TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Inovação Tecnológica

Por:   •  19/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

        

Estudante: Daniela Fusco

Disciplina: Inovação Estratégica

Turma:1022-1

1. Contexto

Com a presente atividade, tenho oportunidade de compartilhar a proposta de inovação estratégica que enquanto gestora de um time jurídico de contratos estamos implementando na área.

A empresa na qual atuo, Notre Dame Intermédica Saúde S/A (‘NDI”) se trata de uma operadora de planos privados de assistência á saúde, líder em seu segmento verticalizado. Isso significa dizer ue ela possui rede de atendimento próprio, seja hospitais, clínicas e laboratórios. Recentemente passou por uma fusão societária com a HapVida Assistência Médica, passando a ser a maior empresa de capital aberto em número de clientes da América Latina, sendo a Empresa Combinada denominada grupo “Hapvida Notre Dame Intermédica”.

A partir de ínumeras aquisições societárias realizadas antes desta fusão ser concluída, a Vertical NDI, em nossa área jurídica de contratos experimentamos um considerável aumento do volume de trabalho, decorrente de tantas negociações contratuais em andamento com os hospitais e outras operadoras menores compradas.

Diante desse cenário, nos deparamos com a necessidade de implementar uma solução robusta para garantir a rastreabilidade e governança da chuva de instrumentos contratuais recebidos por e-mail corporativo, bem como mitigar riscos de perda de negócios fundamentais para a companhia, culminando no fomento à conclusão de relações contratuais mais sustentáveis maior em tempo reduzido.

Em suma, após pesquisas, em conjunto com a alta diretoria jurídica, se fez imperioso enfrentar as barreiras dos fluxos já acomodados e conhecidos da companhia, para enfim inovarmos, em linha com KANTER, KAO & WIERSEMA (1998, p. 35), que afirmam que “inovação é o processo de trazer novas ideias para o uso produtivo” e que “o segredo é construir a ponte entre a ideia e a viabilidade comercial”.

Dessa forma, optamos por implantar uma ferramenta chamada GREENDOCS, uma plataforma customizável, que demonstrou estar em linha com nossos propósitos, inspirados em viabilizar a transformação digital necessária para assegurar a governança e integridade da informação que transita em nossa área, agregando valor de ponta a ponta por trazer rastreabilidade e agilidade dos processos que passam a poder ser auditáveis.

Nesse sentido, é possível caracterizar esta inovação como sendo do tipo “incremental”, ou seja, terá a finalidade de melhorar processo da empresa, (de cultura organizacional, uma vez que não segue na risca os princípios seus fundadores). Não obstante, considerando envolver diversas áreas da companhia, os usuários são os key users ou heads de área de qualquer setor da organização que necessitem apoio jurídico nas relações contratuais da companhia, que podem demandar análise contratual ou pareceres legais sobre negociações contratuais da empresa, podemos entender que ela precede a inovação “substancial”, compondo um provável portifólio de inovações equilibrado para o setor, ou seja, constituído por inovações do estilo incremental, e substancial ao menos.

2. Desafios inerentes à inovação

A percepção trazida pela proposta de inovação incremental desta plataforma é a de que encontraremos prováveis resistências em razão da cultura organizacional da empresa, delineada por líderes cujo mindset de inovção inseridos na escola de gestão tradicional e encontradas muitas vezes em nós mesmos pela influência da própria organização, muito afeita aos padrões ditos “normais” de comunicação interna, e por estarmos inseridos em uma companhia de alta direção familiar que preza pela maior distância de decisão entre o empregado e os níveis de alta direção.

Ademais, considerando que dentro do segmento dos nossos clientes internos, atendemos muitos setores cujos gestores são de formação médica, muito afeitos a uma comunicação mais direta, muitas vezes prezam pelo presencial, evitando por vezes até mesmo a comunicação via e-mail, o que minimamente cria rastreabilidade das demandas, e certamente encontraremos maior resistência. Diante disso a melhor opção é a implementação paulatina, por ondas, deixando esses setores por ultimo nesta cadeia de mudanças.

Os impactos incidirão sobre aculturar os advogados responsáveis pelas análises contratuais, ofertando maior autonomia para a condução dos negócios contratuais, mas especialmente aos nossos clientes internos, em especial aqueles que “furam a fila” dos prazos comuns da área jurídica, apelando aos diretores da nossa área, já que o perfil da companhia é como preceitua PEREIRA (2022, eclass FGV), de uma organização hierarquizada, onde consideram todas as demandas como prioritárias, dispensando o envio de informações imprecisas, ou ainda desacompanhadas do parecer reputacional emitido pelo Compliance, que assegura o risco do tipo de fornecedor que está sendo contratado.

Outrossim, o desafio será o de implementar um mindset de inovação, visando melhora significativa da rastreabilidade da informação e governança do processo de análise contratual.

3. Apoio à inovação

desenvolver,  através  de  treinamentos,  uma  cultura  que

desconstrua

desenvolver,  através  de  treinamentos,  uma  cultura  que

desconstrua essa

É possível afirmar que o principal valor agregado pela plataforma onde a comunicação interna com o Jurídico, se atém a esta solução, o seu uso coaduna com a agenda ASG da organização, com a restreabilidade da informação, além de estar em consonência com os princípios da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, com possibilidade da identificação dos usuários que acessam as informações, se envolverem dados pessoais sensíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (327.7 Kb)   docx (918.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com