisa bibliográfica é feita a partir de documentos, livros, revistas, internet, jornais, periódicos e entre outros. Quanto à elaboração do projeto de pes-quisa considera-se: tema, delimitação do problema, Justificativa, Problema, Hipótese, Meto-dologia, Cronograma e revisão da literatura.

De acordo com Marconi e Lakatos (2004), a pesquisa bibliográfica tem alguns aspec-tos a serem considerados: a escolha do tema; Elaboração do plano de trabalho; Identificação: o assunto do tema a ser abordado; buscar informações; acesso ao conteúdo dos documentos; processo de organização e montagem da bibliografia; e análise e interpretação do material escrito.

Segundo Moreira (1999) a pesquisa científica é a busca de informações, processa-mento e transformações, conforme as regras da metodologia de pesquisa.

Conforme Marconi e Lakatos (2000) o método científico compreende na compreen-são de hipóteses que são a comparação da realidade com o contexto teórico científico.

Sistemas de Informações

Segundo Batista (2004) o Sistema de Informação é o conjunto de tecnologias que disponibilizam os meios necessários à operação do processamento dos dados disponíveis. É um sistema voltado para a coleta, armazenagem, recuperação e processamento de informa-ções usadas ou desejadas por um ou mais executivos no desempenho de suas atividades. É o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa proporcionam a sustentação administrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com