TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do do Filme o Homem que mudou o Jogo

Por:   •  15/1/2023  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Sociologia das Organizações    Curso: Bacharel em Administração

Análise do filme O Homem que mudou o jogo

O filme conta a história real de Billy Beane, o gerente do time de beisebol Oakland Athletics, que em parceria com o Analista de TI Peter Brand conseguiu desenvolver um programa de estatística para o clube, onde visa recrutar jogadores para formar uma equipe de qualidade mesmo não tendo um dos melhores cenários financeiros.

A prática cotidiana dessa inovação prova que a mudança promove a alavancagem dos níveis de motivação, e ao mesmo tempo promove o conflito. Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como essa ideia inovadora irá agregar valor ao time e conhecimentos estratégicos para atingir a excelência, mediante a barganha de jogadores que foram considerados rejeitados e a falta de dinheiro no caixa do time.

Podemos vislumbrar o modo como a equipe técnica, o público e a mídia assimilaram essa nova informação por meio das críticas positivas e negativas que criaram, e como enfrentar situações atípicas decorrentes do sistema de participação geral é importante para formação de atitudes.

Desta maneira, a determinação clara de encontrar e treinar novos jogadores para alavancar o time diante dos poucos recursos financeiros, da mudança de um sistema antigo para criar algo novo, e as críticas da equipe técnica, oferece uma interessante oportunidade para alcançar o sucesso diante das dificuldades.

 Portanto, o uso dessa ideia inovadora de recrutar jogadores considerados como rejeitados, mas que tem um grande potencial para vencer, desde que posicionados no lugar conforme o seu perfil técnico, viabiliza uma nova tendência na área do beisebol, possibilitando assim que Beane conseguisse não só fazer mudanças no cenário do esporte, mas também levasse o seu time a alcançar uma das melhores posições na liga.

Ao ser feita uma análise do Clube de beisebol como empresa, o Oakland Atlhetics é o principal ator onde ocorre os conflitos que envolvem atores internos como Billy Bean, o gerente geral do clube, Peter o consultor, os olheiros que eram os conselheiros de contratação, o dono do Clube de beisebol (presidente), treinador (gerente de treinamento), os jogadores (funcionários). Há também os atores externos que são os outros clubes de beisebol (concorrentes), jornalistas (mídia), torcedores (clientes), entre outros. Cada ator possui interesses individuais, sendo assim, utilizam os recursos que dispõem como estratégia de conflito ou cooperação com intuito de alcançar seus objetivos. Um exemplo de situação de conflito que se pode destacar é quando um dos conselheiros confronta Billy com objetivo de mostrar-lhe que os cálculos estatísticos não são suficientes para selecionar os jogadores e fazer o time avançar. Para convencê-lo, o conselheiro mostra que sua experiência e vivência com o beisebol é um recurso que o torna mais qualificado e assertivo quanto a escolha das contratações, porém, Billy é persistente em sua nova estratégia. Uma outra situação de disputa e ao mesmo tempo de cooperação é quando ocorrem as negociações entre os gerentes dos clubes, de certa forma, colaboram entre si em busca de suprir as necessidades de seu clube, demonstrando que na vida empresarial é importante que as empresas mesmo sendo concorrentes cooperem umas com as outras em situações que beneficiam a todos. No final do filme, Billy consegue conquistar, em parte, seu interesse, que é de mostrar uma nova forma de fazer beisebol, mas não alcança o objetivo de vencer uma final de campeonato, porém, deixa seu legado inovador como referência para outras equipes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com