TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de gestão de pessoas

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.166 Palavras (9 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Superior em Tecnologia de Recursos Humanos

GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina de Gestão de Pessoas Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, da Universidade Anhanguera Uniderp - Pólo Matão.

Prof.º Alessandra Cristina Vicentin

Tutora a Distância Prof. Msc. Mônica Satolani

        André Luiz Sinibaldi       RA 7163533468

        Cintia da S. Marcondes   RA 8119736297

        Jéssica Batista Ferreira  RA 715353 3490

        Marcos Roberto Aguiar   RA 7982709809

        Silvia Pires Tonelli           RA 1299518123

MATÃO – SP

Março 2014

INTRODUÇÃO

        A Gestão de Pessoas é a noção de que a valorização das pessoas é uma questão estratégica para o sucesso de uma organização, ou seja, ela entrou com o objetivo de fazer da organização ainda mais competitiva e globalizada, pois ela procura gerenciar e orientar as Relações Humanas dentro do trabalho, fazendo com que a organização não só disponha de recursos matérias e financeiros, mas também preparam de forma adequada as pessoas com condições de produzir o que realmente a organização espera. O Termo Gestão de Pessoas redefine o papel dos Recursos Humanos.

        Ela vem se modificando ao longo do tempo, hoje já faz parte dos Gestores da organização, contando sempre com o apoio do seu setor de Recursos Humanos, sempre com a finalidade de combinar as necessidades individuais das pessoas com a organização.

TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Em 1936 foi exibido o filme tempos modernos, sendo o ator principal Charles Chaplin (último filme mudo do ator), em que retrata uma crise de 1929, onde a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando parte da população ao desemprego e à fome. O ator Charles é representado pelo personagem Carlitos, onde se apaixona por uma jovem ao conseguir emprego numa fábrica.

O filme retrata uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização. Também relata as desigualdades entre as classes sociais, onde os pobres produziam para os ricos.

Na fábrica onde Carlitos trabalhava os operários eram explorados e estimulados a produzir cada vez mais e mais, além de submeter ao processo repetitivo como de apertar parafusos.

O filme não foge da realidade em que vivemos, pois ainda existe a exploração de menores e trabalho escravo, porém com pouco proporção do que naquela época. Houve muitas melhorias e conquistas dos trabalhadores, podemos verificar isso no direito do trabalho e na Consolidação das leis Trabalhistas criada desde 1943, porém não sendo revista para abranger novas profissões, ou seja, a CLT não acompanhou a evolução.

Segundo (Chiavenato, 2004). A gestão de pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionada com as “pessoas” ou recursos humanos...

Na moderna gestão de pessoas os principais processos são:

  • Agregar pessoas: recrutamento e seleção
  • Aplicar pessoas: avaliação de desempenho
  • Recompensar pessoas: remuneração e benefícios
  • Desenvolver pessoas: treinamento e mudanças
  • Manter pessoas: higiene, segurança e qualidade de vida
  • Monitorar pessoas: banco de dados.

Objetivos:

  1. 1-ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
  2. Proporcionar competitividade a organização.
  3. Proporcionar a organização pessoas bem treinadas e bem motivadas.
  4. Aumentar o auto-realização e a satisfação das pessoas no trabalho.
  5. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.
  6. Administrar e impulsionara mudança.
  7. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

A moderna gestão de pessoas visa investir nas pessoas que os atendem e os servem. Além da organização se preocupar com o colaborador, ajuda a satisfação dos seus empregados na organização. As empresas agregam valores às pessoas para ter um retorno para ambas às partes. Assim mantém uma qualidade de vida no trabalho e mantém as pessoas.

Contudo, o filme retrata a exploração do trabalho, onde o empregador explora seus funcionários, não há a preocupação com as pessoas, apenas a ganho próprio. Na moderna gestão de pessoas a preocupação é com as pessoas, quanto melhor a qualidade de vida das pessoas, melhor é o retorno para a empresa. Podemos observar no texto acima que os processos e os objetivos são ligados totalmente as pessoas, isso porque são os colaboradores que contribuem para o sucesso da organização.

INDÚSTRIA DE TRANSFORMADORES ITAIPU LTDA

Breve Histórico

Fundada em 1975, a Indústria de Transformadores Itaipu Ltda (empresa privada), possui como função a montagem de transformadores conforme as exigências dos clientes. A Itaipu é de médio porte e foi construída em um terreno de 18000 m2 sendo que o seu espaço de área construída foi de 12040 m2, situada na Av. Sergio Abdul Nour, 2106 – Distrito Industrial II, na cidade de Itápolis/SP.

Hoje a empresa possui uma considerável carteira de clientes, onde se destaca as concessionárias de energia elétrica de todo o país e um quadro de 320 funcionários.

A empresa é fabricante de transformadores de distribuição e Força nas classes de tensão até 36 KV.

Missão

Oferecer produtos e soluções voltados para transmissão e distribuição de energia elétrica no mercado nacional e internacional, buscando a plena satisfação de seus clientes, parceiros e colaboradores.

Valores

- Respeito e cordialidade na base de todos os relacionamentos

- Agilidade na tomada de decisões

- Estimular renovação

- Crescimento sustentável

- Desenvolvimento das pessoas envolvidas, priorizando o fazer acontecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (136 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com