TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Comunicação

Por:   •  4/11/2020  •  Dissertação  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 8

Discente: CLARISSA DE MOURA UMPIERRE LINK

ATIVIDADE FINAL

Imagine a seguinte atividade fictícia.

GESTÃO DE CRISE

Ao acordar hoje, você ligou o seu smartphone e se deparou com uma mensagem de WhatsApp de um colega avisando que um protesto com mais de 5 mil pessoas está sendo realizado em uma estação militar, pois um vídeo, no qual supostamente instrutores estão agredindo soldados, durante um curso, enquanto afirmam, em voz alta, que é uma “ação pedagógica”, viralizou nas redes sociais e foi parar na grande imprensa.

Para complicar a situação, sem antes te consultar, o sargento Henrique assumiu uma postura de porta-voz da Aeronáutica e divulgou uma nota para as principais empresas jornalísticas afirmando que “a corporação está acima de qualquer discussão da sociedade sobre conduta ética, mas que o caso será apurado e, com certeza, os instrutores serão punidos”. Diante dos contatos feitos por jornalistas com pedidos de entrevista, Henrique se resumiu a responder que a corporação não tem interesse nenhum em se manifestar novamente”. Com a postura do sargento, a proporção do caso aumentou. Basta ligar os canais de notícias na TV a cabo para assistir professores e especialistas interpretando o caso, trazendo novos ângulos.  

Você é o responsável pela comunicação organizacional e precisa estabelecer um plano de gestão de crise.

  1. Qual é o seu plano (liste as etapas principais)? (3,0 pontos)

- Estabelecer um comitê de crise, no qual eu, presidente, tenho autonomia para tomar decisões (decidir sobre comunicados, textos a serem enviados, delegar tarefas e estabelecer metas e prazos), contando com a participação de representantes do setor jurídico, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), da chefia de Tecnologia da Informação da Unidade e, ainda, representante da escola onde o incidente foi filmado;

- Verificar a veracidade das imagens, no sentido de definir o problema;

- Centralizar no comitê as informações a serem passadas a imprensa;

- Elaborar Nota à imprensa, informando a posição oficial da Aeronáutica, o mais breve possível. Desculpar-se pelo erro ocorrido dentro da instituição, ressaltando que a situação não reflete a prática rotineira, em de mais de setenta anos de formação de militares no curso em questão. Acrescentar que as circunstâncias serão apuradas e os militares responsabilizados por suas ações;

- Emitir Nota direcionada ao público interno, informando da situação e esclarecimento o posicionamento da Aeronáutica;

- Conceder as entrevistas outrora negadas pelo Sgt Henrique, procurando desviar o foco de suas declarações, destacando os pontos positivos do relacionamento da Aeronáutica com a sociedade, as ajudas humanitárias, a formação de cidadãos melhores para a sociedade, etc... Desta forma, evitar que a reputação da Aeronáutica seja abalada, ainda que a imagem esteja momentaneamente arranhada.

- Convidar a imprensa a acompanhar o dia a dia da escola por algum período, desfazendo a má impressão passada pelo vídeo divulgado.

  1. De que forma será trabalhar o posicionamento da corporação a partir da comunicação? Inclua em sua resposta um exemplo de declaração a ser publicada no Twitter, rede social em que grande parte das críticas está sendo veiculada. (2,0 pontos)

Primeiramente, por meio de Nota à imprensa, informar, em relação ao ocorrido, que todas as atividades em cursos da Aeronáutica são realizadas com elevado nível de segurança e responsabilidade e visam ao fortalecimento de caráter e moral para enfrentamento de conflitos tanto ordem profissional, como em situação de guerra, quanto de ordem particular, inerentes ao ser humano.

Em seguida, contactar jornalista confiável para que seja feita uma reportagem na escola em que o curso foi ministrado, onde se mostre registros da rotina dos militares, ressaltando o quanto as instruções recebidas proporcionam seu amadurecimento, estimulando a responsabilidade e fortalecendo seu caráter de seus instruendos.

É importante que todos vejam que o fato que consta do vídeo divulgado não é rotina e não faz parte da doutrina e do modus operandi da Aeronáutica.

Utilizar as redes sociais para divulgar feitos atuais da Aeronáutica, relacionados ou não ao fato ocorrido. Vídeos institucionais, operações reais bem sucedidas, depoimentos de ex-militares e de assistidos e apoiados, a exemplo da população ribeirinha do Norte (na operação Calha Norte), ou de transplantados, nas operações de Transporte de Órgãos.

Exaltar, também, os valores da Instituição, demonstrados em cada ação bem sucedida.

Quanto a declaração relativa ao ocorrido, no Tweeter:

“A Força Aérea Brasileira esclarece que as imagens divulgadas, relativas ao curso de formação de soldados, não refletem a política de formação de seus soldados e que repudia qualquer ato de violência contra seu corpo de instruendos. Desvios de conduta dessa natureza não representam os valores, a dedicação e o trabalho de homens e mulheres em prol do cumprimento da missão de “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”.

A FAB reforça, ainda, o compromisso com o rigor das investigações e a aplicação dos regulamentos cabíveis.”

COMUNICAÇÃO INTERNA / INTERPESSOAL

Além de gerir a crise provocada pelo vídeo, você precisa dar um feedback ao sargento Henrique. Antes, porém, vamos conhecer um pouco mais sobre ele.

Além de ser responsável pela comunicação organizacional, você é o (a) líder de uma equipe que está desenvolvendo um projeto muito importante para a corporação – toda semana, por exemplo, você tem uma reunião presencial com a alta cúpula para reportar o que já foi realizado e quais são os próximos passos.

Henrique é um dos membros da sua equipe, começou a trabalhar no seu departamento há 2 anos. De fala rápida, com uma mente de raciocínio lógico, ele “resolve problemas”. Ele atua na organização há 15 anos e já foi reconhecido internamente, algumas vezes, pela sua performance – o que, inclusive, levou alguns profissionais a afirmarem que ele, com o tempo, se tornou um pouco “vaidoso” e com um ar de arrogância.

Durante os últimos dois meses, no entanto, você tem percebido que Henrique, sempre muito focado, vem deixando a desejar: pelo menos 3 dias da semana chega mais de uma hora atrasado, faltou há 3 reuniões e fez duas entregas fora do prazo. Sérgio, que também é da equipe e amigo próximo de Henrique, te contou, durante um café, que Henrique não se sente valorizado no dia a dia do trabalho e que também está com problemas em casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com