TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Gestão de Pessoas

Por:   •  1/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Pessoas

Aline Cristina Souza RA: 8646273026

Aureliana da Silva Cerqueira RA: 8407984004

Carolina Pereira Queiroz RA: 6945460077

Jaciane Maria de Lima RA: 8416126192

Jéssica Fernanda de Silva RA: 9902003293

Mariana Martins Ferreira RA: 8228966424

Simone Carlos da Silva RA: 9025435164

Thaís Bescanio RA: 1299104132

Prof. Samuel Gonçalves

Limeira/SP 2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 PASSO 1 e 2 - FICHAMENTO ÚNICO        

2 PASSO 3 PROBLEMAS E SOLUÇÕES        

3 PASSO 4 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO        

4 DIREITO TRIBUTÁRIO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


INTRODUÇÃO

Esta Atividade Prática Supervisionada tem como objetivo levar a todos os leitores o entendimento e compreensão, para que fiquem claro os temas aqui abordados e para que se compreenda que vivemos em sociedade e é difícil de separar o comportamento das pessoas do organizacional, já que a maior parte do tempo estamos dentro das organizações, onde as mesmas depende de pessoas para que seus objetivos e estratégias sejam atingidos para assim se cumprir suas missões.

PASSO 1 e 2 – FICHAMENTO ÚNICO

O avanço nas últimas décadas tem levado as empresas a buscarem novas formas de gestão com a intenção de aprimorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional, somando esses fatores tem-se o pleno atendimento das necessidades do cliente. Para isso é imprescindível a participação de todos que compõe a empresa, neste sentido o espírito de equipe é essencial. As organizações precisam investir, mas em seu quadro de pessoal. Um gestor estará gerenciando pessoas o tempo todo, podendo ser uma micro empresa ou multinacional. O grande desafio é incentiva-los, motiva-los e fazer com que os objetivos da organização sejam seus objetivos, e que o trabalho além de ser seu sustento, seja seu grande prazer. Partindo do pressuposto de que as pessoas são a base de qualquer empresa podemos então concluir que elas são o sustentáculo para que as organizações possam prestar serviços de qualidade elevada, por isso merecem toda atenção por parte das empresas, é preciso ser uma via de mão dupla, as pessoas oferecem qualidade de serviços e as empresas o caminho para o alcance dos seus objetivos.

PASSO 3

Após a identificação segue tabela com os problemas e suas propostas de soluções, juntamente com missão, visão e valores:

  • Missão

Oferecer serviços e produtos de alta qualidade através da melhor tecnologia de uma equipe qualificada e comprometida.

  • Visão

Ser a empresa modelo na área em que atuar, com rentabilidade que garanta o crescimento e o cumprimento do papel social da empresa.

  • Valores

Melhoria contínua, cliente, superação humana, ética, transparência e cortesia no atendimento.

TABELA 1: Problemas e propostas de solução.

Problemas

Proposta de Solução

A empresa não possui um gestor contratado pela empresa.

Contratar um gestor que possa verificar as áreas que necessitam de mudanças, e para que possa diminuir os conflitos referentes a outros problemas ocasionados por falta de organização da empresa.

A empresa possui uma sala que esta sendo utilizada.

Dividir a sala que não esta sendo utilizada para que possa estar dividindo a mesma em sala de recrutamento e seleção ao qual o novo gestor da unidade ficará alocado, e também construir a sala de interatividade para os colaboradores se alocarem futuramente de acordo com as imagens em anexo A planta e anexo B imagem da sala.

Não é formalizado os objetivos da organização.

Realizar uma reunião com o Sr. Pedro que serão abordados os seguintes itens: Realizar a demissão do consultor e realizar uma vendedora mais hábil para vendedora Sênior o qual realizará as mesmas funções que o consultor. Proposta de contratação de pelo menos um designer, realocar e ou demitir caso seja necessário os colaboradores ao quais não se aplicam as normas internas ao qual será implantada na organização, propor treinamentos para que possa ser investidos nos setores da organização.

Responsabilidade de forma familiar

Analisar cargos dos colaboradores para que possam distribuir as responsabilidades de forma unificada, realizando reuniões entre os departamentos de grandes impactos para que possam ser amenizados os conflitos que afetam outros setores que fazer parte da organização como todo.

Não possui um organograma

A elaboração de um organograma dentre de uma organização é de grande importância, pois é atreves dele que são demonstrados todos os processos da elaboração do produto ou ate mesmo do serviço oferecidos ao cliente, segue o mesmo como anexo C organograma.

