TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INFLUÊNCIAS ESTRATÉGICAS E ORGANIZACIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS

Por:   •  28/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

JEANLUCA BARBOSA

LUCAS SILVESTRE

MATEUS AMORIM

THIAGO PIMENTA

VICTOR PEREIRA

INFLUÊNCIAS ESTRATÉGICAS E ORGANIZACIONAIS NA

ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS

INTERLIGANDO PROCESSOS E OUTROS INSTRUMENTOS

ADMINISTRATIVOS

Belo Horizonte

2019

Introdução

        Diante dos conhecimentos obtidos acerca da importância e da aplicação de um planejamento estratégico nas empresas, além de uma estrutura organizacional eficiente e da frequente aprimoramento dos processos mediante ferramentas qualitativas, fez-se a análise do caso referente à empresa Fespe S.A – Exportação, Agricultura, Indústria e Comércio e a formulação de propostas acerca da renovação de sua estrutura e de suas estratégias principais. Dentro disso, tais indicações seguirão a ordem previamente estabelecida pelo roteiro do trabalho.

Perfeita interação com um sistema de planejamento estratégico e de análise de negócios

Para que uma empresa possa construir um Planejamento Estratégico sólido, uma das etapas principais é o esclarecimento de sua Rede Escalar de Objetivos, que será responsável por aliar o Planejamento com estrutura e com os processos a serem realizados. Sendo assim, a Rede Escalar da empresa Fespe S.A apresenta a seguinte composição:

  • Missão da empresa

Buscar a satisfação do cliente mediante a disponibilização de nossos produtos agroindustriais e serviços de qualidade, de modo a agregar valor ao agronegócio.

  • Propósitos

Permanecer e desenvolver a atuação nos setores alimentício e de fertilizantes, além de aderir a oportunidade nos ramos de sementes e o atacado de produtos agroindustriais.

  • Postura Estratégica

Sabendo que para definir uma postura estratégica adequada é necessário que a organização conheça a si própria e aqueles que a cercam, foi, a princípio, desenvolvida sua Matriz SWOT.  [pic 1]

 

Feito isso, a Postura Estratégica da Fespe S.A pode ser definida como: Usufruir do capital humano e capacitado para desenvolver a produtividade no setor atual, além de, sob um novo olhar mercadológico, crescer nos setores de sementes e agroindustriais com vistas de superação das estratégias dos concorrentes.

  • Objetivos da empresa

1) Marketing: Alavancar as vendas por meio de produtos acessíveis e de qualidade.

2) Produção: Dar início e desenvolvimento aos novos mercados a serem explorados.

  • Objetivos Funcionais

1) Equipes de pesquisa (marketing); Coordenador Financeiro; Unidade de Alimentos e Fertilizantes (setor operacional).

2) Equipes de pesquisa (marketing); Gerente Comercial; Analista de Treinamentos e capacitação (Recursos Humanos); Unidade de Produtos Agroindustriais e Unidade de Sementes (Setor Operacional).

  • Desafios

1) Dentro de 6 meses, aumentar em 25% o engajamento dos clientes, fazendo uso de e-mails e redes sociais.

2) Dentro de 12 meses, obter 5% da fatia de mercado correspondente ao setor de sementes e produtos agroindustriais no atacado da região.

  • Metas

1) Publicar dois posts semanais que ressaltam o aspecto natural do produto, além da qualidade e dos impactos na saúde do indivíduo.

2) A cada duas semanas, realizar avaliações do processo produtivo, a fim de analisar a qualidade dos insumos assim como do produto final.


Perfeita interação com a estrutura organizacional

        Nessa etapa analisamos a composição da estrutura organizacional da Fespe S.A, identificando possíveis ineficiências ou disfunções e propondo as devidas alterações a serem feitas. [pic 2]

A primeira mudança foi no setor operacional onde incluímos mais duas unidades, as de sementes e de produtos agroindustriais, mercados que, como consta nos propósitos organizacionais, passarão a ser explorados futuramente. A segunda mudança foi a substituição da gerência de vendas no mercado nacional para o departamento comercial com os seguintes setores: gerente comercial, marketing, analista de inteligência comercial, vendedores, assistente de atendimento ao cliente e, por fim, analista de pós-venda. Já no terceiro departamento, incluímos o departamento de RH com os cargos de diretor de RH, gestor de recrutamento, supervisor de cargos e analista de treinamento e capacitação. Por fim, no quarto departamento mantivemos a gerência administrativa e financeira por conta de seu caráter fundamental em todas as empresas e trocamos alguns setores desse departamento, colocando áreas características do setor financeiro como coordenador financeiro, coordenador contábil e serviços gerais, igualmente importante para o ambiente da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (97.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com