TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Recursos Humanos

Por:   •  18/5/2015  •  Dissertação  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO

Gestão de Recursos Humanos

Atividades Práticas Supervisionadas

Diego de Faria Hilário RA 5222986284

Gustavo Simões de Souza RA 5214967218

Leonardo Meireles Cavallini RA 5644134293

Prof. Gustavo Faria

Taubaté

02/09/2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................................................... 03

DESENVOLVIMENTO........................................................................................................ 03

CONCLUSÃO ....................................................................................................................... 05

REFERÊNCIAS .................................................................................................................... 05

Introdução  

        Em todas as eras da história da humanidade, as civilizações têm se desenvolvido através da criação de novos meios de tecnologia para se desenvolver.

        Uma das maneiras de se medir o avanço tecnológico é através da maneira que determinada sociedade desenvolve suas técnicas de construção.

        A construção civil hoje não tem limites. Uma casa pode ser construída em poucas semanas e até mesmo um edifício, erguido em poucos meses.

        

Desenvolvimento  

        A dura crítica que o filme Tempos Modernos faz aos diversos regimes que agiam na sociedade mundial pode ter-lhe tirado uma indicação ao Oscar, mas com certeza marcou a história do cinema para sempre.

        O mundo vivia um turbilhão de influências. Na Europa, um partido político se fortalecia novamente fazendo frente a países tradicionais, como França e Inglaterra.

        No oriente, o socialismo e o comunismo assustavam como uma sombra ao longe, sempre ameaçando e intimando o bloco ocidental.

        Na América do Norte, o capitalismo e a produção em série cresciam e demonstravam ser a bola da vez, o jeito de se fazer certo as coisas, o famoso “American Way of Life”.

        Pode ser que, à primeira vista, este jeito americano de viver pudesse ser algo que viria para completar a vida de todas as famílias ao redor do globo.

        Com o aumento da produção em série dos principais itens consumidos pela população, as fábricas precisaram aumentar seus efetivos, contratando muitas pessoas sem muita qualificação para ocuparem vagas que exigiam muito esforço braçal.

        As máquinas eram empregadas em larga escala, mas necessitavam de mão de obra pra operá-las. Estava formado o cenário ideal para os proprietários e / ou acionistas fazerem fortuna, operários trabalhando exaustivamente para manter a produção e sem nenhum tipo de benefício ou desenvolvimento pessoal. Tinham uma função na fábrica, batiam cartão e trabalhavam o dia inteiro com capatazes totalmente desqualificados vigiando e agredindo verbalmente. Dado o fim do expediente, batiam o cartão e iam pra casa exaustos. No outro dia, repete-se a cena, nenhum incentivo, nenhum benefício, nada.

        O proprietário da empresa fazia as coisas como bem queria, sem um planejamento, sistema ou plano de carreira para seus comandados. Dava a ordem, quem obedecia continuava empregado, quem contestasse, era demitido.

        A falta de segurança no trabalho e funcionários tratados como animais eram rotina. Tratados como robôs, a empresa não se envolvia nos problemas dos colaboradores. Fosse uma doença ocupacional ou problema pessoal. Os empregados eram simplesmente números e tratados como tais.

        A situação só começa a mudar quando as organizações conseguem enxergar que a principal ferramenta (e mais valiosa) da empresa se encontra justamente no empregado.

        Na época do início da industrialização, na era clássica, os focos das empresas eram o capital e as máquinas, tidas como mais importantes que os próprios funcionários. Na época pós-guerra, o foco mudou para a qualidade do produto, otimização de sistemas e lucro.

        Só a partir dos anos 90 que vivenciamos as maiores mudanças relativas a gestão de pessoas e suas funções. Ainda hoje não temos um panorama completo a respeito das atividades relacionadas a recursos humanos justamente dado a dinâmica e preocupação que as organizações têm hoje com seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (76 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com