TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS 15 COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SÉCULO 21

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

AS 15 COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SÉCULO 21

Planejamento e Monitoramento

“Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele

sem planejamento, na mesma igualdade de condições.”

(Dornelas, 2005)

1. CONCEITO

Planejamento e monitoramento são ferramentas importantes para o sucesso, que devem ser usadas na busca do êxito de nossas metas, uma vez que podem evitar a perda de recursos, desperdício de tempo e dinheiro, atrasos de trabalhos, recuo no mercado e perda de competitividade. Planejar nos permite que se ter uma visualização mais clara de onde se queremos chegar, quais os passos para se alcançar e obviamente ajuda a detectar com mais facilidade um erro e onde se deve efetuar mudanças para que possamos recuperar o equilíbrio e prosseguir. Além disso, o planejamento é a fonte da qual investidores e parceiros podem identificar o potencial sucesso de um empreendimento.

Sahlman (1997), professor da Harvard Business School, descobriu que o planejamento aumenta em 60% o sucesso de qualquer meta. Já uma pesquisa do Small Business Administration, órgão do governo americano de auxílio às pequenas empresas, mostra que 98% dos fracassos das empresas americanas têm uma causa comum: falha ou falta de planejamento adequado do negócio. No Brasil, a falta de planejamento também surge como uma das principais causas do fracasso de nossas pequenas e microempresas, segundo Dornelas (2005).

Em um planejamento, tudo deve ser pensado e colocado no papel, cada etapa do projeto. Podendo ser realizada qualquer alteração e adaptação dos passos, para corrigir o caminho ao objetivo, sempre que necessário. É importante, também, determinar prazos para o cumprimento do objetivo.

Após o planejamento, é de extrema importância conferir se as etapas determinadas estão sendo cumpridas. O monitoramento consiste em nada mais que estar sempre fazendo a verificação e avaliação dos resultados obtidos através do planejamento que fora elaborado, a fim de verificar se estamos caminhando na direção correta ou se é necessário efetuar mudanças pertinentes.

Infelizmente, muitos empreendedores acabam por se deixar levar pela queima de etapas e pela precipitação, resultando em prejuízos para seus negócios. Traçar itinerários de ação por escrito pode promover uma melhor reflexão acerca do melhor caminho, bem como uma melhor organização das informações, desta forma, surge-se a necessidade de Planejamento e Monitoramento.

Determinar os resultados almejados e o tempo máximo para execução destes fazem parte da primeira etapa, pois é de acordo com eles que o trabalho será desenvolvido, bem como será feita toda a análise de riscos, possibilidades e finalidades. A partir da definição dos objetivos pessoais passa-se à definição das metas empresariais e do plano para alcançá-las. É preciso definir metas claras, específicas, possíveis para determinado tempo, relevantes, de modo a motivar você mesmo e todos os envolvidos no alcance desta.

As atividades de monitoramento e revisão são tão importantes quanto as anteriores, uma vez que, a partir da observação dos resultados conquistados, eventuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com