TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - Processos logisticos

Por:   •  24/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CAMPUS VILA MARIANA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

8º SEMESTRE

CAIQUE ARAUJO DOS SANTOS

R.A: 1299121349

EVANDRO DE JESUS SALES DOS SANTOS

R.A: 1299121048

JOSÉ CARLOS PONTES ABREU

R.A: 1299121415

PROCESSOS LOGÍSTICOS:

Seção 3.4

Tecnologia da informação aplicada à logística

(PROF. PIO ARMANDO)

SÃO PAULO

NOVEMBRO DE 2016


INTRODUÇÃO

A tecnologia da Informação é importante para toda organização, pois ajuda a troca de informação dentro das empresas, onde um fluxo de informações auxilia a avaliar fatos e tomar decisões. Na logística isso também acontece, nessa área existem diversos ferramentas tecnológicas para realização de um melhor trabalho.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA

Segundo (Pires, 2011) em determinadas cadeias produtivas, a agilidade também é fator de competição. Sendo assim é necessário haver um fluxo de informações que reflitam a realidade, os dados devem estar embasados em fatos concretos, para que haja uma tomada de decisão correta, e assim resultando numa redução de custos.

A cadeia de suprimentos tem um grande fluxo de informações, é necessário cria métodos junto à tecnologia para administrar todas essas informações e extrair o melhor resultado.

A tecnologia na informação (T.I.) é a principal ferramenta no processo de informação, com ela é possível coletar, tratar, interpretar e distribuir as informações em tempo hábil e de maneira adequada.

E para isso existem diversos softwares e hardwares que realizam estas tarefas. No mundo logístico podemos citar os seguintes softwares: o CRM, que gerencia o relacionamento com o cliente, o SEM, que gerencia o relacionamento com o fornecedor, o ERP que auxilia o planejamento dos recursos da empresa integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, o DRP Planejamento das necessidades de distribuição - integra as necessidades especiais de distribuição num modelo dinâmico que inclui planos de movimentação de estoque no presente e no futuro, entre vários outros que vem surgindo.

No começo da implantação do computador nas empresas, todos pensaram que ele iria resolver todos os problemas, porém as empresas são desorganizadas, e assim as informações que as ferramentas tecnológicas fornecem precisam ser conduzidas pelo capital humano para que a organização consiga utiliza-la da melhor maneira.

2


Dentro desse conjunto de ferramentas tecnológicas, existem os hardwares, que são ferramentas de comunicação tais como Código de Barra e Leitores a laser.

O código de barras é um método de armazenagem de informações, realizado por meio de barras (em uma mesma direção), que por determinados espaçamentos, larguras e amplitudes, conseguem, de maneira rápida e eficiente, armazenar e posteriormente, por meio de um sistema de leitura, capturar as informações contidas nas barras e espaços e identificar fatores, como peso, preço, validade, volume, quantidade etc. E esses equipamentos conseguem ler esses códigos e revelar as informações necessárias sobre aquele produto/material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com