TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Empresas

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.320 Palavras (18 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 18

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MOREIRA, Rosimery de Fátima; NUNES, Josiane Duarte; OLIVEIRA, Amarildo Fábio de; PAULA, Matheus de Souza; RIBEIRO, Márcio Adelmo Nascimento

RESUMO

O presente trabalho ao abordar sobre o tema “Gestão de pessoas estratégica pretende apresentar algumas reflexões importantes acerca das estratégias de negócios alinhadas às pessoas que colaboram com o processo organizacional. Neste sentido, buscou demonstrar que a Área de Recursos Humanos passou por transformações ao longo do tempo, fazendo que as empresas adotassem novas posturas de forma a motivar os colaboradores a um desenvolvimento profissional e pessoal continuo, visando, alinhando os seus anseios profissionais à estratégia de negócio da organização. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde se tornou possível realizar uma abordagem importante acerca de aspectos relevantes de recursos humanos, cujos dados levaram ao entendimento de que a administração de recursos humanos sofreu de fato uma evolução, demandando em contrapartida, que as empresas busquem novas estratégias para gerir pessoas, de forma que esta equipe desenvolva-se na organização, atinjam os objetivos organizacionais previamente propostos mediante um planejamento eficiente de Rh que integre, avalie e acima de tudo pleiteie a qualidade de vida e a segurança do trabalhador.

Palavras Chaves: Gestão, estratégica, pessoas

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo pretende realizar uma abordagem acerca da gestão estratégica de pessoas, onde se tornou possível salientar que esta implicação atual no cenário de Rh, deriva da era globalizada que exige das empresas melhor posicionamento e ainda captação, desenvolvimento e retenção de talentos que agreguem o seu valor aos negócios da empresa.

Neste sentido, na estruturação deste artigo foi possível demonstrarmos que a evolução dos recursos humanos como área estratégica, visa o atendimento de alguns critérios indispensáveis como liderança, avaliação de desempenho, desenvolvimento organizacional e gestão por competências como fomento para que as pessoas de fato possam compreender a estratégia da organização como um todo.
 

A gestão estratégica de pessoas visa ampliar o posicionamento da empresa investindo no capital intelectual sem perder de vista, a importância do mapeamento de comportamentos que facilitem o alcance dos resultados e objetivos e a identificação dos talentos que de fato agregam valor à organização apresentando como um dos principais desafios de gestores em todas as organizações.

O mercado está cada vez mais imprevisível e competitivo, aumentando a necessidade de um gerenciamento com foco numa gestão estratégica contínua. Para todo gestor que realmente deseja tornar-se um executivo de sucesso, é preciso começar a entender melhor como funciona a gestão estratégica, especialmente para o desenvolvimento das empresas.

2. METOLOGIA

O presente trabalho caracterizou-se como pesquisa bibliográfica, que, segundo Gil (1988, p. 48): é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

Quanto aos temas da pesquisa, foram utilizadas fontes bibliográficas das áreas dos Recursos Humanos, onde foram selecionados livros e artigos que abordam acerca da Gestão Estratégica de Pessoas cujas citações de interesse do grupo permitiram um diálogo com a literatura a realização de a fundamentação teórica apresentada a seguir:

2. REVISAO DE LITERATURA

2.1 Evolução da Administração de Recursos Humanos e suas implicações para a gestão estratégica de pessoas

A administração de recursos humanos (AREH) refere-se as praticas e as politicas necessárias para conduzir os aspectos relacionados às pessoas no trabalho de gerenciamento especificamente a contratação, ao treinamento, a avaliação, a remuneração e ao oferecimento de um ambiente bom e seguro ao funcionários da empresa. (SILVA, 2013, p.87).

Se analisarmos a evoluçao história dos Recursos Humanos no poderemos perceber claramente que inúmeros fatos históricos permeiam as transformações relacionados a esta administração:

Segundo Silva:

A Revolução Industrial foi um marco importante que trouxe profundas mudanças na relação entre capital e trabalho inicialmente as primeiras conceituações pautavam-se na funcionário como um  ser submisso que devia ordens ao empregador que poderia utilizar ao máximo da sua prestaçao de serviços.(2013, p.39)

Silva (2013, p.39) ainda salienta que a Revolução Industrial compreende um conjunto de mudanças que iniciaram com a invenção da máquina a vapor ocasionando transformações nos processo produtivos, economicos e nas relações de trabalho.

Esta mudança nas relações de trabalho acabam por influenciar as organizações que até o momento não apresentavam claramente teorias admnistrativas que pudessem sistematizar ,  organizar ou até mesmo os recursos  organizacionais.

Segundo Silva (2013) foi no periodo entre as duas Guerras Mundias que floresceram as primeiras teorias administrativas impulsionadas pela necessidade de sistematização e organização de recursos utilizadas pelas empresas, que pudessem garantir a viabilidade do novo modelo de produção através da melhoria da produtividade.

Justamente nesta época podemos citar a Organização Racional do Trabalho proposta por Taylor que fomentou a padronização da especialização da mão de obra como forma de reduzir desperdicios e aumentar a produtividade.

Nesta época quano Taylor mencionava acerca da padronização e especialização da mão de obra ele explicitava acerca da importancia do treinamento adequado para conseguir tal objetivo.

Segundo Chiavenato (1999n)apu Silva(2013, p.51) a administração de pessoas era exercidade pelo Departamento de Relaççoes Industriais, que tinha com principal objetivo conciliar os conflitos e a organização.

Nesta época surgem os conceitos de homem economico, fadiga humana dentre outros aspectos mencionados por Taylor e abordados na Organização Racional do Trabalho.

Este o periodo entre as duas guerras foi marcado por fatos históricos políticos e sociais que afetaram significativamente as organizações, como por exemplo, a crise do café na década de 20 o qual acarretou queda na produção industrial.

Segundo Silva

.. O Brasil que dependia das exportações do café, foi severamente afetado. Os preços do produto desabaram. Na maioria das cidades e bancos fecharam as portas. O desemprego se disseminou com as demissões em massa. (2013, p.53)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (309.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com