TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INDIVIDUAL INOVAÇÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  17/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Inovação Estratégica

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Diangeles Costa Mesquita

Turma: 05211_5

Tarefa: Redigir um texto acerca dos diversos motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso e como os conceitos e as ferramentas vistos no decorrer do estudo da disciplina podem ajudar a mudar essa realidade.

Introdução

Na era da transformação digital as organizações precisam estar voltadas em buscar idéias e inovações que possam atender as demandas de uma sociedade em constante transformção dos padrões estabelecidos, pois a velocidade da informação revela a importância do empreendedor estar atento aos novos modelos de negócios, tendências e tecnologias disponíveis para cada segmento. Logo, se acomodar e manter-se inerte diante das novidades do mercado pode custar o fim do empreendimento em um curto espaço de tempo.

Nesta perspectica, o empreendedor precisa buscar sem temor implementar e fomentar na sua empresa ferramentas e mecanismos que favoreçam o desenvolvimento de idéias e insights inovadores, mesmo com o risco de errar em determinadas ocasiões.

Motivos que podem levar uma ideia empreendedora ao fracasso

Em que pese a mutabilidade do mercado contemporâneo muitas empresas recém formadas e, até aquelas já estabilizadas, não conseguem desenvolver produtos que atendam as reais necessidades do mercado, o que pode ocasionar a extinção da organização perante a dificuldade implementar uma cultura inovadora e um diferencial em um mercado competitivo.

As organizações de modo geral precisam estar focadas em atender de forma eficiente a resolução das demandas propotas pelos próprios clientes, além da propoposição de inovações que possam manter a empresa atualizada as novas tendências, através de um processo que precisa passar por constante aperfeiçoamento. Logo, muitas ideias que a princípio se revelam viávies fracassam pelo fato de não partirem do pressuposto que o produto está relacionado com uma finalidade específica de resolver um problema ou atender uma necessidade alheia.

Por conseguinte, outros fatores estão relacionados ao fracasso inicial de uma ideia empreendedora, como por exemplo os custos envolvidos na estruturação inicial da organização que necessitam um planejamento prévio do empreendedor, a fim de não comprometer as finanças do empreendimento ao lançar-se no mercado. A dificuldade de formar uma equipe qualificada voltada para a inovação e que possa atuar de forma proativa na empresa também pode comprometer o sucesso incial de uma ideia empreendedora. Além disso, a forte concorrência do mercado e até a dificuldade de definir um modelo de negócio que possa atrair e desenvolver produtos voltados a de fato atender os clientes de maneira satisfatória.

Como evitar a mortalidade das empresas nos primeiros anos

As empresas nos primeiros anos de existência precisam desenvolver um planejamento estratégico que possibilite definir um modelo de negócio inovador apto a desenvolver produtos ou serviços com propostas de valor voltadas a satisfazer as necessidades dos clientes, porém a viabilidade do negócio passa pela estruturação financeira inicial do empreendimento, através da análise criteriosa do mercado e a testagem dos produtos por meio de prototipagem, com vista a obter um diferencial e um campo de atuação do produto, através de uma estratégia de mercado eficiente perante os concorrentes.

 Neste contexto, estar atento a feedbacks dos clientes é fundamental no aperfeiçoamento e desenvolvimento das atividades da empresa. Logo, não basta ter uma ideia inovadora, a análise da viabilidade econômica dos produtos e serviços é fundamental na implementação e de inovação do negócio. A estruturação desta ideia passa por um processo inicial de exploração que visa atender a necessidade do cliente como o menor custo possível e, concomitantemente, a explotação que consiste no lançamento do produto no mercado, ou seja, na implementação da ideia através de um processo que depende da própria viabilidade do negócio e dos mecanismos envolvidos no processo de construção da proposta de valor ofertada ao cliente.

Conclusão

A partir dos pressupostos acima citados, de preende-se que não basta ter uma boa ideia para garantir o sucesso do empreendimento, é necessário um prévio planejamento estratégico voltado a não só desenvolver um produto viável financeiramente, mas também com a capacidade de atender as reais necessidades dos clientes por meio de uma proposta de valor bem definida. Neste contexto, ter uma cultura inovadora e a coragem de assumir riscos é fundamental, todavia, o planejamento precisa estar bem definido com uma estratégia de comunicação eficiente e orientada a atender os anseios do destinatário final do produto. Por fim, o líder do empreendimento precisa ter a capacidade de arriscar, experimentar e testar novas ideias, além de estimular sua equipe a desenvolver ideias inovadoras dentro de um ambiente de constante transformação.

Referências bibliográficas

PEREIRA, Sérgio Carlos de Souza. Inovação Estratégica. Rio de Janeiro: FGV, 2021.

Mortalidade das empresas: entenda tudo sobre e saiba como evitar. https://forbes.com.br/principal/2019/05/10-principais-causas-de-fracasso-de-pequenas-empresas/#foto9. Acesso em 03/07/2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (205.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com