TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Recrutamento e Seleção de Pessoal

Por:   •  30/5/2015  •  Monografia  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

Etapa 1        

Passos 1 e 2        

Introdução        

Passo 3        

        Passo 1 e 2........................................................................................................................................7

        Passo 3 .............................................................................................................................................9

        Passo 4 .............................................................................................................................................9


 

Etapa 1

Passos 1 e 2

Introdução

Técnicas de Recrutamento e Seleção de Pessoal

Recrutamento significa ação ou efeito de recrutar, sua origem foi vinculada ao exército quando captava recrutas para serem futuros soldados, desta forma dentro do Recursos humanos, podemos definir como selecionar o homem certo para o emprego certo, ou seja dentre os candidatos selecionar aquele que mais se adequa a vaga e trará mais resultados para a organização.

Existem algumas etapas que devem serem seguidas para o processo de recrutamento:

Recebimento da vaga: Primeiramente ao receber a vaga deve ser feito uma análise dos aspectos que a ela exige.

Divulgação:  Poderá ser feita através de site e parceiros em um dos tipos de recrutamento abaixo:

Recrutamento Interno: É aquele que privilegia os próprios recursos da empresa, utilizando os meios de comunicação interno visíveis para atrair pessoas que já estão na empresa á concorrem a novo cargo. A vantagem é que quase não haverá custo, a empresa já tem um histórico do funcionário, motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários e a fidelização do colaborador, porém a desvantagem é que poderá resistir a mudanças, bloquear a entrada de novas ideias.

Recrutamento Externo: É feito quando procura-se candidatos externos a organização, as vagas são expostas em sites, jornais ou parceiros. Vantagens introduz talentos, informações e experiências novas para a organização. Desvantagem poderá afetar a motivação dos colaboradores atuais, maior custo operacional e demora com a seletiva de candidatos.

Recrutamento Misto: Nada mais é que a divulgação da vaga em aberto para o mercado de mão- de-obra interno e externo, a vantagem é a flexibilidade de perfis de candidatos. 

Técnicas de Seleção

Analise de curriculum:  O Curriculum funciona como um cartão de visita, catalogo ou portfólio do candidato. Não há um modelo específico, nele contem: dados pessoais, objetivos, formação escolar, experiência profissional, habilidades e qualificações profissionais O selecionador de pessoal fará a triagem deste com cautela se atentando para a veracidade das informações, e os que tiverem o perfil para a vaga será convocado para entrevista, os que não se adequarem a vaga ficaram disponíveis para outras que surgirem com o seu perfil.

Convocação do candidato: Poderá ser feita por telefone ou email, sempre passando empatia, veracidade, apresentação da empresa, da vaga e focar nas condições de trabalho, este mesmo contato pode poderá servir como uma primeira etapa do processo, avaliando a desenvoltura, fluência verbal e motivação em participar do processo.

Processo seletivo:

Etapa mais importante, onde será avaliado o comportamento do candidato, coleta de informações mais precisas, aplicação de testes para avaliar as habilidades que o candidato possui, medir o grau de conhecimento profissionais e técnicos exigidos pelo cargo.

Conclusão:

Um recrutador precisa estar sempre atento ao tendências e surgimento de novas funções, bem como a escolha do homem certo para o cargo certo. Paralelamente a tomada de decisão parece ser fácil mas o responsável pelo recrutamento e seleção precisa tomar algumas precauções quanto as decisões a tomar, levando sempre em consideração fatores como ética pessoal, profissional e respeito à diversidade dos indivíduos inseridos em uma sociedade bem como numa organização.


Passo 3

A empresa que permitiu a nossa visita para saber como funciona na prática o setor de Recursos Humanos foi Hipermercado Ourinhos.

Informações fornecidas por RAQUEL GOMES supervisora de RH, email raquel@ourinhoshiper.com.br.

Passo 4

Conhecendo a empresa Hipermercado Ourinhos.

        

VISÃO:

Ser o melhor supermercado em atendimento e preço baixo.

MISSÃO: 

Oferecer excelência em atendimento e o melhor preço. Contribuir com o desenvolvimento da comunidade, gerando empregos e contribuir com o crescimento da região. Propiciar aos colaboradores internos aprendizado, crescimento profissional e pessoal. 

Respeitar os seres humanos, a vida digna, o meio ambiente e a sociedade como um todo. 

A HISTÓRIA 

A história que retrata essa grande façanha, hoje, denominada de ''HIPERMERCADO OURINHOS'', teve a sua origem em uma história permeada de coragem e determinação, cujo o principal responsável deixou registrado através de suas atitudes que o trabalho, a vontade de progredir e sobretudo a honestidade, são os requisitos essenciais para atingir um objetivo com sucesso. Essa pessoa que foi muito querida e especial deixou muitas recordações e saudades entre aqueles que tiveram a oportunidade e o prazer de conviver com ele. 

JOSÉ DE GOUVEIA é o idealizador dessa história e responsável pelo seu sucesso, nasceu em Portugal no dia 04 de março de 1.918, filho de Manoel Gouveia e Augusta de Jesus de origem simples e humilde. Aos 11 anos de idade chegou ao Brasil, com seus pais e dois irmãos. 

O destino foi Martinópolis, onde a família dedicou-se à lavoura. Porém, JOSE DE GOUVEIA, ao completar 18 anos de idade decidiu-se arriscar por outros caminhos e tornou-se caixeiro viajante, onde comercializou vários produtos como: pentes, espelhos, tecidos etc., jornada, esta, muito difícil, pois, demandava longos trajetos para percorrer sítios e vilas, foi uma fase muito árdua, porque muitas vezes era obrigado a pernoitar ao relento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (180.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com