Divisão de função mal realizada.

Realizar a divisão de trabalhos para os setores específicos da empresa.

Atendimento / Recepção dois colaboradores.

Financeiro: um assistente administrativo (filho) e dois colaboradores para faturamento (1filho).

Compras: Dois assistentes e um colaborador.

Vendas: Duas vendedoras e uma vendedora Sênior.

Editoração / Criação: Um assistente e/ou auxiliar e Dois designer

Produção: Um gerente, cinco colaboradores para pé impressão, cinco colaboradores para impressão e seis colaboradores para acabamento.

Expedição: Seis colaboradores

Entrega: Quatro colaboradores

Não possui qualidade no atendimento

Realizar treinamentos não somente para as atendentes mais para todos os colaboradores para que ambos possam lhe dar com o cliente da melhor forma possível, o treinamento poderá ser feito através de palestras, teatros e até mesmo seminários para que os colaboradores possam atender os clientes.

Atraso

O atraso poderá ser amenizado já com a implantação do organograma, e a divisão correta dos setores para que ambos possam ser executados de forma adequada através de implantação de sistemas de qualidade o qual se aplica a ferramenta de diagrama de Pareto que tem como finalidade verificar os grandes problemas que causam efeitos de ordem decrescentes na organização, com o intuito de minimizar esses efeitos para um melhor atendimento e planejamento interno da organização segue como anexo D um modelo de diagrama de Pareto.

Possui refeitório, porém os colaboradores levam sua refeição.

Como a empresa não possui um porte colaborador muito alto neste caso a empresa poderá realizar cotações com as redes de entrega de marmita para que possa agregar valores à organização, e também para que a área de cozinha possa ser aproveitada de forma adequada, com os equipamentos corretos e para que os colaboradores possam se sentir mais valorizados.

Não são oferecidos benefícios básicos aos colaboradores.

Realizar cotações com os hospitais para que os colaboradores tenham um acesso a saúde e direito referente a mesma, também realizar cotações refrete a cesta básica adequadas para que possa ser demonstrado aos integrantes da organização que a empresa não está somente realizando o seu dever mais que também se preocupa com o que realmente oferecido aos mesmo se possui qualidade necessária para que todos possam estar satisfeitos com o que é oferecido.

Não tem programa de integração e socialização.

Elaborar o dia de integração dentro da organização, mostrando para os novos colaboradores todos os setores e a finalidade de cada um, apresentando-o para as equipes que neles possuem demonstrando assim a importância da comunicação e socialização entre os parceiros de sua organização tendo assim um feedback imediato de tal ação. Encaminhar os novos integrantes ao auditório a onde a organização possa estar passando através de slides, vídeos e até mesmo dinâmicas referentes a história da empresa demonstrando assim o seu conteúdo o QUE FAZ, COMO FAZ E PARA QUE FAZ, realizando dinâmicas com alguns membros da empresa que já estão a mais tempo para que ambos possam estar se socializando com o outro em busca de conhecimento e troca de informações.Tal procedimento tem como objetivos deixar a descrição clara das tarefas, informações técnicas sobre como executá-las de forma eficiente, também que possa demonstrar metas e resultados para que assim a organização possa estar dando o feedback adequado referente ao desempenho do novo colaborador. Também é importante no memento de integração e socialização do colaborador, a organização deverá apresentar a visão, missão e valores, seus principais produtos e serviços para que isto possa desenvolver expectativas realistas, reduzir a ansiedade de ambas às partes economizarem tempo e também diminuir a rotatividade atual e futura da organização.

Não possui plano de carreira

Implantar recursos de bolsas estudos para os colaboradores que estão realizando os cursos que possam estar agregando valores à organização. Realizar vagas internas para os colaboradores que já estão cursando na área de interesse de ambas as partes.

Não possui qualidade de vida.

Utilizar a sala que antes estava inativa, para estar trazendo aos colaboradores um conforto apropriado em horas estratégicas para que não prejudique a organização, tais ações podem estar disponíveis como nos horários de almoço e nos períodos de descanso de cada setor, na sala os conteúdos que serão oferecidos são: revistas voltadas a atuação da empresa, jornais, vídeo games, livros com várias especificações como atualidades, científicos para área de atuação da empresa cotidianos e entre outros e também o acesso ao wifi.

Fonte: Desenvolvido pelos autores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (220.5 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com