TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise SWOT em relação ao ensino remoto na UFLA

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Análise SWOT em relação ao ensino remoto na UFLA

A análise SWOT (Strenghts, Oportunities, Weaknesses, Threats) se trata de uma ferramenta que é utilizada para diagnosticar as condições circunstanciais de uma organização em relação à sou desempenho, tendo um olhar voltado para as características que a favorecem e para as que de certa forma a prejudicam.

Sendo assim, analisando a situação de funcionamento da UFLA durante o período de pandemia, podemos evidenciar algumas dessas características e de que forma elas auxiliam/atrapalham o desempenho da universidade. Não só desta, mas também das pessoas que se relacionam com a UFLA de alguma forma, como professores, alunos e demais funcionários.

Strenghts (Forças)

- Plataformas digitais: Mesmo que as aulas não possam acontecer presencialmente nesse momento, ainda contamos com as plataformas digitais, que auxiliam bastante em relação ao contato dos professores com os alunos. Isso garante que os professores tenham disponibilidade para atender os alunos e solucionar qualquer tipo de dúvida e acompanhar o andamento dos discentes durante o período letivo. A principal plataforma nesse sentido seria o Campus Virtual, que proporciona uma estrutura de comunicação, avaliação e acompanhamento, que torna menos danoso o estudo remoto, tanto para os professores quanto para os alunos.

Weaknesses (Fraquezas)

- Atividades e trabalhos práticos (formação de grupos e relacionamento): Mesmo tendo a plataforma do Campus Virtual como forma de auxílio para a relação entre os professores e os alunos, ainda se torna um problema a capacidade dos alunos de se reunir para realizar pesquisas em campo, para executar algum trabalho prático, para realizar entrevistas com profissionais das áreas desejadas, entre outros entraves que acabam ocorrendo durante esse período. Isso se torna uma fraqueza no sentido em que as experiências de convívio entre os discentes, tanto para realizar atividades quanto para ampliar a network, acabam sendo fragilizadas e assim impedem que haja um convívio orgânico entre os estudantes, que é tão importante para a formação de um profissional.

Oportunities (Oportunidades)

- Adaptação: é importante apontar que essa forma alternativa que está sendo utilizada para dar continuidade ao funcionamento da universidade, também evidencia a capacidade de adaptação que os profissionais tiveram para tornar isso possível durante a pandemia. Dessa forma, pode-se observar que as adversidades que desafiam as estruturas efetivas de uma organização podem ser um tanto quanto preocupantes, mas tendo em vista que a adaptação administrativa proeminente que foi adotada pela UFLA tem se mostrado funcional, entende-se o quão importante é a capacidade de adaptação da organização ao meio, enfrentando desafios e aprendendo a encontrar alternativas adequadas para neutralizar as adversidades, dando aos profissionais uma oportunidade de se reinventarem e aprenderem com esse processo.

Threats (Ameaças)

- Monitoramento de fralde/plágio (cola): Tendo em vista que as avaliações estão acontecendo também via EaD, sabe-se que não é possível fazer o monitoramento completo sobre as condições nas quais os alunos realizam as provas e atividades avaliativas. Sendo assim, é possível que haja um número elevado de plágio e cópias indevidas que acontecem entre os alunos, o que pode comprometer a avaliação de aprendizado destes. Isso se torna uma ameaça no sentido em que não é possível mensurar a qualidade do ensino, já que não se sabe quando essas cópias acontecem. Dessa forma, isso interfere negativamente no desempenho dos discentes, fazendo com que nem todo o conteúdo entregue por estes seja original ou resultado de aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com