TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Classica da administração

Por:   •  27/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório 1 – Abordagem Clássica da Administração

Administração Científica

A administração cientifica é uma teoria criada por Frederick Winslow Taylor no século XX, que tem como objetivo dar ênfase nas tarefas, ou seja, nas atividades cotidianas do operário. Na época provocando uma grande revolução no pensamento administrativo industrial, seu principal objetivo foi eliminar o desperdício e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

Taylor nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, e foi um operário que se formou engenheiro pele Stevens Institute. Na época regia o sistema de pagamento por peça ou tarefa, os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto isso os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça, levando isso em conta Taylor resolveu estudar o problema de produção tanto para satisfazer os patrões como os empregados.

Esse foi o primeiro período de Taylor que dispõe das técnicas da racionalização do trabalho operário do por meio de estudos e movimentos, analisando o trabalho e o movimento de cada funcionário minunciosamente nos processos de produção assim para aperfeiçoa-los e racionaliza-los.

Assim verificou que um operário mediano produzia muito menos que sua capacidade, concluiu que um operário mais produtivo recebe mesma remuneração que seu colega de trabalho menos produtivo, perdendo assim o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade. Daí a necessidade de pagar mais ao operário que produz mais, essa essência é dita em seu livro Administração de Oficinas (1903), que:

  • O objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.
  • Para tal objetivo, a administração deve aplicar métodos científicos e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações.
  • Os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas.
  • Os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar as tarefas a fim de cumprir uma produção normal.
  • Deve haver uma atmosfera de cooperação entre a administração e trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico adequado.

O segundo período de Taylor foi com a publicação do seu livro Princípios de Administração Cientifica (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho do operário deve ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa, para tornar coerente a aplicação de seus princípios. Para ele as indústrias de sua época padeciam de três males:

  • Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção em um terço do tempo que seria o normal, para evitar redução das tarifas de salários pelos chefes.
  • Desconhecimento, pela gerencia, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.
  • Falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.

Para reparar esses três males Taylor idealizou a administração cientifica, onde é uma evolução e não uma teoria, tendo como base 75% de análise e 25% de bom senso. Para ele a administração cientifica deve ser progressivo e suavemente para assim não desagradar os funcionários e empregador.

A administração cientifica é uma combinação de: “Ciência em lugar de empirismo. Harmonia em vez de discórdia. Cooperação e não individualismo. Rendimento máximo em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem afim de alcançar maior eficiência e prosperidade. ”

Para Taylor, a organização do trabalho deve ser estudada e tratada cientificamente, e não empiricamente. Apesar de Taylor se preocupar mais com a filosofia – com a essência da ideia –, que exige uma revolução mental tanto da parte da direção como da parte dos operários, a tendência de seus seguidores foi uma preocupação maior com o mecanismo e com as técnicas do que com a filosofia da Administração Cientifica.

O principal objetivo da Administração é assegurar, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado. Assim, deve haver uma identidade de interesses entre empregados e empregadores. Taylor salienta que a maioria das pessoas acredita que os interesses dos empregados e dos empregadores são antagônicos. Ao contrário, a Administração Cientifica parte da certeza de que os interesses de ambos são um único: a prosperidade do empregador não pode existir por muito tempo se não for acompanhada da prosperidade do empregado, e vice-versa. É preciso dar ao trabalhador o que ele deseja – altos salários, e ao empregador, baixos custos de produção.

A organização do trabalho foi onde Taylor verificou que os operários aprendiam o processo de trabalho por observação aos companheiros vizinhos, notou que há diferentes métodos de fazer uma mesma tarefa, com um instrumento mais adequado pode ser realizado mais rápido. Esses instrumentos e métodos pode ser aperfeiçoado através de uma análise cientifica, essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de ORT (organização racional do trabalho), onde é baseada em:

  • Analise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos.
  • Estudo da fadiga humana.
  • Divisão do trabalho e especialização do operário.
  • Desenho de cargos e tarefas.
  • Incentivos salariais e prêmios de produção (dentro do conceito de homo economicus).
  • Condições ambientais de trabalho, como iluminação, temperatura, conforto, etc.
  • Padronização de métodos e máquinas.
  • Supervisão funcional.

Assim, juntamente a análise do trabalho e do estudo dos tempos em movimentos trazendo outras vantagens:

  • Eliminação do esforço humano e dos movimentos inúteis.
  • Racionalização da seleção e adaptação dos operários a tarefa.
  • Facilidade no treinamento dos operários e eficiência e rendimento da produção pela especialização da atividade.
  • Distribuição uniforme do trabalho para que não haja período de falta ou excesso de trabalho.
  • Definição de métodos e reestabelecimento de normas para execução do trabalho.
  • Estabelecer uma base uniforme para salario equitativos e prêmios de produção.

Teoria Clássica da Administração

A teoria clássica da administração se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na realidade o objetivo de ambas as teorias é o mesmo, ou seja, a busca da eficiência das organizações.

Henri Fayol foi o fundador da Teoria Clássica da Administração, onde partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor. Surgiu na Europa na segunda década do século XX, pois houve a primeira guerra mundial, onde os meios de transporte houve uma enorme expansão, com a indústria automobilística, as ferrovias e o início da aviação militar, civil e comercial, e a comunicação passou a uma enorme expansão do jornalismo e do rádio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com