TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Inovação Estratégica

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Inovação Estratégica

Turma: 0122-2_3

Aluno:

Contexto

Essa proposta de inovação tem como objetivo criar um programa que visa orientar os empreendedores e funcionários de pequenas empresas, através de uma consultoria focada em maiores resultados na aplicação de técnicas de relacionamento e organização da dimensão física do negócio.

O programa se chamará “HF Consultoria”, e a metodologia a ser utilizada foi elaborada primeiramente através de muita pesquisa no estabelecimento selecionado. Na sequência serão alinhadas propostas de intervenção inovadora visando desenvolvimento de melhorias, desde organização (layout) e treinamentos de gestão de pessoas.

A fidelização de clientes e o capital de giro são indicadores básicos para todo empresário que deseja sobreviver a longo prazo. Os empreendedores precisam estar sempre atualizados com o mercado e também com os concorrentes. A HF Consultoria aplicará sua metodologia em um Supermercado situado na cidade de São Paulo.

Desafios inerentes à inovação

O local é de certa forma privilegiado devido ao perfil de clientes que cercam esse estabelecimento. O público-alvo são os moradores próximos. Foi observado que grande parte dos clientes possuem um curto espaço de tempo em sua agenda para realizar compras, por isso se torna frequente o hábito de compra mais direta e em menores quantidades dos itens básicos de consumo, seja alimentício ou de higiene.

Pensando também na iniciativa empreendedora como método corretivo, foi constatado que assim como o dono desse estabelecimento, muitos empresários não possuem nenhuma orientação para iniciar sua atividade comercial, assim tomam a iniciativa de abrir um espaço, dar entrada no CNPJ, contatam alguns fornecedores e colocam preço nos produtos. Todo esse esforço inicial é bastante necessário, porém quando não acompanhado por um profissional poderá ter uma curta sobrevivência no negócio.

O empreendedor deve ser um visionário, analítico e criativo. Precisa sempre identificar as oportunidades e focar em pessoas e não somente em números.

“Um estereótipo comum do empreendedor enfatiza características como uma enorme necessidade de realização, uma disposição para assumir riscos moderados e uma forte autoconfiança”. (LONGENECKER; MOORE; PETTY, 2004, p.9).

São diversos desafios pela frente, porém foi feito um mapeamento de problemas e, posteriormente, catalogados em PBL 1 e PBL 2:

PBL 1: Falta de estrutura, layout de produtos, fachada, uniformes, crachá, comunicação visual e atendimento ao cliente.

PBL 2: Software de controle de estoque, contas a receber, inadimplência e rotina de horários.

OPORTUNIDADES: Melhorar a construção da imagem externa e interna do estabelecimento, canalização de clientes em potencial, diminuir rupturas e produtos vencidos, tornar o ambiente mais propicio ao consumo, crescimento da carteira de clientes e, como consequência, o aumento do faturamento, segmentar clientes e realizar parcerias.

Apoio à inovação

Como foi dito anteriormente, a principal razão do programa de consultoria é orientar o comerciante através de aprimoramentos e melhorias em todas as esferas deficientes da empresa.

De acordo com Dornelas (2008), não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo padrão de plano de negócios que seja universal e aplicado a qualquer negócio.

O procedimento de consultoria construído através da HF Consultoria objetivou os seguintes resultados:

  • Evoluir a postura gerencial do empreendedor;
  • Realização de workshops com a equipe para se ter um atendimento de qualidade;
  • Redução de custos;
  • Melhoria da fachada e toda a parte interna do estabelecimento.

De acordo com a pesquisa realizada com o proprietário do mercado e observação direta no ponto de venda, foram coletados dados e inseridos em um checklist que serviram de apoio para o desenvolvimento estratégico das ações de melhorias propostas. Os dados abaixo mostram a realidade do comércio referente a proposta inovadora.

CHECK LIST DIAGNÓSTICO ATUAL

ITEM

ATENDE

ATENDE PARCIALMENTE

NÃO ATENDE

LOCALIZAÇÃO

X

 

 

ESTRUTURA FISÍCA

X

 

 

LAYOUT DE PRODUTOS

X

 

 

ATENDIMENTO AO CLIENTE

 

X

 

COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA

 

 

X

COMUNICAÇÃO VISUAL INTERNA

 

X

 

UNIFORME DE FUNCIONÁRIOS

 

 

X

CADASTRO DE PRODUTOS

 

X

 

PRECIFICAÇÃO

 

X

 

CONTAS A RECEBER

 

X

 

CLIENTES INADIMPLENTES

 

 

X

HORARIO DE FUNCIONAMENTO

X

 

 

Como parte do processo de desenvolvimento serão realizadas reuniões em 3 etapas dentro de um prazo de 3 meses, ou seja, uma reunião por mês.

Primeira reunião:

  • Levantar as principais necessidades em toda estrutura física do local, incluindo fachada, letreiro e informações externas com os nomes dos produtos;
  • Finalizando a primeira reunião, será realizado um feedback com a presença do proprietário;
  • Orientação dos funcionários sobre as técnicas de relacionamento com o cliente;
  • Uniforme dos funcionários;
  • Cadastro de todos os produtos;
  • Precificação de todos os produtos;
  • Organizar contas a receber;
  • Classificação de clientes inadimplentes.

Segunda reunião:

  • Aplicar palestras para fazer com que os funcionários e o proprietário pensem sobre o resgate de valores da empresa criando cultura organizacional, missão e valores;
  • Realizar um acompanhamento dos indicadores das estratégias.

Terceira reunião:

  • Apresentar todos os resultados ao empresário e toda a equipe referente as evoluções ocorridas mediante aos treinamentos e comprometimento de todos;
  • Fazer uma proposta de continuidade de consultoria para fins de manutenção das atividades comerciais.

Inovação no modelo de negócios

Segue, abaixo, o modelo Canvas contendo os componentes de negócio do Supermercado:

[pic 1]

Conclusão

Toda e qualquer iniciativa do empreendedor para que seja eficaz é imprescindível dar sentido em cada ação dentro do ambiente corporativo, o relacionamento com o cliente e com os fornecedores, a capacidade de realizar gestão de conflitos, adversidades e gerar resolução com a mesma velocidade desses problemas ao qual o país está passando são soft skills do profissional que procura sobreviver no mundo dos negócios.

De acordo com Peter Drucker (1967) uma decisão só se torna eficaz quando os comprometimentos com a ação são incluídos na decisão desde o início.

Mediante a execução da proposta de consultoria esperamos como efeito as melhorias em toda engrenagem do negócio estabelecendo evolução na empresa assessorada e mantendo fielmente a responsabilidade de servir apresentando sempre aos clientes a melhor opção no segmento para os produtos de consumo diário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (341 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com