TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS EMPRESAS

Por:   •  20/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 4

A ÉTICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS EMPRESAS

  1. INTRODUÇÃO

No mercado globalizado composto pela inserção recorrente de novas tecnologias, o consumidor é cada vez mais exigente. A competitividade é assim, mais acirrada entre as empresas. No entanto, muitas empresas passaram a utilizar estratégias consideradas antiéticas para desqualificar seus concorrentes.

 

Em um mundo globalizado no qual a competição resvala muitas vezes para a concorrência desleal e no qual a pressão dos clientes ganha dimensão, adotar um posicionamento eticamente orientado reduz a vulnerabilidade das empresas, assume o papel de diferencial competitivo e serve de nervura para a perpetuidade do negócio (SROUR, 2002, P. 5). 

Cabe salientar, que a conduta antiética praticada por algumas empresas pode incorrer na perda do verdadeiro foco do negócio. Neste âmbito, é preciso estabelecer uma relação de equilíbrio entre lucro, relacionamentos interpessoais e valores.

O estudo aplicado da ética nas empresas proporciona a discussão dos problemas e inconvenientes enfrentados em momentos distintos. A ética, segundo Srour (2002, p. 5), pode até mesmo proporcionar consistência organizacional na tomada de decisão.

 O conhecimento ético tem a virtude de oferecer um quadro de referência para as ações corporativas, porque exige análise de conjunto, mapeia o peso desigual dos “públicos de interesse” e traça cenários consistentes para a tomada de decisão.

Segundo Murgel, Silva e Neves (2006) para a conduta ética tornar-se primordial no ramo dos negócios é preciso, antes de tudo, estar repleta de valores, devido a consciência, a competência e o envolvimento não serem conceitos preestabelecidos, mas, sobretudo, da relação entre pensar, sentir e agir.

Ao apresentar responsabilidade social a empresa motiva seus funcionários, fornecedores e clientes. Nesse cenário, Bertoncello e Júnior (2007) enfatizam que com uma imagem reforçada a empresa ganha maior visibilidade, aceitação e potencialidade. Os clientes passam a ter orgulho do produto produzido por uma empresa dessa natureza, os fornecedores se tornam mais incentivados em trabalhar em parceria com a mesma e o governo faz-se aliado em seus empreendimentos sociais. Por fim, os concorrentes reconhecem o ganho de valor dessa organização.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

Atualmente, muitas empresas perdem seus negócios ou deixam de fechar novos contratos por apresentar comportamentos antiéticos, como falta de cuidados com o meio ambiente, utilização de trabalho infantil, contratação de novos funcionários com infração às leis trabalhistas, discriminação de mão de obra por raça, religião ou opção sexual, entre outros. A maioria desses comportamentos reprováveis se dá pela pressão desempenhada aos servidores, onde os principais objetivos são alcance de metas ou desejo de bônus, sempre visando o lucro e vantagem em relação à sua concorrência.

Nesse âmbito, entrou em vigor no mercado uma imposição muito forte dos consumidores e fornecedores, exigindo mais transparência, disciplina e competência por parte das empresas. Sendo assim, muitas corporações têm empregado em sua conduta o código de ética empresarial, o qual irá demonstrar seus princípios, sua visão e sua missão. A partir desse instrumento, é possível avaliar a função da empresa no mercado, como é sua conduta social e suas contribuições para a sociedade e com o governo.

Porém, muitas organizações que implantaram o código de ética nas suas normas não cumprem devidamente o que está descrito, utilizando-se do mesmo apenas como vitrine. A consequência disso serão resultados de prazo muito curto, somente empresas que fazem questão de mostrar algo bem feito conseguem alcançar resultados positivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com