TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de empresas

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  2.918 Visualizações

Página 1 de 4

8) O nível institucional corresponde ao nível organizacional mais elevado da empresa. É o nível que tem a responsabilidade de manter o relacionamento entre a empresa e o ambiente externo e traçar a estratégia empresarial mais adequada para atingir os objetivos da empresa. Das alternativas abaixo, qual que apresenta corretamente uma característica do nível institucional?

É o responsável pela condução dos negócios da empresa;

Representa a empresa diante dos acionistas, do governo e órgãos regulamentadores, dos fornecedores, dos clientes e do público em geral;

É o nível que dirige a ação empresarial como um todo;

Todas as alternativas estão corretas.

9) Não existe um sistema único de administração. Varia de acordo com inúmeras variáveis, que acabam diferenciando cada uma das formas de administração. Existem pelo menos 4 sistemas administrativos. Com relação ao sistema Participativo, qual das alternativas abaixo corretamente o define?

É um sistema administrativo autoritário, porém mais suave do que o coercitivo;

É um sistema administrativo autocrático e forte, coercitivo e arbitrário, e que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da empresa;

É o sistema administrativo democrático por excelência. É o mais aberto de todos os sistemas;

É um sistema que pende mais para o lado Participativo do que para o lado Autocrático.

10) Existem três os tipos de estrutura organizacional. Leia atentamente a seguinte definição: “É a estrutura que demonstra claramente a relação chefe-subordinado. Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade.” De que estrutura está sendo falado?

Estrutura Linear;

Estrutura Linha-Staff;

Estrutura Funcional;

Nenhuma das anteriores.

11) Que autor desenvolveu a Teoria da Motivação, que afirma que as necessidades humanas têm uma hierarquia de necessidades, formando uma espécie de pirâmide?

Sigmund Freud;

Noam Chomsky;

Abraham H. Maslow;

Jean Piaget;

12) Segundo Frederick Herzberg, no seu livro "Trabalho e Natureza do Homem"; (1966), existem dois fatores que explicam os diferentes comportamentos das pessoas no trabalho. Com relação aos fatores Higiênicos ou Extrínsecos, qual alternativa apresenta um exemplo desse tipo de fator?

Benefícios sociais;

Salário;

Políticas da empresa;

Todas as alternativas estão corretas.

13) Liderança é a capacidade de um indivíduo exercer influência sobre outras pessoas, através de um processo de comunicação, visando atingir determinados objetivos específicos. Existem três estilos de liderança. Das alternativas abaixo, qual apresenta uma caraterística do estilo democrático?

As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;

O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, à medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

Tanto a divisão das tarefas como a escolha dos companheiros fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;

O líder é dominador e “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

14) Com relação aos tipos de influência que um líder pode exercer, qual das alternativas abaixo apresenta a definição da influência por emulação?

Forçar a fazer algo sem aceitação;

Propor algo sem forçar para aceitação;

Coerção, ameaça;

Imitar com vigor para igualar ou ultrapassar.

15) Qual das alternativas abaixo apresenta características básicas da Supervisão de Primeiro Nível ou de Primeira Linha?

Depende de Perícia Técnica;

Representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com