TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRATÉGIAS NA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DO PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Por:   •  28/8/2017  •  Monografia  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

DOURADOS

2017


REGIANNE PEREIRA ZANATTA[pic 6]

[pic 7]

AS ESTRATÉGIAS NA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DO PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera Educacional. .
Orientador: Lucas Yohji Kono Shimomura.


DOURADOS

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 Objetivo Geral ou Primário        5

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        13

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        15

REFERÊNCIAS        16


1 INTRODUÇÃO

Um dos grandes marcos do mundo contemporâneo é o fenômeno da mudança. Mudança que resulta das contínuas transformações que se dão nos campos político, econômico, tecnológico e filosófico. Mudar passa a ser palavra de ordem para a sobrevivência organizacional.

Ao passar dos anos, a metodologia usada no trabalho e a estrutura das instituições sofreram modificações significativamente rápidas ocasionando reformas consideráveis, como a aplicação de novas tecnologias sobre o desenvolvimento de processos, tanto quanto o relevante aumento de concorrência causado pela extinção das barreiras físicas provenientes da mundialização.

Para Ulrich (1998), “os vencedores não se surpreenderão diante das mudanças imprevistas com que se defrontam; terão desenvolvido a capacidade de adaptar-se, aprender e reagir. Os perdedores gastarão tempo tentando controlar e dominar a mudança em vez de reagir a ela com rapidez”.

Para Wood (2000), deve-se avançar na compreensão dos fatores que catalisam o processo de mudança; identificar os elementos que podem determinar seu sucesso; discutir a possibilidade de planejar ou controlar um processo dessa natureza; compreender como interagem a estratégia, estrutura e cultura durante o processo. O autor ainda reforça que mudança organizacional é um evento psicológico, complexo, cujo efeito pode e deve ser minimizado se conveniente gerenciado.

Se o processo de mudança não for corretamente gerenciando, o mesmo torna-se doloroso, gerando perda de autoconfiança e resistências, o sucesso empresarial passa a depender não somente de novo modelos organizacionais, como também da satisfação dos empregados e na responsabilidade social.

Mohrman e Mohrman Júnior (1991) indicam cinco gatilhos do ambiente externo que disparam processos de mudanças nas organizações: pressão econômica, oportunidades percebidas, novas tecnologias, mudanças na legislação e pressões culturais articuladas por vários stakeholders.

Para os autores, esses gatilhos forçam as organizações a desenvolver novas estratégias de atuação, exigindo a remodelagem do negócio e da própria empresa.

As organizações que almejam uma participação ativa, com altos níveis de competitividade no mercado, precisam se antecipar à mudança e promover uma gestão eficiente para que este processo não origine tantos obstáculos e resistências.

 1.1 O Problema

Quais os tipos de estratégias de gestão para amenizar a inserção no processo de mudança?


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Identificar os principais tipos de estratégias utilizadas nos processos de mudanças organizacionais.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

  • Examinar as vantagens e desvantagens na implantação de uma gestão estratégica;
  • Analisar o planejamento das estratégias gerais, específicas e funcionais do empreendimento;
  • Descrever as tarefas executadas para instituir a estratégia de mudança nas empresas.

3 JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem como importância informar para a sociedade como a organização precisa adaptar-se para fazer frente às mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que evoluem em ritmo acelerado.

Propiciando a criação de uma gestão de mudança organizacional, onde normalmente essas estratégias são combinadas parar aumentar a eficiência, a eficácia e a rentabilidade da empresa. Os estudos e pesquisas relacionados ao conceito de mudança e cultura organizacional ganharam atenção devida o fato de o sistema organizacional estar sempre em desenvolvimento. É interessante analisar para as comunidades cientificas e afins os impactos que essas quebras de paradigmas podem causar.

 Pois, para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, as organizações são pressionadas á efetuarem mudanças estratégicas voltadas às áreas funcionais dentro dos departamentos e na visão global da organização.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O verbo mudar tem significados diferentes conforme a maneira em que é usado. Se a ocasião é em relação às organizações, mudar pode significar migrar-se de uma determinada posição para uma nova posição; substituir uma coisa por outra, dar outro sentido; alterar, tornar-se diferente do que era. Qualquer que seja a definição adotada, uma organização está sempre sujeita a situações mutáveis, tanto no contexto externo como no contexto interno.

        4.1 Conceito de mudança organizacional

 O conceito de mudança tem sido alvo de um estudo exaustivo por parte de vários estudiosos, originando por vezes alguns distanciamentos. Independentemente das divergências, quanto a esse conceito verifica-se que há uma unanimidade em que mudança significa alterações, ou passagem de um estado ou situação atual para um estado ou situações futuras (TANAIA, 2014).

Judson (1980) define o conceito de mudança organizacional como sendo qualquer alteração na situação ou no ambiente de trabalho de um indivíduo, redefinindo aspectos do status quo. Essas mudanças podem ser iniciadas pelos membros estratégicos da organização, de nível elevado, ou em consequência de pressões externas, sejam econômicas ou políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (303.7 Kb)   docx (126.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com