TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão de Pessoas

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.687 Palavras (15 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 15

    Etapa 1 – Passo 1


 

     Passo 2

  Nessa etapa temos como desafio, convencer e sensibilizar nosso cliente proprietário da Gráfica Impress o senhor Pedro, sobre a importância da implantação da área de gestão de pessoas em sua empresa.
  Por que ter implantado em sua empresa a área de Gestão de Pessoas?
  O mundo esta mudando com uma rapidez incrível, transformando, até mesmo, a área de Recursos Humanos, sendo nomeados como: Gestão de Pessoas, Gestão com Pessoas, Administração do Capital Intelectual, Gestão de Talento Humano, Gestão de Competência, entre outros para manterem configurados na área e representados em um novo espaço. (CHIAVENATO, 2011).
 Com estas mudanças, a demanda do mercado também cresceu de forma rápida e com ela as exigências para contratação de talentos. A Gestão de Pessoas passou a ser um agente transformador na sociedade, tendo a qualificação indispensável para atender os diversos nichos de mercado. De acordo com a visão de Claro e Nickel (2002 p. 17), percebe-se um novo formato para RH, uma vez que essa mudança foi contextualizada gradualmente. “Já faz algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformação na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implantação das mesmas”. Ainda Ribeiro (2005, p. 17), aponta o novo papel de Recursos Humanos: 
• Propor, definir e garantir um conjunto de normas e procedimentos alinhados com os princípios empresariais e de acordo com a Legislação Trabalhista; 
• Criar e operar sistemas que permitam que as oportunidades de emprego e desenvolvimento de carreira estejam disponíveis a todos; 
• Dar suporte às demais unidades da empresa prestadora de serviços ou

funcionar como facilitador nos processos de administração de pessoas; 
• Dar suporte as demais unidades da empresa no recrutamento e desenvolvimento de pessoas; 
• Criar, propor e administrar instrumentos que possibilitem uma remuneração competitiva a todos os funcionários; 
• Buscar sempre a diversidade, com o objetivo principal de aumentar o capital intelectual, de modo a garantir a capacidade de atualização e inovação da empresa; 
• Ver as pessoas e a organização como seres espirituais e ajudá-las a dar o próximo passo em seu processo de desenvolvimento; 
• Ter no treinamento a principal ferramenta para retenção do capital humano, e desenvolver novas competências para atual era empresarial; 
• Dignificar o trabalho e o ser humano.


 Recursos Humanos X Gestão de Pessoas 

    A valorização do talento humano passa a ser o principal fator competitivo no mundo globalizado. A satisfação da figura humana dentro de uma Organização se tornou essencial para o desempenho de funções.
  Com a globalização e revolução tecnológica, houve mudanças nas relações de trabalho e assim começou uma nova Gestão de Pessoas: a da competitividade, onde as pessoas passam a serem vistas com personalidades, habilidades, e percepções.
  As Organizações perceberam que pessoas satisfeitas e comprometidas, criam e produzem de forma a atender as necessidades do cliente. Portanto foi dado o nome de colaboradores à essas pessoa, pois fazem parte direta de um sucesso Organizacional.
  Para este sucesso, teve a necessidade de investimentos e desenvolvimento desses colaboradores, sendo este a valorização do capital humano, pois não há como uma empresa crescer e se destacar no mercado sem a participação e envolvimento de todos.
  Para a busca dos objetivos Organizacionais e a valorização dos colaboradores na mesma, o desenvolvimento de suas competências, o crescimento profissional e treinamento, foram táticas e investimentos para estes colaboradores. Com essa prática eles se tornam parceiros, descobrem novas habilidades e assim atendem a necessidade desta Organização.
  O sucesso de uma Organização está ligado a gestão de desempenho humano, agregando valor de habilidades e competências coletivas e motivação de pessoas.
  Com este mundo tecnológico, as pessoas e colaboradores dentro de uma organização, são um diferencial para seu desenvolvimento. Pois com a habilidade, dedicação e empenho de cada um, podem ser de grande importância para o crescimento e sucesso empresarial.

  Passo 3
  Problemas identificados na empresa Gráfica Impress:
1. Não há um processo assertivo de Recrutamento, uma vez que, ele é sempre feito de forma informal através de indicações de colaboradores. Dessa forma não são estabelecidos critérios nem exigidos conhecimentos e habilidades necessárias, e a Seleção é feita somente pelo proprietário, não havendo uma área de RH que além de trabalhar em conjunto com o Gestor fazendo um descrição e análise de cargo necessária para captar talentos e selecioná-los devidamente de acordo com os conhecimentos necessários para as vagas, além do serviço de DP ser terceirizado;
2. Poucos vendedores;
3. Alto turnover de vendedores e funcionários da produção;
4. Falta de plano de treinamento e incentivos.
Possíveis intervenções:

  Possíveis soluções para os problemas identificados na empresa Gráfica Impress :
1. Criar uma Área de Recursos Humanos (ARH) que será responsável pelo planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, dentre os quais destacamos Descrição e Análise de cargos, Recrutamento e Seleção de pessoal, Departamento de Pessoal, Avaliação de Desempenho e Treinamento e Desenvolvimento;
2. Aumentar o número de posições de vendedor na empresa proporcional ao aumento de vendas dos últimos 5 anos;
3. Implementar entrevistas de desligamento para identificar possíveis erros na Gestão de Pessoas dos vendedores e funcionários da produção;
4. Implementar um plano de treinamentos com intuito de dar um plus na produtividade e qualidade dos serviços, abrir a proposta de participação de lucros e resultados na empresa.
  Dessa forma sugere-se o seguinte para a Gráfica Impress:
  Missão: “Prestar serviços personalizados de alta qualidade na criação e impressão de materiais mercadológicos com agilidade”.
Percebe-se que é a mesma já iniciada na criação da empresa nos anos 90, missão está, que atualmente está desfigurada na qualidade e agilidade proposta, que deve ser sanada através das soluções propostas 3 e 4.
  Visão: “Ser a melhor opção em serviços de gráfica para nossos clientes, gerando valores a nossos colaboradores”.
O que consiste em aperfeiçoar o processo logístico, tendo pontualidade na entrega dos serviços.
  Valores: “Ética, compromisso com a qualidade dos serviços prestados, agilidade na entrega final, meritocracia, segurança para todos na organização e responsabilidade ambiental.”
  Ética que é a base para qualquer organização desempenhar uma atividade econômica.
  Compromisso que gera respaldo no mercado.
  Meritocracia na ocupação e promoção de cargos.
  Segurança que gere conforto para que os colaboradores desempenhem suas atividades com foco total.
  Responsabilidade ambiental no que se diz respeito a reciclagem de materiais descartáveis utilizados na empresa.
  Segundo Joziane Rizzetti e Lisandra Taschetto (2011) com o objetivo de analisar os métodos de recrutamento e seleção utilizados por empresas na cidade de Santa Maria, foi realizada uma pesquisa, para verificar os métodos e formas de avaliação utilizadas no processo de contratação de efetivos, o papel do profissional de gestão de pessoas quanto a discriminação de candidatos e a eficiência do método utilizado.
  O resultado da pesquisa foi positivo, pois na hora do recrutamento e seleção as empresas utilizam o método de recrutamento misto, com vários níveis de ensino.
  Quanto a discriminação dos profissionais de gestão de pessoas, está sendo aplicada da melhor forma possível a inclusão desses novos candidatos, todos estão sendo eficientes, não havendo discriminação quanto aos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com