TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme Fome de Poder

Por:   •  18/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  3.021 Visualizações

Página 1 de 2

Analise do Filme Fome de Poder

O filme Fome de Poder retrata a história da famosa rede de fast food Mc Donalds, o filme conta a trajetória dos irmãos fundadores do restaurante e o início da expansão de franquias da rede. Podemos observar cada uma das teorias da administração presentes no filme.

A produção dos hamburgueres é realizada com grande padronização, onde cada funcionário possui uma única função, com a finalidade de desempenhar bem e produzir mais. Vemos que existe um estudo para estipular onde deve ficar cada processo de confecção dos hamburgueres, afim de minimizar o tempo de produção, neste caso podemos ver claramente a teoria da Administração cientifica.

A cozinha do Mc Donalds não funcionaria se não fosse ao trabalho em equipe, dos trabalhadores, uma produção onde existe a divisão das tarefas é necessário a colaboração de cada um, podemos visualizar isso quando cada ingrediente do hamburguer é incluído por um funcionário, onde cada funcionário é importante para entregar um produto com excelência demonstrando a teoria da Gestão Administrativa.

Para que todas as unidades do restaurante continuem com a qualidade do original Mc Donalds, os irmãos fundadores do restaurante criam um controle de qualidade e alto padrão, onde todas as franquias devem seguir as normas de produção. Eles criam um contrato com Ray Kroc, o idealizador da expansão de franquias, onde todas as alterações realizadas na rede de restaurantes devem ser comunicadas e autorizadas por eles, como na Teoria da burocracia.

Os irmãos Mac e Dick Mc Donalds vinham de experiencias diversas, onde haviam até administrado um cinema, então na crise de 29 com a bolsa de valores e toda economia em colapso eles tiveram a grande ideia de abrir um negocio onde se vendia comida. Eles perceberam que no meio da crise, a única coisa que as pessoas não pararam de fazer foi comer, foi aí que surgiu a ideia de criar uma lanchonete, que foi se aperfeiçoando ao passar dos tempos.

A principal ideia da rede Mc Donalds era agradar o seu cliente, o diferencial era o cliente ser atendido no menor tempo possível e com a maior excelência.

Na reformulação no modelo do restaurante os irmãos Mc Donalds pensam no bem estar e desenvolvimento dos funcionários, eles testam varias formulações de uma cozinha, até chegar em um modelo onde os funcionários se sintam confortáveis, consigam trabalhar com agilidade sem muito esforço, onde trata a teoria das Relações Humanas.

E por fim vemos a Teoria dos Sistemas, onde tudo muda quando Ray Kroc chega com a ideia de transformar o restaurante de uma cidadezinha em uma rede de franquias. Ele transforma um negocio fechado, em um sistema aberto. Onde existia somente uma verdade e uma receita, passa a ter várias possibilidades, um grande exemplo é quando um franqueado tem a ideia de utilizar MilkShakes em pó, para minimizar os custos com refrigeradores, começamos a perceber que não existe somente uma forma de trabalhar, mas diferentes formas de chegar ao mesmo resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com