TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Por:   •  20/9/2015  •  Resenha  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do(a) tutor(a) ISABELLA MARIS D DE S FERREIRA

Anhanguera Educacional

2014

DIREITO A SAUDE

Quando se fala em “saúde pública” imagina-se que todos têm acesso. É evidente que no Brasil temos um sistema único de saúde (SUS) que é perfeito, somente no papel é claro, pois quando se compara teoria e prática vemos que existe um contraste assustador. E mais assustador fica ainda quando lembramos que saúde pública é um direito básico, essencial a sobrevivência, que é de todos, mas que infelizmente não chega a todos.

Atualmente preconiza-se um modelo de gestão em saúde que segrega recursos e quem os recebe. Não precisamos ir muito longe para notar tal diferença em tratamento, pois se fizermos uma simples comparação entre cidades de grandes centros com outras menores nota-se o quão trágica é esta diferença, pois nos lugares mais distantes, em muitos casos, sequer água própria para o consumo têm disponível.

A solução para garantir esse direito fundamental e que está previsto na Constituição Federal de 1988 é mais complexa que se pensa. Não basta exigir dos governantes grandes investimentos nesse setor, pois na verdade o melhor investimento teria que ser em cultura, ensinando o povo os princípios da prevenção e uso correto dos meios, de forma a distribuir de maneira justa os recursos para quem de fato necessita.

DIREITO AO MEIO AMBIENTE

        Artigo 225 da Constituição Federal:

"... todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."

        É perfeito na teoria, mas se olharmos atentamente veremos que esse tal direito ao meio ambiente realmente não existe, de maneira concreta claro, pois vivemos num mundo cada vez mais poluído, cada vez com menos recursos naturais e cada vez mais nocivo.

        A tal globalização e evolução humana corre de encontro com a preservação do que seria nosso direito e isso em escalas cada vez maiores, tornando cada vez mais escasso o que seria um ambiente ecologicamente equilibrado e saudável.

        Não é incomum vermos rios contaminados por esgoto jogado por todos, lixo espalhado pelas ruas ou os grandes desmatamentos que cada vez mais nos sufoca. Hoje sofremos ainda com um problema tão grave quanto, pois a falta de planejamento dos governantes em datas passadas e a falta do uso consciente do cidadão tem nos deixado com sede. É assustador acordar e descobrir que não temos água nem para as coisas mais comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (175 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com