TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.

Essa ciência surgiu há cerca de 150 anos na Inglaterra, estudando basicamente a mortalidade da população. A partir de então, ela voltava-se para o cálculo da expectativa de vida, com interesse nas questões de aposentadoria e pensão.

No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais freqüente das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos econômicos e financeiros. A partir de então as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações, o que gerou cada vez maior necessidade do desenvolvimento das ciências atuariais.

Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: o vida e o não-vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. O segundo está mais relacionado a característcas de curto prazo, como como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

1. Tipos de Seguros

O seguro é um contrato inevitável especulativo. A seguradora recebe as informações do segurado e , com base nelas, traça um perfil do risco e calcula a perda esperada e o premio.

A Contabilidade de custos na área de seguros do modo geral tem grande necessidade da estática e dos cálculos atuarias. A Ciência Atuaria por essa razão está diretamente ligada á contabilidade. Temos os seguintes seguros:

a) Seguro de Vida – O seguro de vida é o exemplo clássico do uso da estática para estabelecimento do valor dos prêmios, que é o valor que será pago pelo segurado para que possa obter o beneficio da empresa seguradora.

b) Seguro de Automóvel – O seguro de automóvel também é um dos exemplos clássicos de utilização da estatística.

2. Previdência Complementar;

A previdência complementar é um benefício opcional, que proporciona ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. É uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Os valores dos benefícios são aplicados pela entidade gestora, com base em cálculos atuariais.

Além da aposentadoria, o participante normalmente tem à sua disposição proteção contra riscos de morte, acidentes, doenças, invalidez etc. No Brasil existem dois tipos de previdência complementar: a previdência aberta e a previdência fechada.

Ambas funcionam de maneira simples: durante o período em que o cidadão estiver trabalhando, paga todo mês uma quantia de acordo com a sua disponibilidade. O saldo acumulado poderá ser resgatado integralmente ou recebido mensalmente, como uma pensão ou aposentadoria tradicional.

As instituições que trabalham com planos de previdência aberta são fiscalizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), do Ministério da Fazenda.

3. Constituição Provisões Matemáticas;

A avaliação atuarial inicial e suas respectivas atualizações também são a base o calculo da provisão matemática previdenciária, que é gerada pela expectativa da concessão de benefícios ou pelo fato de o beneficio haver sido concedido. A provisão matemática previdenciária representa as contribuições previdenciárias que em anos anteriores não foram vertidas para assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários cujo valores devem ser provisionados pela unidade gestora do RPPS para que seja possível honrar os compromissos sob sua responsabilidade. Trata-se, portanto, de valores gerados seja porque não houve a devida cobrança proporcional ao beneficio assegurado, seja pelo uso desses recursos em outros compromissos que não so previdenciários. Normalmente, o parecer atuarial traz em destaque um quadro com os valores que sustentarão o registro contábil da provisão matemática previdenciária, sendo recomendável, para tornar o registro contábil factível, a segregação das informações de natureza atuarial nos seguintes grupos de contas:

a) Provisões para benefícios concedidos: contemplam a projeção os valores líquidos das aposentadorias e pensões já concedidas;

b) Provisões para benefícios a conceder: apresentam as projeções dos valores líquidos das aposentadorias e pensões da geração atual e da geração futura quando for o caso;

c) Provisões amortizadas: recursos relativos ao tempo de plano de serviço ou de contribuição anteriores à data da avaliação ou valor atual dos encargos acumulados do plano ainda sem cobertura e também as parcelas de déficit contratadas com o ente federado para recebimento futuro;

d) Provisões atuariais para ajustes do plano> nova rubrica introduzida no rol das provisões matemáticas que tem o objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com