TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 - GESTAO DE PESSOAS NO SETOR PUBLICO

Por:   •  3/10/2021  •  Abstract  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UNIDADE DE VOLTA REDONDA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação à Distância – AD1

 Período – 2021-01

Disciplina: Gestão de Pessoas no Setor Público

Polo: Itaocara/RJ

Aluno: Josimar Rosa Vieira

Matrícula:  19113110292

 

1) Faça uma síntese do Processo de Avaliação de Desempenho apresentado no Livro Didático:

No processo de avaliação de Desempenho, pode-se verificar a qualidade e a exatidão da definição do cargo.

Para a criação de um sistema de avaliação de desempenho de colaboradores, será preciso a observância da cultura organizacional, da natureza, das condições de estrutura humana assim como as suas diretrizes e objetivos institucionais.

O planejamento de recursos humanos, o recrutamento, a seleção, o treinamento, o desenvolvimento e os programas de compensação são interligados com a avaliação do desempenho, cujo propósito é apresentar o feedback, os resultados para que o gestor de pessoas possa vir a tomar as melhores decisões frente à sua organização.

2) Os gestores têm a responsabilidade de alinhar a avaliação de desempenho às estratégias organizacionais. É comum nas organizações que não fazem esse alinhamento usá-la com fins limitados e muitas vezes equivocados. Sendo as possibilidades de uso dos dados e das informações obtidas nos processos de avaliação de desempenho variadas, quais são estas possibilidades de uso estratégico dos instrumentos de avaliação de desempenho apresentadas no livro? Importante: com suas palavras, apresente um resumo.

A finalidade do processo de Avaliação de Desempenho é o de incrementar ou fornecer subsídios e informações corretas no sentido de auxiliar o gestor público na tomada de decisão visando sempre o melhor para o desenvolvimento institucional.

A ferramenta da avaliação de desempenho deverá ser utilizada para o crescimento institucional, apresentando a necessidade de treinamento para desenvolver e complementar as atividades individuais às atividades organizacionais. O papel da avaliação do desempenho é fornecer subsídios ao corpo diretor organizacional a fim de promover o crescimento da organização em todas as áreas.

3)  Analise criticamente os elementos que impedem a correta condução do processo de avaliação do desempenho, que seriam alguns pontos fracos ou problemas existentes na maioria dos métodos, ou instrumentos de avaliação de desempenho.

Os problemas da avaliação de desempenho são:

Subjetividade – sobreposição da opinião do avaliador frente à real situação do avaliado.

Efeito contrário – quando o processo avaliativo apresenta efeitos comparativos ou de punição e não de melhorias.

Efeito Halo – quando o avaliador emite todas as notas altas ou muito baixas, sem a observância necessária a cada item da avaliação.

Desvio de finalidade – quando o avaliador preenche os formulários de avaliação como uma mera obrigação de sua função.

Falta de comprometimento – quando o avaliador mantém um padrão no lançamento das notas, não se utilizando de notas destoantes para não ter de se explicar.

Processo tendencioso – quando as ações avaliativas são atendidas como um ponto injusto do ponto de vista de alguns funcionários.

Mudança repentina de comportamento dos avaliados frente aos resultados negativos impostos pelos avaliadores aos mesmos.

Quando o que foi avaliado não surte efeito esperado, não apresentando conceitos importantes do processo de avaliação.

Cultura corporativista – dificuldade de avaliação de desempenho tanto por parte do avaliado quanto por parte do avaliador.

4)  O governo, para proteção dos trabalhadores, emite Normas Regulamentadoras, as chamadas NRs. Elas devem ser observadas obrigatoriamente pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da Administração Direta e Indireta que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Pesquise e explique de forma resumida o que são as NRs.

O surgimento das Normas Regulamentadoras deu-se em 1978, inserido na portaria nº 3214, apresentando, na época em sua totalidade, 28 NRs. Atualmente temos 37 NRs aprovadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. As Normas Regulamentadoras podem ser entendidas como o conjunto de requisitos e procedimentos relacionados à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória das empresas públicas, privadas e dos órgãos do governo que possuem empregados acometidos pela consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (165.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com