TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INDIVIDUAL - GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  4/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão de projetos

Módulo: 1-6

Aluno: Hamilton Correia Silva

Turma: Gestão Empresarial

Tarefa: AI Gestão de Projetos – Análise das empresas CCC e DT produções

Características do projeto 

        A CCC é uma organização que atua no ramo de atacado de roupas. Como estratégia competitiva, a empresa visa uma diferenciação no mercado através de promoção cultural para o fortalecimento de sua marca. Assim criou um programa nacional a fim de patrocinar eventos culturais. A empresa adquiriu a DT produções aproveitando sua expertise na promoção de eventos. A DT produções com recursos e patrocínio da CCC tem um plano de realizar um evento musical em Porto Alegre no Centro de Eventos FIERGS que já conta com alguns recursos materiais para realização do evento.

        É possível identificar as características que tornam esse evento um projeto pelos seguintes aspectos:

- Temporareidade: há um período definido para realização do projeto. Que se sabe inicialmente que é no final do ano;

- Unicidade: há um produto único de entrega desse evento. Que mesmo tendo similaridades com possíveis eventos que já ocorreram ou que possam ocorrer, o fato de ter características peculiares como ser um grande evento musical, com um repertório da década 80, no Centro de Eventos FIERGS o torna único;

- Progressividade: há um sequenciamento natural de atividades para realização do evento em si. Haverão fases de iniciação, planejamento, implementação do evento, monitoramento e controle e o encerramento do projeto.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

        A CCC é a patrocinadora do projeto e a DT Produções a empresa executora que terá pela frente a missão de gerenciar de fato o projeto, desde a iniciação até o encerramento.

O Guia PMBOK descreve 47 processos de gerenciamento de projetos, que são agrupados em 5 grupos de processos distintos, a saber:

- Iniciação;

- Planejamento;

- Execução;

- Monitoramento e Controle;

- Encerramento.

Seguindo os grupos de processos do guia PMBOK podemos descorrer sobre cada um deles que completos podem constituir as fases de vida do projeto.

Na iniciação será apresetado o termo de abertura com a justificativa e o objetivo do evento assim como a identificação dos stakeholders analisando seus interesses e poderes para alavancar o potencial do evento.

No planejamento fazer a definição do escopo (o que será a entrega), detalhando o escopo do produto com a estimativa do alcance de público do evento, duração do evento, bandas, local do evento, serviços que serão oferecidos ao público durante o evento (alimentação, diversão, segurança...). Elaborar as premissas que irão nortear o evento assim como as restrições que devem ser observadas para evitar problemas na implementação do evento. Planejar as aquisições que serão necessárias para o evento. O orçamento e custos do projeto, detalhando as despesas assim como destinar reservas de contingenciamento e gerenciamento para situações emergenciais. Definir os recursos humanos necessários relacionar as pessoas com seus papéis e responsabilidades na execução do evento. Fazer o cronograma do evento definindo e sequenciando as atividades e estimar os recursos e trabalhos para realização do evento. Elaborar os requisitos de qualidade conforme a expectativa para a execução estipulando a tolerância mínima para cada processo assim como criar formas de mensurar. Identificar os riscos fazendo uma análise dos possíveis impactos que poderiam causar na execução do evento. É importante relacionar a probabilidadade e o nível de exposição criando um plano de resposta para cada item elecando. Planejar o gerenciamento da comunicação visto que a comunicação entre as partes interessas é um fator decisivo para o sucesso do evento. Finalizando todos os planos descritos acima se faz necessários a aprovação junto ao patrocinador e/ou gerente de projetos.

Na execução serão implementadas o que foi construído no planejamento. Desde a contratação de pessoas, bandas, patrocínio, parcerias e publicidade, passando para possíveis ajustes devidos a imprevistos até a realização do evento em si.

No monitoramento e controle relatar e mensurar o cumprimento em relação ao escopo, cronograma, orçamento, qualidade, riscos, recursos humanos, comunicação e aquisições.

No encerramento, ações voltadas para a desmontagem do evento e pagamento a fornecedores. Assim como uma avaliação geral do projeto.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

        O Guia PMBOK traz três principais estruturas organizacionais: Funcional, Matricial (que pode ser fraca, balanceada ou forte) e Projetizada. A Estrutura Funcional é a forma mais tradicional de estruturação de uma empresa. Apresenta uma característica de verticalização, com divisão em funções e departamentos, é também conhecida como estrutura piramidal. A Estrutura Matricial possui uma estrutura similar a funcional, mantem-se os departamentos funcionais, porém é criado um departamento ou pessoa, mas focado em projetos, com responsabilidades definidas. De acordo com o nível de poder entre o gerente de projetos e o gerente funcional pode ser classificada como Matricial Fraca (gerente funcional tem mais influência que o gerente de projetos), Matricial Balanceada (gerente funcional e gerente de projetos tem o mesmo nível de influência) e Matricial Forte (poder do gerente de projetos sobrepõe ao do gerente funcional). A Estrutura Projetizada tem o foco voltado à realização de projetos, direcionando seus recursos para esta atividade. Os gerentes possuem poder e autonomia na condução dos projetos.

        Analizando a empresa CCC e a DT produções é nítido as diferenças entre elas. Uma é voltada para o mercado tradicional e a outra, que foi adquirida especificamente para elaboração de eventos, voltados especificamente para projetos.

        Percebe-se que a CCC tem características de uma estrutura funcional. Com departamentos e funções bem definidas para execução de suas atividades rotineiras. Pelas informações fornecidas, não há como precisar se a empresa não tinha um setor dedicados de projetos, mas presume-se que não é o caso pela necessidade de fazer a aquisição da DT Produções.

        A DT Produções já tem o DNA de projetos, com finalidade para execução de eventos. Cada evento realizado é um projeto que foi concebido com todas as características próprias. Assim, é perfeitamente cabível classifica-la com a estrutura Projetizada.

Referências bibliográficas

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK®). 5. Ed. Newtown Square, PA: PMI, 2013a.

VALLE, André. Fundamento do Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro – FGV  2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (327.5 Kb)   docx (817.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com