TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão de Pessoas

Por:   •  7/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.140 Palavras (29 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 29

 

 

GESTÃO DE PESSOAS:

ATPS CONCLUÍDA

Belo Horizonte / MG

2015

INTRODUÇÃO

A gestão de pessoas hoje é uma ferramenta muito utilizada nas empresas, pois sua forma de gerenciamento eleva a autoestima dos funcionários, efetiva melhores contratações, tem mais atenção aos processos e isso resulta na elevação da qualidade dos produtos e serviços comercializados pela empresa.

Essa área tem sido cada vez mais procurada pelas empresas, pois se entende hoje que funcionários satisfeitos, motivados pela empresa e felizes por trabalhar nela traz inúmeros benefícios ao empreendedor.

Reger uma equipe com alto nível de qualidade diferencia a empresa em questão de seus concorrentes dando a ela uma alta vantagem competitiva no mercado, escolhendo melhor as pessoas com qualidades necessárias para realização de cada função na empresa.

Com o novo modelo de RH trazendo com grande importância a ferramenta de gestão de pessoas, a empresa torna-se mais produtiva, melhor colocada no mercado, alavanca os negócios e por esses motivos esta ferramenta tem se tornado indispensável a empreendedores.

O mais importante que se tem de identificar no gestor a ser contratado para colocar a ferramenta em pratica é o equilíbrio, esse gestor será aquele que efetiva os treinamentos com habilidade e empolgação, tem programas justos de motivação e recompensas além de levar a equipe a bater suas metas efetivando todo o processo de recrutamento e seleção corretamente e escolhendo cada candidato apto a sua vaga.

As empresas hoje sabem que não há nada mais importante na empresa do que o seu capital humano, e por trazer a empresa melhores planos de valorização e motivação é que a ferramenta de gestão de pessoas se torna cada vez mais importante nas organizações.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH

        O planejamento estratégico na área de recursos humanos é necessário para que o gestor seja auxiliado no desenvolvimento de sua empresa, cuidando de seu capital intelectual de forma correta, onde o mesmo se sinta valorizado e motivado efetivando uma melhoria no resultado que a empresa apresenta.

        Para que seja efetivado com sucesso o planejamento estratégico deve ter um banco de dados atualizado, uma moderada flexibilidade para que se possa contornar uma situação que atrapalhe o andamento do planejamento, um objetivo específico focando em todas as áreas funcionais da empresa para que todos trabalhem em total sincronia em busca do bem comum. É importante que a área analise e apresente soluções aos objetivos que a empresa tem hoje e como podem ser superados.

        Todo planejamento estratégico tem de ser elaborado em longo prazo, mas, devem ser definidos os resultados a serem alcançados em etapas de curto prazo dentro de uma sequência estipulada para que o resultado do projeto seja eficaz estabelecendo cronogramas com prazos e orientações aos colaboradores. Á área funcional de recursos humanos é a mais instável do ponto de vista financeiro, pois o mercado está em constante processo de mudanças no comportamento geral, e para lidar com essas mudanças é que entra o critério da flexibilidade nos processos, para que em uma emergência eles possam ser modificados sem atrapalhar o objetivo final.

        Essa área funcional vem da necessidade que as empresas têm cada vez mais de orientação em relação às mudanças constantes do ambiente interno e externo da organização, e depende sempre de seus níveis de produtividade para que possa elaborar todos os projetos necessários voltados ao colaborador, além da distinção da melhor forma de implantação da estratégia elaborada em cada setor da empresa, sendo eles financeiro, humanos e tecnológicos.

        Dentro das empresas as pessoas são o diferencial e por isso o RH se torna uma parte tão importante da organização, pois, nenhuma empresa consegue chegar aos seus objetivos sem funcionários satisfeitos, qualificados e engajados, que vestem a camisa da empresa e dão o seu melhor todos os dias, e o RH sabe valorizar essas atitudes dos funcionários, pois foca nessas qualidades existentes, trazendo aos mesmos uma melhor preparação para o trabalho, treinamentos especializados, politicas de benefícios e compensações, fazendo com que o

funcionário se sinta bem em trabalhar na empresa e que tenha benefícios bons dentro do que a empresa pode disponibilizar aumentando sua vantagem competitiva por ser uma empresa diferenciada, e não uma empresa comum.

        Adotando os procedimentos orientados o Sr. Pedro terá uma empresa crescendo continuamente no mercado tendo total direção e controle da mesma, além de ter uma visão otimista de seus clientes e fornecedores. Lembrando que a empresa tem de efetivar continuamente monitorações gerais de seus processos para que se certifique de que a mesma não está regredindo, mas sim crescendo de acordo com o planejamento.

Empresa: GRÁFICA IMPRESS

Análise SWOT

INTERNAS

Forças (Strengths)

Fraquezas (Weaknesses)

  • Possui equipamentos de ultima geração;
  • Atendimento diferenciado Proprietário;
  • Nova sede / Novos equipamentos.

  • Ambiente familiar;
  • Falta de planejamento;
  • Falta profissional na área de Gestão de Pessoas;
  • Não são oferecidos benefícios Espontâneos;
  • Recrutamento de forma informal.

EXTERNAS

Oportunidades (Opportunities)

Ameaças (Threats)

  • Referencia em serviços gráficos;
  • Presta Serviços personalizados.

  • Pontualidade na entrega dos serviços;
  • Nível de qualidade dos serviços.

O presente relatório tem como objetivo principal, auxiliar o Sr Pedro fundador da empresa Gráfica Impress na busca de novos conhecimentos, crescimento e sobrevivência de sua empresa que atua no segmento de serviços gráficos. Dessa forma auxiliaremos a empresa em questão quanto ao seu planejamento estratégico. Após uma breve pesquisa, foi possível constatar que a empresa está passando por serias desorganização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (314.4 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com