TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Recursos Humanos

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SANTO ANDRE

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

 

ATPS: Administração de Recursos Humanos

Atividade desenvolvida para a disciplina Administração de Recursos Humanos, apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação das Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS), sob orientação da profª.

Santo André

Novembro/2014

Etapa 1

Nos Estados Unidos em (1929), ocorreu à grande crise econômica que atingiu toda a sociedade norte-americana, o desemprego e a fome passou a fazer parte do cotidiano da sociedade. Neste cenário foi criado e baseado em fatos reais o filme “Tempos Modernos” com o ator Charles Chaplin. Naquela sociedade o sistema de industrialização se caracterizava basicamente num sistema de linha de montagem e especialização das tarefas. O empresariado tinha uma visão baseada no capital financeiro e sua preocupação era aumentar a produção, os funcionários eram tratados como se fossem peças integrantes das máquinas.

O tempo para suas necessidades básicas era reduzido com o intuito de sobrar mais tempo para produção, exemplo redução do tempo da refeição. O maior investimento não era em pessoas, mas sim na produção. A estratégia era explorar cada vez mais a mão de obra. A busca por inovação era sempre voltada para a maior produção em menor tempo possível.

A Gestão de Pessoas caracteriza-se pela modernidade de um conjunto com políticas e práticas bem definidas dentro das organizações, para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

 As pessoas constituem a vantagem competitiva das organizações, os investimentos que são aplicados nas pessoas são cada vez maiores, as empresas investem em treinamentos e oferecem condições para que as pessoas se qualifiquem profissionalmente. As pessoas são vistas como humanos na sua própria integridade e consideram suas necessidades, pois as “empresas” enxergam que para ter uma produção maior e poder atender seus clientes, as pessoas que fazem parte da organização precisam ser tratadas como humanos.

A gestão de pessoas é uma área contingencial e situacional e dependente da cultura, estrutura, características, negócio e tecnologia da organização. Analisando os métodos de hoje fica claro a grande distância de conscientização por parte dos empresários do passado e o novo conceito de gestão de pessoas que conduzem as organizações, tratando de pessoas e colaboradores que têm necessidades e particularidades e devem ser consideradas. No período de 1929, o filme “Tempos Modernos” retrata muito bem essa distancia e diferença de conceitos onde os operários eram explorados pela força de trabalho e os empresários buscavam apenas o aumento na produção.

Antigamente as empresas se relacionavam com os operários apenas praticando uma relação de troca de força de trabalho por remuneração. Hoje as organizações com a gestão de pessoas inseridas em suas estratégias para obter melhores resultados, consideram alguns aspectos fundamentais. O ser antes visto apenas como operário ou funcionário agora é reconhecido como pessoa e ser humano dotado de conhecimento, atitudes e habilidades que agregam muito as organizações. As pessoas assim como são tratadas, são motivadas a fornecer as organizações sua capacidade intelectual, seu talento, suas criatividades e com reconhecimento tendem cada vez mais se comprometer e contribuir com o processo de renovação que tanto as organizações se aplicam.

A parceria que existe entre as organizações favorece ambos os lados, pois as pessoas investem conhecimento e esforços na intenção de obter retorno em contra partida as organizações também investem nas pessoas com treinamento, benefícios, remuneração e programas de lazer e interação social. Esta relação mútua de troca traz resultados benéficos tanto às organizações como às pessoas, satisfeitas produzem mais e onde suas as organizações tem seus lucros maximizados.

Nos dias passados o investimento era focado no capital financeiro. Quando uma organização investe em capital intelectual, ou seja, em conhecimento maior será sua lucratividade. Com a quebra de velhos paradigmas as organizações inovam com procedimentos e tecnologias, reorganizando e conquistando novas oportunidades de negócios.

Eficiente e eficaz o modelo de gestão de pessoas proporciona melhor qualidade aos colaboradores a todos quantos fazem parte da organização.

Portanto velhos conceitos deixam de existir, no momento em que a gestão de pessoas passa a fazer parte da organização, supera uma velha tradição deixando de lado o foco apenas em tarefas e trabalhando no processo como um todo, onde as pessoas são fundamentais para um processo bem sucedido, agregando valor às organizações.

Etapa 2

Passo 3 Questionário diretivo

1.       Como é exercido o recrutamento de pessoas na empresa? 

Primeiramente fazemos uma pesquisa interna entre os Estagiários, não obtendo sucesso fazemos busca em sites especializados como, por exemplo: Catho, Infojobs.

2.       A organização realiza recrutamento interno? Relate como é feito.

 Sim. O Recrutamento Interno é formalizado através de e-mail onde o setor de R.H. envia aos gestores da área, onde os mesmos repassam aos colaboradores. É feita então uma entrevista no R.H. na qual o candidato relata suas experiências e suas expectativas. Posteriomente o R.H fica encarregado de dar o feedback para o Gestor que necessita do colaborador, assim escolhendo um dos candidatos.

3.       Quais as técnicas de seleção aplicadas? 

Apenas entrevistas: com o RH e gestor da área.

4.       Como é a política salarial? Quais os benefícios?         

O aumento de salário individual é feito quando há promoção de cargo ou conforme dissídio oficializado junto ao Sindicato da classe, porém seguimos pisos salariais conforme determina a Convenção Coletiva, benefícios como vale refeição, assistência médica, assistência odontológica, vale transporte, seguro de vida, convênio farmácia.

5.       Os colaboradores fazem treinamento em que período?É realizada uma avaliação? 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (326.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com