TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Empresas

Por:   •  19/10/2015  •  Seminário  •  3.340 Palavras (14 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        0

2        DESENVOLVIMENTO        0

2.1        PESQUISA DE MERCADO         0

2.2        NEGOCIAÇÃO        08

2.3        MARKETING        11

3        CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13



  1. INTRODUÇÃO

Esta é uma produção textual individual do 3° semestre do curso de Administração de Empresas e tem como objetivo oferecer um suporte teórico para o desenvolvimento pessoal e profissional na abertura de uma franquia na cidade de Paranaíba - MS.

No estudo para a escolha da franquia, podemos constatar que a pesquisa de mercado pode ajudar a estudar pessoas, assim como funcionários, consumidores, administradores entre outros, e que também faz com que as decisões administrativas se tornem mais eficazes.

 Outro ponto importante é a negociação, pois é através dela que são tomadas todas as decisões para o melhoramento da empresa e de seus funcionários, e que se faz presente desde a negociação do investimento da franquia na região até quando o negócio passa a funcionar no dia-a-dia.

E por fim, temos o processo de Marketing, onde podemos dizer que é a maneira mais eficiente de fazer a propaganda de um produto ou serviço, assim como também a propaganda da empresa. Esse por sua vez, atualmente, está sendo muito utilizando para ajudar a crescer o faturamento da empresa, sem falar que elas gastam muito na propaganda porque sabem que vão ter o retorno financeiro.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PESQUISA DE MERCADO

Sabemos que, todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos possuem certo grau de incerteza, por isso, usa-se como ferramenta de orientação no processo de decisões a pesquisa mercadológica.

Quando temos a abertura ou expansão de um novo negócio, a primeira coisa que um empreendedor deve fazer é desenvolver uma análise mercadológica, assim, a empresa pode conseguir conhecer o perfil dos clientes, obtendo sua caracterização nos aspectos quantitativos e qualitativos, identificar as estratégias dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos, e ainda analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços, assim como sistema de vendas e distribuição, politicas de preços e cobrança e qualidade dos produtos e serviços.

Após ser feito uma análise no comercio local, a franquia escolhida é a Rei da Reforma, fundada em 2012, pelo engenheiro civil René Conter, na cidade de Curitiba/PR, hoje é uma marca sob tutela da Developer Empreendimentos Imobiliários, empresa do ramo de construção de casas populares, oferece serviços de construção, reforma, elétrica e pequenos reparos.

Atualmente a marca conta com três franqueadores e possui diversos interessados nesse modelo de negócios, pois exige um baixo investimento total no valor de R$ 25 mil reais, com faturamento superior a R$ 50 mil por mês e não requer ponto comercial.

A única restrição territorial ao franqueado é a região metropolitana da cidade onde atua - outros concorrentes restringem a uma pequena região, muitas vezes a três bairros. Além disso, a rede também oferece uma gama completa de serviços, como construção de casas e sobrados, incluindo a parte de pintura e limpeza, pequenos reparos em alvenaria, serviços de elétrica e hidráulica, acabamentos e outras ações para execução total de uma obra, garantindo maior rentabilidade ao investidor.

Os motivos que nos levaram a escolha dessa franquia são bem óbvios, primeiramente foi feita a pesquisa de mercado para ver se a empresa é um negocio atrativo para a cidade, verificando também quais são as necessidades dos futuros clientes, Paranaíba, localizada no estado de Mato Grosso do Sul é uma cidade pequena com uma população, aproximadamente, de 42 mil habitantes, e como o ramo da construção civil está quente na região, logo ocorreu da franquia ser a escolhida.

Em relação à identificação e solução de problemas, as pesquisas de mercado podem ser classificadas como pesquisa de identificação de problemas e pesquisa para solução de problemas. A primeira busca identificar algum problema específico que a área de marketing possa vir a enfrentar no momento. Já a segunda por sua vez busca identificar soluções para os problemas que o departamento esteja enfrentando no momento.

A pesquisa de identificação de problema busca efetuar o geral de uma determinada situação e a partir dos resultados obtidos podem surgir problemas, posteriormente solucionadas, e ainda, de uma forma geral, pode ser dividida em: pesquisa de potencial, de participação no mercado, de imagem, de previsões, das tendências e das análises de venda.

A pesquisa para solucionar problemas busca encontrar informações que possam auxiliar a empresa a solucionar os problemas que existem na organização. Os resultados dessa pesquisa podem apontar o caminho e ações importantes que a empresa pode optar a adotar a buscar seu crescimento e desenvolvimento. Dessa forma, essa pesquisa pode ser dividida em: pesquisa de segmentação, pesquisa de produto, pesquisa de fixação de preço, pesquisa de comunicação e propaganda e pesquisa de distribuição.

A pesquisa de mercado necessita de investimentos financeiros para sua realização, portanto, é importante que pense bem e decida se vai empreender ou não uma pesquisa, para essa decisão é preciso que a empresa leve em consideração aspectos como a importância da pesquisa para a decisão, a disponibilidade de recursos, natureza da informação buscada e aspectos éticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com