TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS RECURSOS HUMANOS

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 15

Faxinal do Soturno, Novembro/2015.

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................... 3

Etapa 1........................................................................................................................ 4

Etapa 2 ....................................................................................................................... 6

Etapa 3 ...................................................................................................................... 7

Etapa 4 ...................................................................................................................... 11

Conclusão ................................................................................................................. 14

Referências Bibliográficas ....................................................................................... 15

INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará a importância dos recursos humanos empregados em uma empresa, as práticas de seleção de pessoas mais utilizadas, motivação dos funcionários. Vamos poder identificar os seis processos básicos de gestão de pessoas que são: Agregar pessoas, aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas e monitorar pessoas.

A partir dai com o plano de ação poderemos identificar os problemas dentro de cada processo, tendo a possibilidade de analisar o dia-a-dia dos colaboradores. Podendo auxiliar os gestores para aumentar a produtividade da empresa.

ETAPA 1

Gestão de Pessoas

Foi criada com a intenção de gerenciar pessoas e transformar pessoas em talentos. Onde nos dias de hoje não basta ter pessoas em uma empresa, é preciso ter pessoas com talentos. Talento é algo muito especial, é uma pessoa dotada de competências e sendo assim as empresas se esforçam para transformar pessoas em talentos.

Gestão de pessoas tem um conceito amplo, é uma área contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como cultura, estrutura, características, negócio e tecnologia da organização. Tem como objetivo ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionando competitividade, treinamento e capacitações aos colaboradores, fazendo com que cada um se sinta motivado, aumento da autoestima e satisfação, desenvolver e manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho, sabendo administrar as mudanças e manter politicas éticas e comportamento social e responsável com uma postura proativa. As pessoas se tornam parceiros da organização, com isso elas investem conhecimento, esforços, na expectativa de obter retorno (como salários melhores, crescimento profissional, benefícios).

O capital humano está cada vez mais valorizado pelas organizações, pois entendem que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas tiverem oportunidade de progredir, elas iram dar o melhor delas trazendo resultados positivos para a empresa.

O filme Tempos Modernos, onde Charles Chaplin é o ator principal, retrata a vida de um operário que tem que se adaptar ao árduo trabalho em uma fabrica. Época essa em que os funcionários eram submetidos a trabalhos forçados, muitas horas trabalhadas sem remuneração adequada e sem nenhum benefício adicional. Mostra a vida de operários com a revolução industrial, em que houve a passagem da produção artesanal para a produção em serie. Eram condições físicas e psicológicas que não condiziam com o bem estar do operário e sim uma forma que visava maior lucro independente das condições de seus trabalhadores.

O ator fazia seu trabalho sempre da mesma forma, diferente dos dias de hoje, em que o mercado exige profissionais polivalentes, mesmo que sempre realize a mesma atividade, mas o mercado exige que ele conheça o produto final e as outra atividades dentro da indústria.

Paralelo a todo esse “problema industrial” ainda podemos acompanhar a historia da burguesia em seu espirito empreendedor como também o descasso com relação ao mundo que existia ao seu redor, com suas ostentações, mansões de luxo, uma vida cheia de regalias. Enfim o filme mostra as circunstancias sociais e econômicas de duas classes sociais que possibilitaram mudanças tão decisivas para a historia da humanidade.

Hoje temos seis processos básicos que devem ser seguidos para se obter um bom resultado:

- Agregar pessoas: tem a finalidade de selecionar pessoas com perfil adequado para cada cargo de forma que a empresa agregue um capital humano qualificado e capacitado para o cargo e o candidato possa desempenhar todo seu conhecimento em uma função que o mesmo escolheu e definiu para sua carreira, assim se devolvendo rapidamente e com isso fazendo com que a empresa alcance os resultados desejados (Vieira, 2010).

- Aplicar pessoas: significa que uma vez recrutadas e selecionadas, as pessoas deverão ser integradas a organização, posicionadas em seus respectivos cargos e tarefas e avaliadas quanto ao seu desempenho (Chiavenato, 2008).

- Recompensar pessoas: existem inúmeras formas de remunerar, fixa como um padrão e outras de forma variável, de acordo com a produção do colaborador por exemplo. Para Chiavenato (2008), remuneração constitui os elementos fundamentais para incentivar e motivar os funcionários da organização.

- Desenvolver pessoas: busca manter o desenvolvimento do colaborador tanto para sua área de atuação como para possíveis áreas de crescimento profissional, porem os processos de desenvolvimento de pessoas envolve questões como preparação de lideranças, gestão de aprendizagem, novos talentos e do aprendizado organizacional (Chiavenato, 2008).

- Manter pessoas: esse processo visa manter os colaboradores satisfeitos e motivados precisa trabalhar um conjunto de cuidados especiais como, estilos gerenciais, programas de higiene e segurança do trabalho que assegurem a qualidade de vida na organização (Chiavenato, 2008).

- Monitorar pessoas: esse processo não tem como objetivo a fiscalização dos cumprimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com