TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnicas de Recrutamento e Seleção

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Integrada Torricelli – Anhanguera.

Tecnólogo Gestão de Recursos Humanos.

Disciplina: Tecnicas de Recrutamento e Seleção

Nomes dos Alunos:

R.A

CESAR DE OLIVEIRA SOUSa

6833487912

AMANDA SANTOS CARVALHO

1299103737

DOUGLAS GUSTAVO MORAES

9023439047

JOSE INICIO LIMA RIBEIRO

9847526039

REGIANE DE OLIVEIRA DE CASTRO

8691306158

 

Tema : Dinamica em grupo

Trabalho desenvolvido na disciplina de Tecnica de Recrutamento e Seleção apresentado à Universidade Anhanguera educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do Professor Orosco.

                                                                 

                                                           Guarulhos

 2015

ÍNDICE


1.Introdução........................................................3
2.Conceituaçãoe história.................................... 4
3. Aplicações....................................................... 5
4. Importância.....................................................6
5. As diversas formas...........................................7
6. Exemplos de dinâmica..................................... 8
7. Conclusão.......................................................11
8. Bibliografia..................................................... 12

INTRODUÇÃO

Reunimos nestas páginas algumas noções básicas de Dinâmicas de Grupo e suas técnicas de aplicação com o objetivo de apresentar ao leitor algumas das diversas situações em que essa ferramenta poderá ser utilizada, seja nos processos seletivos para contratação de pessoal onde se busca conhecer habilidades em suas diversas formas, como liderança, relacionamento interpessoal, iniciativa, capacidade de trabalhar em grupo, etc. Seja como brincadeiras em ambiente de trabalho, escolas ou em cursos ondem se necessite promover a integração de pessoas.


Pretendemos ser sucintos na medida do possível sem perder de vista a clareza de conceituação, uma breve história das dinâmicas, a sua importância e aplicabilidade, bem como algumas curiosidades. Apresentaremos, também, alguns exemplos e uma aplicaçãoprática em sala de aula envolvendo toda a turma.


CONCEITUAÇÃO E HISTÓRIA



As dinâmicas de grupo são atividades com o objetivo de descontrair, desarmar e observar características de candidatos a uma vaga a serem contratados para que então o recrutador possa conhecer melhor os participantes.
As dinâmicas são utilizadas também em brincadeiras em que se possam perceber algumas habilidades, aptidões, dificuldades, etc. Nelas normalmente procura-se defrontar os candidatos com situações desafiadoras como fazer propaganda de um produto qualquer, dramatizará uma situação normalmente vivenciada em uma empresa, escola ou família e da situação vivenciada buscar um bom ensinamento para o grupo.







APLICAÇÕES

Diante de uma necessidade de adoção de critérios para a contração de pessoal por parte de empresas de pequeno, médio e grande porte, as entidades de recursos humanos, na maioria das vezes são contatadas em busca profissionais que apresentem as habilidades e competências necessárias a cada cargo ou função em conformidade com as necessidades das empresas.


Desta forma, as técnicas de dinâmica de grupo vêm cada vez mais sendo utilizadas nos processos seletivos por parte de gestores de recursos humanos, psicólogos, pedagogos,etc.



IMPORTÂNCIA

O comportamento de interação dos funcionários dentro de uma empresa, influência bastante no rendimento. Tendo isto em vista, os empreendedores têm apostado na melhor preparação dos seus funcionários para atingir bons resultados através das dinâmicas de grupo.


Realizar atividades que focam a comunicação e o compartilhamento de ideias é uma forma de tornar o ambiente de trabalho mais unido e produtivo.

A dinâmica de grupo é uma tarefa excelente para esta finalidade por estabelecer uma relação harmoniosa e profissional entre os trabalhadores.


A dinâmica serve também para avaliar a capacidade de argumentação e de liderança de candidatos que estão à procura de uma vaga de emprego. Por este motivo ela vem sendo utilizada com frequência nos processos seletivos das empresas, pois examina pontos fundamentais de um bom funcionário.
Na empresa, a dinâmica de grupo deve ter uma proposta de descontração, procurando sempre amenizar o estresse e a tensão no ambiente de trabalho. A sua realização faz com que o profissional adquira novas visões e experiências, o que pode melhorar o seu desempenho. Apostando na técnica de dinâmica, o seu grupo será muito mais unido e eficiente.



AS DIVERSAS FORMAS



A dinâmica de grupo pode ser aplicada em diversas formas, e deve sempre se procurar ao máximo promover a comunicação entre todos, evitar conflitos, quebrar o gelo, etc. Onde todos juntos participam, interagem, se autoavaliam epraticam o progresso alcançado com o resultado.


Pode ser aplicada em ambientes comuns com um público variante, desde os locais com poucas pessoas a corporações com centenas de funcionários. Seja na escola, no trabalho, em casa, com os amigos e colegas ou em qualquer meio social em que se tenha relacionamento interpessoal, deve-se aplicar a dinâmica para promover, implantar ou despertar características comportamentais dos membros que compõem o grupo.



EXEMPLOS DE DINÂMICAS


1 – Dinâmica do auxílio mútuo.


Material: Pirulito para cada participante.


Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com