TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS A Gestão de Pessoas

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

Passo 1 - Artigo: “Gestão de Pessoas como parceira principal para o sucesso organizacional”

Conforme analise do artigo “Gestão de Pessoas como parceira principal para o sucesso organizacional” de Cátia Dalla Valle, falaremos da relação entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.

Antigamente a área de Recursos Humanos tratava de forma mecanista a contratação de profissionais, exigindo experiência técnica e total obediência aos superiores.

A Gestão de Pessoas, por outro lado, se atentava a participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento humano visando a humanização das empresas.

Com a Globalização, as empresas se viram obrigadas a mudar os conceitos de Gestão de Pessoas a fim de se manterem em constante crescimento.

O talento humano e suas capacidades produtivas começaram a ganhar espaço e o homem aprendeu a se valorizar dentro da empresa.

Antes as pessoas buscavam motivação na remuneração, hoje elas buscam a felicidade, a auto realização e a satisfação.

A revolução tecnológica causou diversas mudanças nas relações de trabalho. As organizações se tornaram mais ágeis e flexíveis começando assim, a Gestão de Pessoas regida pela competitividade.

A Gestão de Pessoas começou a enxergar os talentos como fonte de competitividade e produtividade para as organizações.

A visão individualista de gestão agora da lugar a uma gestão humanizada, inteligente, onde o trabalhador deixou de ser visto como um objeto para ser visto como um “colaborador”.

Diante desse panorama as empresas começam a investir em pessoas e talentos, visando o sucesso organizacional.

Na intenção de alcançar resultados para o atendimento das necessidades dos seus clientes, as empresas mudaram sua maneira de gerir dando maior atenção ao capital intelectual trazendo inovação, flexibilidade e descentralização da gestão. Fazendo uso das habilidades individuais dos seus colaboradores para favorecer o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe e a comunicação, para alcançar produtividade e qualidade de serviços e produtos.

O capital humano hoje é visto como o bem mais importante das organizações. As empresas perceberam que hoje não é possível trocar de colaborador a cada erro cometido, é preciso educá-los diante das dificuldades do dia a dia aprimorando suas habilidades e atitudes.

Nesse contexto, a Gestão de Pessoas percebeu a importância do capital humano dentro das organizações para o sucesso nos negócios, abriu-se uma nova visão de conhecimentos de potencialização de resultados através da integração do capital humano, desempenho e motivação.

Passo 2 – Planejamento Estratégico de Recursos Humanos

O Planejamento estratégico em recursos humanos é importante para atender as necessidades das empresas, gerencia informações, orienta os membros de uma determinada organização para cumprir suas missões. Através do planejamento é possível que a empresa atinja seus objetivos organizacionais podendo ser de longo, médio ou curtos prazos, favorecendo e incentivando o alcance dos objetivos individuais dos colaboradores, e ajuda também a empresa a selecionar e organizar os negócios.

As pessoas são responsáveis pelos seus resultados organizacionais, porém elas necessitam das mesmas para satisfazer suas necessidades e desejos, pois não existem organizações sem pessoas. Nesse contexto, o planejamento estratégico em recursos humanos é uma ferramenta aplicada para auxiliar os gestores.

Atualmente, o mercado evolui nos mais diversos ramos do conhecimento humano, isso causa uma busca constante de novas técnicas e métodos, com as mudanças representadas pelos aperfeiçoamentos aplicando técnicas de gestão moderna que requerem competências específicas, onde devem ser orientados no ambiente de aprendizagem. A importância da produtividade, os recursos humanos necessitam e dependem da estratégia da organização, para agregar produtos e serviços, pondo em prática as mudanças constantes que levem à maior produtividade e á melhor qualidade de produto ou serviços.

Com as novas necessidades técnica e estratégias pode-se criar uma forma equivalente de avaliação identificando pontos positivos e negativos ao rumo de uma melhoria.

A estratégia deve ser criada dentro das organizações identificando as necessidades dos colaboradores a curto, médio e longo prazo. No curto prazo se definem as necessidades básicas no tempo de 1 ano; o médio avalia e determina o planejamento estratégico organizacional no período de 1 ano a 3 anos; tratando-se de longo prazo as condições do pessoal por um tempo não inferior a pelo menos 5 anos. A estratégia é o movimento de todos os recursos humanos da empresa no contexto global visando atingir objetivos definidos posteriormente. A estratégia reconhece os conceitos, os valores e as perspectivas participadas pelos membros da organização.

A forma sistemática do planejamento estratégico organizacional de recursos humanos pode planejar o desenvolvimento das técnicas de recrutamento, seleção, capitação, etc. A colaboração dos processos de recursos humanos junto às organizações tem como obter ou ampliar a competitividade frente ao mercado de trabalho.

Outro aspecto importante para o sucesso da implementação do planejamento estratégico é ficar atento às mudanças e transformações do mercado competitivo, por exemplo: a captação é um dos grandes diferenciais e passou a dar mais atenção ao planejamento para atender as necessidades da empresa.

Portanto, neste texto concluímos que o planejamento estratégico em recursos humanos se tornou uma necessidade nas organizações, como uma ferramenta útil para a gestão das organizações, mostrando que o planejamento, se bem aplicado, pode tornar a gestão empresarial mais organizada e contém decisões antecipadas sobre a linha de atuação a ser seguida pela organização no preenchimento de sua missão.

Benefícios da Implantação da Gestão Estratégica de Pessoas são:

• Maior flexibilidade;

• Agilidade nas tomadas de decisões;

• Melhor conhecimento dos seus concorrentes;

• Melhor comunicação entre os colaboradores;

• E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com